segunda-feira, 11 de abril de 2011

PREFEITOS DE ITABAIANA

DR. ODON DE SÁ CAVALCANTI


Após o término da 2ª Guerra Mundial, ocorreu a redemocratização do Brasil, com eleições em todos os níveis. Em Itabaiana, apresentaram-se como candidatos os doutores Odon de Sá Cavalcanti e Jorge Ribeiro, pela UDN - União Democrática Nacional e pelo PSD - Partido Social Democrático, respectivamente.

O inusitado dessa disputa foi o acordo dos dois postulantes para que a campanha fosse realizada sem comícios ou outra apresentação pública, mas uma conversa de casa em casa, tarefa dos candidatos e seus auxiliares. E assim foi feito, sem qualquer ofensa, de parte a parte.

Apurados os votos, foi proclamada a vitória do Dr. Odon, por uma pequena diferença.

Na posse, que constou da cerimônia tradicional e legal, além de um baile no edifício do Fórum, para o qual compareceram o Dr. Jorge Ribeiro, o vencido, e seus familiares, além de grande número de admiradores. Foi uma posse amigável.

O Dr. Odon de Sá realizou uma administração pacífica, sem oposição ou arestas, auxiliado pela sua digna esposa, D. Dolores de Sá Cavalcanti.

Foi secretário do Dr. Odon, Pedro Souto Camuo, ex-combatente da FEB e um dos mais eloquentes oradores que a Paraíba conheceu. Pedro Souto Camuo era de uma prestimosa família, famoso pela erudição de seus trabalhos intelectuais.

(Do livro “Confissões esparsas de um rábula”, de Arnaud Costa, que será lançado em 30 de abril de 2011, em Itabaiana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário