sábado, 24 de setembro de 2011

MEMÓRIA



Um cordel histórico

Por obra da amizade recentemente reatada com meu compadre Carlão, depois de muitos anos sem a gente saber um do outro desde os tempos da nossa juventude na velha Itabaiana do Norte, recebo e repasso o cordel Homenagem Póstuma à memória de Dr. Antonio B. Santiago, de autoria de Antonio Veloso Gouveia, registro para fazer parte do acervo da Associação Cultural Memória Viva.

O cordel foi escrito em 1976, logo após a morte do ex-prefeito Dr. Antonio Santiago. Carlão encontrou um exemplar com o célebre Mário da Gelada, personagem coadjuvante dos livros do compadre Erasmo Souto.

Pesquisando no Google onde tudo se sabe, encontrei exemplar do folheto no catálogo de cordel do acervo Átila Almeida, da coleção Átila e Gilmar. Ali se informa que o folheto teria sido impresso em Itabuna, na Bahia. Não sei se confundiram Itabaiana com Itabuna.

Antônio Batista Santiago nasceu na Fazenda Arapuá, Brejo do Cruz, Paraíba, na virada do século, no dia 10 e abril de 1899. Chegou em Itabaiana nos anos 40 para tratar de uma doença, gostou do lugar e ficou. Fundou o Hospital São Vicente de Paulo, foi prefeito de Itabaiana duas vezes, Deputado Estadual e candidato a Deputado Federal ficando numa suplência, quando veio a assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados e por isso teve ocasião de saudar o Ministro José Américo, quando tomou posse na Academia Brasileira de Letras em 1967. Na medicina, foi o primeiro médico a realizar uma operação cesariana no Estado da Paraíba.

Faleceu em 22 de novembro de 1976. Durante a Assembléia Geral Ordinária de Fundação da Academia Paraibana de Medicina, realizada em 19/12/1980, o Dr. Antônio Batista Santiago foi escolhido Patrono da Cadeira nº 02.

2 comentários:

  1. Oi Fábio: bom dia. Data vênia para fazer um pequeno reparo, à sua memória. O Poder Legislativo prestou uma homenagem a José Américo, por ocasião de sua posse na Academia Brasileira de Letras. O escolhido pelo próprio agraciado para saudá-lo fora o deputado Antonio B. Santiago, aqui em João Pessoa, quando a Assembleia Legislativa tinha sua sede na praça Pedro Américo. O deputado Santiago teve uma atuação decisiva para o ex-candidato a Senador em 1958 ter uma votação expressiva na terra do grande gênio da cultura de Itabaiana - Fábio Mozart. Cordialmente Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Quando o grandioso Antonio Batista Santiago veio a falecer eu tinha apenas 8 meses sendo sua morte no mesmo ano em que nascí.Fico emocionado em ver tal cordel,pois trata-se não só de um grande político,mas também de um grande homem.Eu sigo os princípios deixado por este mito embora não tenhaa vivido em sua época e me entristeço por ver minha terra Itabaiana não copiar homens como Antonio Bastita Santiago e viver um dos piores momentos político de sua história.Grande abraço!...

    ResponderExcluir