quarta-feira, 6 de abril de 2011

PREFEITOS DE ITABAIANA

José Augusto Pinto Ribeiro, ou Pinto Ribeiro


Intelectual, poeta, ótimo orador, o comerciante Pinto Ribeiro governou Itabaiana no tempo da ditadura Vargas, em plena 2ª guerra mundial, ou seja, de 1939 a 1945, nomeado que foi pelo interventor Ruy Carneiro.


Austero, arrogante, embora culto, Pinto Ribeiro guardava o perfil de um autêntico ditador. Comerciante próspero, era possuidor da “Casa do povo” onde comercializava tecidos, redes e outros objetos de uso doméstico. Como político, era avesso ao populismo, tanto assim que, quando algum eleitor lhe dirigia a palavra, ele perguntava: “Você quer falar com o prefeito Pinto Ribeiro, o comerciante J.A. Pinto Ribeiro ou com o cidadão José Augusto Pinto Ribeiro? O eleitor, confuso, pergunta: “Quem é o senhor neste momento?” Pinto Ribeiro simplesmente dava as costas ao interlocutor.

No seu governo, ficou famoso o diálogo que manteve com o senhor João, velho funcionário da Prefeitura, um tanto descuidado no cumprimento de suas obrigações. Nesse tempo a Prefeitura funcionava nos dois turnos, pela manhã e à tarde. Certo dia, o contínuo João da Silva compareceu ao expediente no horário da tarde. Foi chamado ao gabinete do prefeito para se explicar. Pinto Ribeiro: “Senhor João, por que não veio no expediente da manhã?” “Porque estava chovendo”. No que o prefeito retrucou: “Que distância existe da sua casa para a sede da edilidade, e desta para minha residência?” O contínuo respondeu que a distância não chegava a cem metros. “Como então o senhor justifica o fato de haver chovido na sua casa e não na Prefeitura, muito menos na minha residência?” Sem saída, o funcionário disse: “Doutor, isso é desculpa que a gente dá...”

(Do livro CONFISSÕES ESPARSAS DE UM RÁBULA, de Arnaud Costa, a ser lançado em 30 de abril de 2011, em Itabaiana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário