DR. ODON DE SÁ CAVALCANTI
Após o término da 2ª Guerra Mundial, ocorreu a redemocratização do Brasil, com eleições em todos os níveis. Em Itabaiana, apresentaram-se como candidatos os doutores Odon de Sá Cavalcanti e Jorge Ribeiro, pela UDN - União Democrática Nacional e pelo PSD - Partido Social Democrático, respectivamente.
O inusitado dessa disputa foi o acordo dos dois postulantes para que a campanha fosse realizada sem comícios ou outra apresentação pública, mas uma conversa de casa em casa, tarefa dos candidatos e seus auxiliares. E assim foi feito, sem qualquer ofensa, de parte a parte.
Apurados os votos, foi proclamada a vitória do Dr. Odon, por uma pequena diferença.
Na posse, que constou da cerimônia tradicional e legal, além de um baile no edifício do Fórum, para o qual compareceram o Dr. Jorge Ribeiro, o vencido, e seus familiares, além de grande número de admiradores. Foi uma posse amigável.
O Dr. Odon de Sá realizou uma administração pacífica, sem oposição ou arestas, auxiliado pela sua digna esposa, D. Dolores de Sá Cavalcanti.
Foi secretário do Dr. Odon, Pedro Souto Camuo, ex-combatente da FEB e um dos mais eloquentes oradores que a Paraíba conheceu. Pedro Souto Camuo era de uma prestimosa família, famoso pela erudição de seus trabalhos intelectuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário