quarta-feira, 20 de abril de 2011

Rádio Comunitária Acauã defende raízes da cultura no sertão da Paraíba

Laercinho é um dos coordenadores da Rádio Comunitária  Acauã, em Aparecida/PB. Na foto, o comunicador e cineasta com meu livro "A Voz de Itabaiana e outras vozes".


A Acauã Produções Culturais foi uma das pioneiras no sertão da Paraíba, na luta em defesa da democratização dos meios de comunicação, instalando assim, a Rádio Comunitária Acauã FM, em 1998. Hoje, a emissora se encontra autorizada pela ANATEL, com outorga do Ministério das Comunicações e mantém diariamente uma programação voltada à valorização das raízes da cultura nacional.

Outro grande feito da Acauã nestes 20 anos, tem sido a luta pela restauração, preservação e revitalização do Conjunto Histórico da Fazenda Acauã - Patrimônio Cultural tombado pelo IPHAN desde 1967- motivo do nome da instituição, situado no município de Aparecida. Neste conjunto se encontra instalado o Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, uma parceria da APC com o IPHAN e o Ministério da Cultura.

ONG

Na sede do município, a ONG é responsável pelo Ponto de Cultura Casa Antônio Nóbrega, espaço destinado às práticas culturais, dotada do Cine Clube Charles Chaplin, com exibições cinematográficas e videográficas todas as quinta-feiras, do Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão voltado para a formação e produção audiovisual no sertão, responsável por várias produções como Memória Bendita, O Apóstolo do Sertão e As Trapalhadas de João Teimoso de Laercio Filho; Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo e O Velho do Rio de Leonardo Alves, além de oficinas e cursos de formação e capacitação.

Toda essa história tem rendido a Acauã, inúmeros prêmios e homenagens, dentre elas: os Votos de Aplausos da Câmara Municipal de Aparecida, da Assembléia Legislativa da Paraíba e do Conselho Estadual de Cultura, o Prêmio Zé do Norte de Cultura Sertaneja, na categoria entidade cultural, além da Medalha Augusto dos Anjos, a mais importante comenda cultural concedida pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

A entidade é tida como exemplo para outras instituições em todo o estado, motivo pelo qual tem assessorado várias iniciativas culturais, fortalecendo o que os seus dirigente chamam de corrente de produtores e admiradores da cultura sertaneja.

Um comentário:

  1. gostaria de saber, se este livro fala realmente dos pioneiros, que fizeram a historia de nossa cidade, pois as pessoas que nao viram nem sabem dos nomes, dos que trilharam por essa inesquessivel, historia jamais pode menuspresar nem esquecer, os que fizeram essa historia pois o antigo mercado publico era para, falar dessas pessoas mais,por ironia do destino pegamos um prefeito rasista que desconhece as pessoas e suas historia,pois bem sou filho de valdemar e mim orgulho muito, pois o prefeito julio cesar nao teve, a capacidade de incluir o nome do meu pai na placa que destaca, os que tilharam aquele estabelicimento comercial, espero que um dia meu pai seja lembrado pelos nao racistas,que posamos acabar com a politica continuista e da um basta,nessas pessoas que so sabem gardar odio e rancor no seu coraçao, um forte abraço do amigo nen de valdemar.

    ResponderExcluir