sexta-feira, 9 de setembro de 2011




DESFILE (1)

A formosa prefeita Edna Henrique, de Monteiro (foto), conduzindo o pavilhão nacional,  “puxou” a rede municipal de educação no desfile de Sete de Setembro naquela cidade do cariri paraibano. Também marcou presença o pelotão formado por secretários municipais. Uns dizem que foi palhaçada para aparecer, outros acham que a prefeita deu bom exemplo de patriotismo e espírito comunitário. Pior em Itabaiana, onde a prefeita não veio nem mandou lembrança.

DESFILE (2) 

Enquanto o Exército desfilava nas avenidas no dia 7 de setembro, o mesmo Exército cercava os guetos e mandava bala no Morro do Alemão, no Rio. “Porque não colocar os batalhões de mendigos, drogados, prostitutas, traficantes e moradores de rua na avenida, para que tenhamos a vergonha que nosso descaramento não nos permite ver e assumir?”, pergunta o agitador cultural Pedro Osmar.  

IMPRENSA CÍNICA

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." J. Pulitzer.

MANCHETE EM 2020 (1)

Fim da novela: Flamengo compra Sport e se torna bicampeão de 1987.

MANCHETE EM 2020 (1)

Torcida do Flamengo continua diminuindo após aprovação da pena de morte.

PARTIDO VENCEDOR

O PC-Partido da Corrupção, o maior instrumento político desse país, é quem deve ser o grande ganhador das eleições para prefeito e vereador do próximo ano. Meu amigo poeta não tem chance nenhuma.

AMEBA NÃO ACREDITA NA SELEÇÃO

“Frango atrás, Ganso e Pato na frente. Anda esquisita essa Seleção Brasileira. O dono do galináceo, esse tal de Mano, vai perder a Copa de 2014. Eu tirava o Mano e botava Lula. Pode até não ganhar a Copa, mas vai encher os estádios com a criação do bolsa-ingresso, bolsa-futebol e o povão bundão vai todo atrás”. (Comentário de Ameba sobre a Seleção)

SAL

Tem uma crônica do Paulo Mendes Campos em que ele conta de um amigo que sofria de pressão alta e era obrigado a fazer uma dieta rigorosa. Certa vez, no meio de uma conversa animada de um grupo, durante a qual mantivera um silêncio triste, ele suspirou fundo e declarou:

- Vocês ficam ai dizendo que bom mesmo é mulher. Bom mesmo é sal!

 RAPIDINHA

Médicos querem entrar em greve para reivindicar um aumento no preço da consulta junto às operadores de planos de saúde. Os médicos recebem por consulta a módica quantia de 36 reais. Deve ser por isso que meu médico ortopedista nem olhou para meu joelho lesionado. Passei cronometrados quatro minutos na frente do homem, que me mandou tomar remédio e imobilizar a perna.

BESTINHA

É por isso que o Palocci, que é médico, não dá consulta, só recebe.

APOSENTADA AGRADECE A DILMA

"Agradeço à presidente Dilma por vetar o aumento aos aposentados, pois eles não precisam de aumento, não pagam luz, gás, aluguel, remédios, etc., como todas as outras categorias. Tudo lhes é dado gratuitamente, ao contrário de parlamentares, juízes,
ministros, etc., que têm de trabalhar duro para conseguir o pouco que têm”. (De uma aposentada mais do que irônica)

GREVE

Além disso, a única greve que os aposentados podem fazer é a de não morrerem e entupirem um pouco mais os hospitais públicos, com suas doenças.

 ZÉ REGO DE NATAL

Fábio: Além das suas deliciosas crônicas, às quais já habituei
a ler, com satisfação, gostei da coluna ETC & ETC; continue com ela. Obrigado pelo alô que me envia através dela. Uma correçãozinha: moro em Natal e não em Recife. Um abraço. Zé Rego.

ERASMO SOUTO DO RECIFE

Caro Fábio: Excelente a adoção do "Etc & Etc. Quanto a Graziela de Melo Ribeiro, informo que ela compôs um grupo de alunos terceiranistas da rede estadual de ensino por mim recebido para conhecer Suape. Por favor, transmita-lhe meu agradecimento pelos encômios (não, não é nome de remédio) a mim dirigidos. – Erasmo Souto.

CRÉDITO (1)

Uma moça por nome Márcia me escreve via spam, oferecendo-se para limpar meu nome na praça. “Tenha seu nome limpo e você pode fazer isso sem pagar as contas”, diz a mensagem. É só escrever com as nossas dúvidas e dívidas.

CRÉDITO (2)

O Sr. George Harry, do “Serviço Provedor de Empréstimo Britânico” baseado
no Reino Unido, mandou carta para mim perguntando se estou precisando de um empréstimo para refinanciar, se estou em caos financeiro, necessitando urgente de empréstimo. Ele empresta “garantido e não garantido a pessoas honestas ou não confiáveis”. O agiota virtual topa qualquer parada. Vou recomendá-lo ao Ameba, que deve uma promessa de areia, mora na beira do rio Paraíba e nunca pagou a Santa Edwirges, a padroeira dos pobres e endividados.

ADORO SPAM!

“Já pensou você ter a certeza de que vai chegar ao topo dos negócios? Essa é a proposta da Central dos Indicados, que não cobra nada pelos serviços prestados. Aqui você tem derramamento, ferramentas diversas, sala de bate-papo, loja virtual, sem mensalidade ou taxa de adesão”. Eu só queria saber o que diabo é derramamento! A custo zero, não pode ser boa coisa...

ALCOOLISMO

Meu irmão camarada Jacinto Moreno vai fazer um filme sobre alcoolismo. Fui convidado para atuar na película no papel de um alcoólico anônimo. Rejeitei o convite por dois motivos: sem mobilidade por causa da crise de artrose no joelho e por não acreditar em alcoólatras anônimos. Ninguém consegue permanecer anônimo depois de tomar umas e outras. Quando deixa de beber é que fica chato feito crente fundamentalista.

MENINAS DO RIO

Um beijo para Sueli Jovelino de Itabaiana, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Ela e as meninas dançarinas do bailado estarão em Fortaleza no mês de outubro, participando de festival nacional de dança popular promovido pelo Banco do Nordeste. Jacinto Moreno vai filmar a performance das garotas.

SONSINHO NA ESCOLA

Na prova: “Atentado terrorista de 11 de setembro, qual sua impressão?” Sonsinho molhou o dedo na almofada e botou sua impressão digital.

SEJA UM IDIOTA

A idiotice é vital para a felicidade. Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. (Arnaldo Jabor)

ALÔ MEU POVO BOM!

Hoje, meu alô mando para Carlos Cartaxo, Laercinho de Aparecida, Mestra Doci de Gramame, ator Fernando Teixeira, jornalistas Eraldo Luiz, Gyldaiana do Geisel, Rosa Varjão, Jany Alencar e Antonio Balbino. Sem esquecer de Tadeu, o Biu Penca Preta de Mari, e meu compadre Pedro Graciano, que quando era pobre se chamava Manoel Pedro da velha Araçá dos Luna Freire.

Um comentário:

  1. Fábio
    quero lhe parabenizar pela coluna ETC& ETC.Onde você consegue com a maestria que lhe é peculiar a mistura do sério,cômico, ecrítico e em pequenos trechos alertar aos governantes sobre a necessidade de mudanças.Tambem prestigiando seus leitores com o simpático: ALÔ
    Um grande abraço
    Luiza Pedrosa. Recife.

    ResponderExcluir