terça-feira, 3 de junho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


O amigo velho Quelyno Souza completa aniversário neste 3 de junho, mesma data em que nasceu José Lins do Rego. A festa será quinta-feira, dia 5, no Café da Usina. Ofereço ao nobre camarada este cordel como presente. Ontem é história, amanhã é mistério, hoje uma dádiva. Por isso se chama presente.  https://www.recantodasletras.com.br/cordel/8344914

No meio dos anos 90 e 2000 a humanidade atingiu seu ápice intelectual e tecnológico e desde então decidiu regredir. Daí nasceu a extrema direita alucinada, idiota e patriota, craque nas redes sociais.

"Brasil tem aumento de fumantes pela 1ª vez desde 2007, diz Ministério da Saúde".

“Se eu fumo? Não. Cheiro tabaco”. – (Ameba, o tabaquista, ex-tabagista)

“Se eu quiser fumar eu fumo, se eu quiser beber eu bebo. Eu pago tudo que eu consumo com o suor do meu emprego”. – Zeca Pagodinho

Sinto-me ausente de tudo isso. e peço mais: não justifiquem a minha falta”. – (Humberto de Almeida)

Só se fala no maior São João do Mundo, mas em João Pessoa temos "O Menor São João do Mundo", que acontece no Parque Parahyba 4, no bairro do Bessa.

Esse evento disputa com o Centro Cultural Espaço Mundo que também faz ‘O Menor São João do Mundo’ há mais de dez anos no casarão 53 da Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico de João Pessoa.

O cronista pernambucano Samarone Lima escreveu o pequeno tratado do grande tabacudo. Ele diz que todo mundo tem um amigo ou conhecido, autêntico tabacudo. “O tabacudo é uma figura que poderia ser estudada pela sociologia, filosofia, antropologia, endoscopia, fotografia etc”, diz Samarone.

Mas, o que é um tabacudo, onde vive, como se reproduz? Ouça tudo sobre pessoas tabacudas na RÁDIO BARATA NO AR - https://www.radiodiariopb.com.br/category/podcasts/radio-barata-no-ar/

“Ateu não é aquele que não acredita em nada; ateu é o que está aberto a crer em tudo, desde que tudo tenha evidências”. De uma forma ou de outra, fio-me nos deuses. Por via das dúvidas, inclusive.

Primeiras damas assumem secretarias sociais. E as segundas damas, vão fazer o que? E as damas da noite? Essas estão à míngua!”. – (Ameba, o humanista)

Bolsonaro agora tá vivendo de pedir pix pra sustentar o cabeçudo dele defendendo os Estados Unidos do comunismo.

Eu tou assim tipo baixista de banda de jazz: ninguém me escuta. Meu podcast Rádio Barata no Ar só foi ouvido por apenas 847 pessoas.

"Forró Pegada Safada" vai tocar no São João.  "É uma bandinha de quinta, ou melhor de décima que tenta imitar outra merda, a Garota Safada, só que é mais melosa e mais pornográfica", esclarece Ameba, entendido em excrementos do gênero.

No dia 27 de maio, a Academia Solanense de Letras fez um gol de letra, organizando movimento de repúdio à violência contra as mulheres. Essa Academia declara-se viva e disposta a ser uma instituição presente na vida real.

“A Globo e a Band mantém negócios sujos com clubes de futebol do mesmo modo das empreiteiras com os governos e prefeituras”. – Jorge Kajuru

Ontem, ouvi umas coisinhas sobre a política que estremeceu parede. Não comento aqui porque envolve gente graúda e não posso provar. De resto, é medo mesmo. A turma não brinca em serviço sujo.

Oscar Wilde: "Se alguém diz a verdade, pode estar certo de que será descoberto, mais cedo ou mais tarde"

Martin Luther King: “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo”.

Brasileiro trapaceia até na leitura. Quem nunca começou a ler um livro, perdeu a paciência para esperar o fim e pulou direto para as últimas dez páginas?

"Não custa nada ser gentil, amigável e bem-educado. Mandei Maciel Caju tomar no retentor, mas em francês." - Ameba, o cínico.

"A estratégia é se afastar ao máximo da zona de conflito". - Conselho de um policial para turista no São João de Campina Grande.

"A “Lei de Gerson” só impera em uma sociedade mal formada educacional, cultural e até mesmo economicamente. É onde nos incluímos." - Raphael Curvo

Como diz Biu Penca Preta: “Não gosto de água, bebo ela socialmente...

"Você pega um padre e espreme, o que é que sai? Um sumo sacerdote"– Beto Quirino

“Se esse cavalo batizado Bozó se declarar a favor do oxigênio, eu deixo de respirar” (Ameba, o radical)

Em 2016, o então Vereador Marmute chamou de "merda" o sindicato dos Médicos. Sindicato mandou o vereador fazer exame de fezes.

Figurões da República envolvidos com o mega roubo dos aposentados do INSS e eu não fui chamado para essa festa. Minha participação se deu apenas como pagador de empréstimo bancário que eu nunca fiz.

O crime é “organizado” por um motivo né?  Não é bagunça pra qualquer um entrar não!

Mandando os tijolinhos para nosso amigo Celso, do bairro ditador Ernesto Geisel, e para Gregório do Mussumago.

 

VERSO DO DIA



João de França Barbosa é professor aposentado da UFPB, tem 87 anos, mais conhecido como João de Barro, o poeta do Cariri. Ele é cordelista e repentista. O ex-padre João ouviu meu podcast “10 minutos no confessionário” e mandou essa décima.




Você pra mim é imprensa

Embora seja folgado

Mas, é um cara animado

Mesmo que na decadência

Que o tempo não tem clemência

A gente desce a ladeira

Não pode fazer carreira

Que se caga no caminho

Tenho pena do velhinho

E faço a mesma besteira.

 

Eu respondi:

 

Sou um velhinho assanhado

Que não tem mais gás no tanque

Não pega mais de arranque

Com motor descalibrado

Mas com jeito improvisado

Vou escapando, na minha,

Igual a gás de cozinha

Dou drible, faço munganga

Sou o cão chupando manga

Bebendo minha branquinha.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário