sábado, 23 de abril de 2011

O homem que engoliu uma baleia no Sábado de Aleluia



 
O título deste post lembra os letreiros dos folhetos de feira. É para fazer refletir sobre um poeta chamado de “gabinete”, talvez um dos dois maiores do universo. Poeta de “gabinete” é o cara que escreve versos populares. Já o “gabinete” também pode ser um estilo de cantoria de repente. 

Completou cento e vinte anos de nascimento do poeta popular João Martins de Athayde. Nasceu em Ingá do Bacamarte, no dia de São João, e morreu no Recife, em 59. Na capital de Pernambuco, montou gráfica e saiu escrevendo folhetos sobre os ocorridos do dia. Era o repórter do povo, mostrando a notícia com ironia e críticas aos costumes da época, nas sextilhas do cordel. Os romances de João Martins de Athayde ainda hoje são publicados. 

O poeta escrevia, imprimia suas obras e cantava no meio das feiras livres, nas fazendas e onde fosse chamado. Gostava também de improvisar nas pelejas memoráveis. Conta-se que um dia se pegou com um cantador chamado Raimundo Pelado. Em certo momento, Pelado cantou:
Eu sozinho amarrei uma baleia/em um dia de Sábado de Aleluia/Desgotei o mar negro com uma cuia/me alegrando com o canto da sereia/o mar todo ficou seco na areia/fui forneiro na tenda de Vulcano/viajei por detrás do oceano/tudo isso eu faço sem trabalho/como é que agora me atrapalho/com esse pobre cantor paraibano.

JOÃO MARTINS DE ATHAYDE:

Lá no meio do túnel de Russinha/trem da serra descia em desfilada/com o tombo que dei na retaguarda/rebolei todo o trem fora da linha/atendendo um amigo que ali vinha/porque ele não podia ter demora/de um cardeiro eu peguei, fiz uma escora/fiz alavanca de dois cambões de milho/novamente botei o trem no trilho/maquinista apitou e foi embora.

João Martins de Athayde e Leandro Gomes de Barros são considerados os maiores poetas populares do Brasil em todos os tempos. Sua obra, calculada em mais de 300 folhetos, já vendeu mais de dois milhões de exemplares. Ariano Suassuna bebeu na fonte desses monstros sagrados da poética popular. “São legítimos representantes do Brasil em estado puro”, disse deles Carlos Drummond de Andrade. Perto da imensa fogueira do talento e da produtividade de João Martins, Zé da Luz é um vagalume na mata.  

Em Sapé, a cidade faz festa o ano todo para lembrar Augusto dos Anjos. Ingá deveria pegar o nome de João Martins de Athayde e fazer dele cavalo de batalha para alavancar o turismo cultural. Mas falta mentalidade aos próceres ingaenses. Lá também tem pra mostrar um dos mais importantes monumentos arqueológicos do mundo, a Itacoatiara de Ingá. Com essas duas incomensuráveis pedras no jogo do turismo, qualquer cidade com um mínimo de estrutura, mas com tino e discernimento gerencial, estaria feita. Contando com a indulgência dos amigos ingaenses, tenho que afirmar que a renda per capita desse município só não aumenta significativamente por falta de vontade política ou capacidade gestora. Mas pano para as mangas Ingá tem, e muito. Meu compadre Vavá da Luz sabe disso.

Aqui em Itabaiana, somos berços de artistas do naipe de Sivuca e Zé da Luz. Pergunte onde é o memorial de Sivuca na sua terra. Onde está o museu da cidade? Cadê a estrutura para receber um mísero turista? A doença é geral e o remédio é mentalidade moderna para botar sangue novo na anemia do atraso.  
       

3 comentários:

  1. Oi Fábio Mozart: Renovo meus votos de Feliz Páscoa: Se não sabia fique sabendo, em 1ª mão: Zeamérico foi um apreciador, sem limites, da literatura de cordel. Sua coleção de "folhetos" era grande, e quando iamos para a fazenda Riacho da Cruz, em Barra de Santa Rosa, à boquinha da noite havia uma sessão com essa leitura, não apenas para o Ministro, mas para os moradores que vibravam com as estórias fabulosas de João Martins de Athayde e Leandro Gomes de Barros que foram os maiores repentistas da Paraíba e olhe lá se não do Nordeste!... Ele não perdia encontro onde Pinto de Monteiro "pínicasse" a viola. Zeamérico era surpreendente. Foi um homem do seu tempo. Com 90 anos apreciava o rock, e as muspicas modernas, embora adorasse a "Hora da Saudade" que começou na Rádio Tabajara, em seu governo. Ele e dona Alice não perdiam esse programa.
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio Mozart: Em seu blog de hoje, Tião, bonitão reclama do povo de Ingá que tendo uma figura como João Martins de Athayde não explora o valor, como poeta popular, de seu filho para projetar sua terra. Não sei o que acontece,se é desidia ou conformismo que concorre para as pessoas não se movimentarem pelo progresso do chão que lhe deu o berço. Turista gosta de novidade, seja de qual espécie. Creio que você não sabe, mas têm vindo para Algodão de Jandaira (municipio novo, que foi distrito de Areia)turistas da Africa, Austrália e EUU, fazer rapel, nos morros emn volta da cidade. E acham uma maravilha. O Prefeito não pode desenvolver o Turismo na região porque não tem dinheiro, nem apoio lojistico, das autoridades.
    Um bom fim de semana.
    Com apreço renovado - Lourdinha

    ResponderExcluir
  3. Sou de Fortaleza-CE, Meu avô cantarolava essa repente do homen que engoliu uma baleia no sábado de aleluia. Eu achava muito legal, aquilo ficou na minha mente, eu acreditava que ele havia ouvido e reproduzia. Pesquisando encontrei a origem, fiquei até emocionado. Muito bacana. Gostaria de ouvir cantando novamente.

    Ele também citava bastante um cantador chamado Anacleto Dias. Se alguém conhecer, gostaria de saber mais sobre o artista. Obrigado.

    ResponderExcluir