terça-feira, 5 de julho de 2011

QUEM LÊ MEU LIVRO


Nina de Mandacaru



Nina se desdobra para manter acesa a chama da Rádio Comunitária Cactos de Mandacaru, em João Pessoa. Encontrei com Nina no Curso de Gestão e Políticas Culturais que estamos fazendo no Espaço Cultural. Ela recebeu o meu livro “Democracia no ar”, que fala da sua rádio e de outras experiências de rádios comunitárias autênticas na Paraíba. 

Dado o teor de sua coragem e disposição para as lutas pelo bem comum, Nina está entre os grandes nomes femininos na guerra pela democratização das comunicações em nosso Estado. As forças ocultas do poder dos grandes tubarões da mídia paraibana emperram a concessão da licença de funcionamento da rádio Cactos, mas a comunidade parece aspirar a um posto maior do que ser notícia policial escandalosa no rádio comercial. Querem ser sujeitos de sua própria história, e para isso lutam pelo seu canal de rádio de baixa potência. Desse modo, Nina encarna essa luta de Davi contra Golias. A vitória é improvável, mas o combate é necessário.  Axé pra Nina e seu povo guerreiro de Mandacaru com suas cinco bocas e sua cultura que vem desde o século XVIII.

Mandacaru, planta com espinhos e flores amareladas, terra onde o Padre Zé plantou milagres de solidariedade, distribuindo lotes de terras para pessoas pobres. Isso está registrado no livro “Mandacaru”, de autoria de Gerson, morador do bairro há mais de sessenta anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário