sábado, 19 de abril de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


O setentão Fábio Mozart completando 50 anos de rádio. Meio século com a boca no aparelho, brincando e compartilhando sonhos de democracia e liberdade.

“Pra mim é um prazer, uma honra e um aprendizado constante poder fazer rádio contigo! Vamos pra frente!” (Dalmo Oliveira de Xangô)

“Aprendi muito com você, professor!” (Célio Alves, radialista e vereador em Guarabira)

“Parabéns pela jornada”. (Frutuoso Chaves)

“Fábio Mozart, velho lobo do mar da radiofonia, da arte e da poesia”. (Chico Mulungu, de Guarabira)

Aos 93 anos, guarabirense se forma em Direito pela UEPB. Eu, com 70, nem terminei o colegial. Chego lá!

Tem coisa mais ridícula, provinciana, caricaturesca, degradante e aviltante do que político entregando peixe aos pobres na Semana Santa? Posam de “pais dos pobres”. Não sabem que depreciam e desrespeitam o cidadão submetido a esse ultraje. O mesmo se pode pensar do político que transporta doente e posta fotos do paciente nas redes sociais.

Clientelismo é sinal de atraso. O povo não sabe, mas do que ele precisa é de educação e trabalho digno.

Não esqueça de fazer exercícios físicos durante o feriadão. Eu por exemplo, tou correndo dos problemas todo dia. E tenho até um personal trainer. Trata-se de uma barata. Quando ela aparece eu saio correndo.

Deputado Glauber Braga deu um chute na bunda de um cabra safado que falou mal da mãe dele. Eu faria o mesmo.

“Eu não luto para ganhar. Eu luto para ser fiel até o fim”. (Padre Júlio Lancelotti)

Rádio Barata no Ar, satirizando e criticando de forma irônica o caos em que estamos vivendo. Para ouvir o último episódio: https://www.radiodiariopb.com.br/coelho-da-pascoa-come-cannabis-pensa-que-e-galinha-e-garante-que-bota-ovo-programa-radio-barata-no-ar-edicao-no-507/

Hoje, 19 de abril, dia do índio, tema do programa “Alô comunidade”. Às 11 horas na Rádio Tabajara, apresentação de Fábio Mozart. Para ouvir na net: https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-fm

O professor e ativista cultural de Itabaiana, Edry da Maloca, lança música sobre seu pai, o pajé Josa dos Assombrados da Floresta no Alô Comunidade de hoje.

A vida pode ser muito broa. De fubá então, é o bicho!

Os exames deram umas taxas alteradas e acusaram Toxoplasmose, uma doença transmitida por felinos. Convivo com três gatos, únicos suspeitos. Entre sacrificar os felinos e me lascar com infecção, prefiro acreditar que, por uma questão cultural, os gatos são os animais domésticos que mais sofrem com os mitos e preconceitos da sociedade, principalmente os que envolvem a contaminação pela toxoplasmose.

Hoje é Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro. Notícias do passado recente: Construção de rodovias no governo militar matou cerca de 8 mil índios.

A Transamazônica representou uma verdadeira tragédia para 29 grupos indígenas, dentre eles, 11 etnias que viviam completamente isoladas.

Resolvi assumir a alcunha de Lobo. O tigre e o leão são mais fortes, mas o lobo não trabalha no circo.

Tijolinhos de hoje seguem para o poeta de Sergipe, Massilon Silva, a poeta Aparecida Cardoso de Piancó, o sonoplasta Maurício Mesquita, o maestro Carlos Santorelli, o jornalista Rubens Nóbrega, Gorethe Holanda, Rodrigo Brandão e Jurandi Pereira Filho.

VERSO DO DIA

 

Cristo foi crucificado

No Estado da Bahia,

Barrabás, no mesmo dia,

Dizem, foi inocentado.

Através de advogado

Anulou-se o julgamento,

Dimas, um bom elemento,

Recebeu pena em excesso,

Tudo no mesmo processo,

DIZ O NOVO TESTAMENTO.

 

Formou-se no Pelourinho

Uma grande confusão,

Rolou insatisfação,

Foi o maior burburinho.

O juiz, no pergaminho,

Despachou requerimento,

Sem nenhum constrangimento

Numa fração de segundo,

Absolveu todo mundo,

DIZ O NOVO TESTAMENTO.

 

Massilon Silva

 

 

sexta-feira, 18 de abril de 2025

RÁDIO BARATA NO AR - 507

 


Coelho da Páscoa come cannabis, pensa que é galinha e garante que bota ovo

RÁDIO BARATA NO AR - 507 

https://www.radiodiariopb.com.br/coelho-da-pascoa-come-cannabis-pensa-que-e-galinha-e-garante-que-bota-ovo-programa-radio-barata-no-ar-edicao-no-507/

 

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Em 2014, fotografei com minha Rolleiflex o amigo irmão Carlão Melo portando meus livros “A voz de Itabaiana e outras vozes” e “Biu Pacatuba”. Carlão é assessor de comunicação, dos bons, pai do professor de música e instrumentista paraibano Heráclito Dornelles.

“Vladimir Carvalho, paraibano de Itabaiana, um dos mais importantes documentaristas do Brasil, sendo homenageado no maior festival de cinema do mundo, o Festival de Cannes, na França. Enquanto isso, a maioria esmagadora dos seus conterrâneos não sabem quem foi ele, e muito menos conhecem a sua obra”. (Artur Anderson de Itabaiana)

Hoje é 18 de abril, dia mundial do radioamadorismo. Meu salve para o rádio amador Marco Di Aurélio, conterrâneo de Timbaúba. 

Hoje também é Sexta-Feira Santa e Dia de Monteiro Lobato, consequentemente Dia Nacional do Livro Infantil. Daí, nosso salve pro escritor paraibano Jairo Cezar, que também é poeta, contista, professor e roteirista de quadrinhos. 

Atualmente, Jairo Cezar mora em Bananeiras, vizinho de Tião Lucena. O mesmo galo acorda os dois.

Tião Lucena, por sinal, é autor do livro “Acima de qualquer suspeita”, obra já encomendada no Sebo Cultural de Heriberto Coelho para ser minha leitura neste feriadão.

Um salve para o ator amador Biu Penca Preta, intérprete do Judas da Paixão de Cristo do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana nos anos 80. Biu sempre se confundia na hora do beijo traiçoeiro e acabava beijando o homem errado.

No sábado de aleluia tem o programa “Alô comunidade” na Rádio Tabajara, às 11 horas, com a chancela da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz. Apresentação de Fábio Mozart e apoio técnico de Sérgio Ricardo Santos.

Na edição de amanhã do “Alô comunidade”, vamos falar de Itabaiana e a pujança de sua cultura popular, com as cirandas e os índios caboclinhos, no Dia do Índio. Presença do professor e ativista cultural Edry da Maloca.

Governo dos Estados Unidos não reconhece transgênero. O Presidente Trump proibiu o reconhecimento de gênero fora do binário masculino-feminino. A direita tem ódio das pessoas trans, entre outras raivas avulsas. Aliás, a direita se nutre do ódio.

Vereadores de João Pessoa aprovam voto de aplausos para o projeto de anistia dos golpistas. Como você se sente sendo representado por apoiadores de subversivos e ditadores?

“Sérgio Moro saiu do anonimato e voltou ao nada”. (Gilmar Mendes)

Vou manter distância de mim mesmo. É pro meu próprio bem.

Semana politicamente santa: na Paraíba, o peixe da Semana Santa é traíra. O Judas do ano é o vereador que aplaudiu os que tentaram dar golpe de Estado.

 "Se ele fosse inteligente já teria percebido que é burro”. (Ameba)

Em Pilar, parece que o peixe da Prefeitura foi baiacu, um dos peixes mais venenosos do planeta.

Tou na idade de engolir sapo e esquecer perereca. Baiacu, tou fora!

Nesta sexta-feira santa, a Rádio Barata no Ar, que não é santa nem nada, estará no ar às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

O dentista Vitório Campos invadiu o gabinete da primeira-dama, Janja, durante o 8 de Janeiro, quebrou tudo e filmou o ato. Acabou preso, depois solto com tornozeleira eletrônica. Desde 18 de março, desligou a tornozeleira e se mandou. Não é para ele que os vereadores de João Pessoa querem anistia. É para o chefe, que tá com os intestinos presos.

Diz a Bíblia que Adão foi feito de barro, mas custo a acreditar em Deus no meio da lama fazendo cabra safado.

O portal Metrópole, de Brasília, publicou reportagem sobre decisões suspeitas de três desembargadores da Paraíba, alvos de investigação no Conselho Nacional de Justiça. Como a imprensa local não falou nada sobre o assunto, o “Tijolinhos” também faz boca de siri. Em rio de piranha, jacaré nada de costas.  

Piranha é um peixe voraz.

A cidade de João Pessoa é a capital da cannabis medicinal nesta sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de abril, com o Festival Diamba, no Centro Cultural Piolim. Vai rolar Coco de Roda, Maracatu, Forró, Ska Jazz e outros ritmos. Planeta Hemp não foi convidado.

 

VERSO DO DIA

 

Não! Jesus não morreu! Vive na serra

Da Borborema, no ar de minha terra,

Na molécula e no átomo... resume

A espiritualidade da matéria.

E ele é quem embala o corpo da miséria

E faz da cloaca uma urna de perfume.

 

(Augusto dos Anjos)

 

quinta-feira, 17 de abril de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Hoje é Quinta-feira Santa, dia do lava-pés e da Última Ceia de Jesus com seus apóstolos. Em um dia como hoje, Martinho Lutero é excomungado da Igreja Católica por Leão X pelas críticas feitas ao Papa, que até pode fingir humildade, lavando os pés dos outros, mas não tolera oposição.

“Desafie as morais estabelecidas e crie seus próprios valores. Moral deve ser uma expressão do seu poder e criatividade, não uma limitação”. (Nietzsche)

Quelyno Souza desistiu de trocar figurinhas poéticas comigo. Havia um poeta chato e metido a besta no meio do caminho. Então, o outro poeta exclamou: “Tô fora!”

O poeta russo Joseph Brodsky foi condenado ao exílio sob a acusação de ser “parasita social à margem da literatura”. Não tinha o Certificado Oficial do governo russo que lhe assegurava o direito de ser poeta.

"Estou aqui com humildade para ouvir críticas, porque elogios eu ouço em casa." - Josué Dias, irmão de Sivuca, ex-prefeito de Itabaiana, em discurso na Câmara de Vereadores.

Maciel Caju quer ser Maria Madalena na Paixão de Cristo, revelando seu lado mulher dama. Madame Preciosa lutou pelo papel, mas perdeu por excesso de fofura.

"Na multidão dos que acreditavam, ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns." – (Atos 4:32) Definitivamente, a Bíblia é um livro comunista.

“Se o comunismo não existisse precisaria ser inventado. É a galinha dos ovos de ouro dos reacionários, incluindo os que se dizem comunistas”. Décio Pignatari.

"Gostaria de agradecer por todos os ovos de páscoa que ganhei até agora que foram um total de 0" - Irmã Zuleide

Compadre Vavá da Luz já não é cabo eleitoral de Bolsonaro. É sargento eleitoral. Promoção por merecimento.

“Não tenho adversários políticos, tenho amigos que fizeram opção diferente e que eu respeito.” – Jorge Eduardo.

Manchete da mídia a favor: “Indústria automotiva volta aos trilhos com Lula”. Na primeira leitura, pensei que se tratava da volta dos trens.

Violência campeia. Sonsinho vai instalar pára-raio no carro pra evitar sequestro relâmpago.

Alceu Valença é formado em Direito e pós-graduado em sociologia, mas se for tratado por doutor, fica puto! Sou formado em datilografia e técnicas de vendas, mas não me chame de doutor!

Vocês sabiam que 94% das estatísticas são falsas? Inclusive esta que você acaba de ler.

Esqueci de mandar meu abraço ontem para a cantora e poeta Zorah Lira, de Itabaiana, no Dia Mundial da Voz.

“Quando uma voz divina e amável ecoa na mente, o espírito preocupado se tranquiliza”. (Jefferson Freitas)

“Quando eu era pequena, quando me perguntavam o que eu queria ser quando eu crescesse, eu dizia: ‘santa’. Não virei nenhuma santinha”. (Tânia Alves, atriz)

Cordel institucional, homenagem de aniversário, casamento, biografias, marketing, convites, tudo na linguagem empolgante do gênero cordel, produção do mestre Fábio Mozart. Encomende seu cordel. (99960-6717)

Bolsonaro tem boa evolução, mas continua sem previsão de alta, diz a imprensa. Evolução é um processo de mudança. Mudou?

Na UEPB, estudantes desenham símbolos nazistas nas paredes. Ao lado dos símbolos, estavam as frases "Nós vamos à caça" e "Negros malditos queimem”. Esses não evoluíram.

Do blogueiro das multidões, Tião Lucena: “Meu amigo Fábio Mozart, com seus Tijolinhos, está conseguindo sair do forno primeiro do que o Tião aqui, com as Primeiras do Dia .Virou tetéu, botou os galos pra correr, ele mesmo canta o hino da alvorada do alto de sua bela vivenda entre Solânea e Bananeiras.

Mandando um amplexo pra minha prima Raquel Rodrigues, em Olinda. Primos são os nossos irmãos de outra barriga.

VERSO DO DIA

 

O velho Fábio Mozart

É um modesto cidadão

Tanto que quando morrer

E recolhido ao caixão

Mais pra lá do que pra cá

Nem assim ele será

O centro da atenção

 

 

quarta-feira, 16 de abril de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


A Secretaria de Educação da minha cidade, Itabaiana, vai comemorar o aniversário do município em 27 de maio ressaltando a memória de uma artista do povo. Arlinda Agostinho Narciso, Arlinda Cirandeira, nasceu em 8 de março de 1935 na cidade de Itabaiana e faleceu em 31 de setembro de 1999.

Arlinda foi mestra do pastoril ou lapinha. Comandou os cordões azul e encarnado nas ruas da velha Itabaiana durante a época de Natal. No restante do ano, Arlinda cantava ciranda e sambava na ala das baianas da Escola de Samba Imperatriz, nos carnavais maravilhosos da terra de Sivuca.

Pelos cálculos do folclorista Altimar de Alencar Pimentel, no seu livro “Ciranda de adultos”, a dança da ciranda surgiu em Pernambuco nos anos 1950 e só posteriormente passou à Paraíba. Itabaiana, que fica na fronteira dos dois estados, recebia muita influência cultural de Pernambuco. Deduzimos, então, que Arlinda foi a primeira mestra cirandeira paraibana, já que começou a cantar, dançar e tocar o ganzá da ciranda por volta da década de 1950

Câmara Municipal de João Pessoa aprova voto de aplauso a projeto de anistia dos subversivos do 8 de janeiro. Na Semana Santa, corresponde aos fariseus anistiando os líderes religiosos judeus, o Imperador e as autoridades judaicas que mataram Jesus.

O autor da proposta de aplaudir a anistia ilegal e imoral é o vereador Fábio Lopes, do Partido Liberal, partido acusado de financiar apoio ao golpe com dinheiro do fundo partidário. Todos “cidadãos de bem”.

Se uma galera inflamada invadisse a Câmara dos Vereadores e quebrasse tudo, achariam bom?

O DJ Sérgio Ricardo manda informar que a Rádio DiarioPB está operando com um novo sistema de streaming, mais moderno e eficiente, além de contar com mais um site no ar para você curtir nossa programação e relaxar ouvindo as melhores músicas de todos os tempos. “Nossa playlist é cuidadosamente selecionada para quem tem bom gosto musical”, adianta Sérgio. Agora, além do site oficial www.radiodiariopb.com.br você também pode ouvir a Rádio DiarioPB em www.radiodiariopb.webradiosite.com

No dia 23, estaremos no Memorial Augusto dos Anjos, na semana cultural que homenageia o grande poeta sapeense, representando a Editora Zé da Luz no lançamento do livro “Microcontos reiterados,” de Fábio Mozart e Wolhfagon Costa, e o folheto “Augusto dos Anjos em décimas” de Fábio Mozart. Conosco irão o poeta Tiago Alves, ex-vice-presidente da Sociedade Zé da Luz e o Presidente Sérgio Ricardo.

Neste evento da semana de Augusto dos Anjos em 23 de abril, às 9 horas no Memorial do poeta, na Usina Santa Helena, meu pai Arnaud Costa será homenageado, in memoriam.

O saxofonista Arnaud Neto, neto de Arnaud Costa, lembrará seu avô com a linguagem universal da emoção, que é a música.

Para abrilhantar a festa, o grupo de declamadores da Academia Solanense de Letras, tendo à frente o poeta Chicco Mello, com Kelson Kizz, Claudiana, Justin Hilton, Carla, Lucas, Adjaline Silva e Ítalo Fernandes declamando poemas de Augusto dos Anjos. 

Dos Estados Unidos, Armínio Fraga, defensor do capital improdutivo, opina que o salário mínimo no Brasil deveria ser congelado por 6 anos. É incrível que um filho da puta desses ainda seja ouvido. Desculpem esse tijolinho. Se eu fosse um cara violento, iria mirar o tijolinho na cabeça desse Fraga. 

Lembrei de um elemento que se considerava gênio. Pensava que era uma enciclopédia viva, mas era apenas uma letra morta.

Rádio Barata no Ar na próxima sexta-feira vai eleger o Judas, o Pilatos, o Fariseu e o peixe da Semana Santa.

"Madame Preciosa promete tirar toda a roupa se o Botafogo da Paraíba passar de fase na Copa do Brasil. Nada mais justo: o Botafake é time de pelada." - Ameba, o cáustico.

Tem um padre fake na Paraíba que é tão babão que amarra os cadarços dos tênis dos poderosos, mas, antes passa um pozinho pra aliviar o chulé. Esse é o famoso lambe sola legítimo e experimentado.

Hoje é o Dia Mundial da Voz. Dedico os tijolinhos de hoje para o cantor Wagner Lins, de Itabaiana, e para todos e todas as fonoaudiólogas.


VERSO DO DIA

 

Sobreviveu muitas vezes

E fica querendo mais

Quanto mais for internado

Mais melhoram os cabedais

De votos do insensato

Construindo estelionato

Com sinais quase vitais

 

F. M.

 

 

 

terça-feira, 15 de abril de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Eu e o poeta cordelista Quelyno Souza começamos a escrever um livro em combinação. Será uma coletânea de décimas sobre temas do dia a dia. Todo dia a gente escreve uma décima. Este é o conceito e a estrutura do futuro livro. Acabei de fazer parceria intelectual do tipo com meu amigo Wolhfagon Costa que rendeu o livro “Microcontos reiterados”. Gostei de me envolver com a ideia do outro e viver esse processo colaborativo. Pelos meus cálculos, em junho a gente lança o livrinho, antes de comer a canjica do São João.

Quelyno Souza manda dizer: “Com relação à reunião do IPHAN com os cordelistas, o que foi acertado não sairá do papel. Já vi esse filme antes. O IPHAN quer surfar na onda dos cordelistas, mas nada faz pela categoria de poetas populares”.

Meu inimigo Maciel Caju, o invejoso, mandou dizer: “Vai escrever outro livro? Tá de sacanagem! A verdade é que você não tem capacidade pra redigir nem almanaque do Biotônico Fontoura. Mas, talvez venda alguns dos seus livros idiotas. A galera hoje em dia adora palhaços da rede social”.

Meu livro com Quelyno Souza talvez receba o título de “Cem décimas arrebatadas jogando com dez em campo pesado”. Eu e Quelyno somos doidos por futebol. Daí a metáfora.

Quanto a Maciel Caju, mandei tomar na rima...   

Porque a gente tem que procurar sempre virar o jogo. Até o apito final, entendeu?

Maldade da internet: “o médico que operou Bolsonaro chama-se Birolini. Daí a manchete: Birolini opera Biroliro”.

Nordestino que fala aipim ao invés de mandioca, todo ele é falso à bandeira.

Mas, não tou mudando de assunto. A pauta é: sem anistia.

Uma bolsa Birkin custa mil dólares pra produzir na China e é vendida a 38 mil dólares nos EUA. O PIB per capita do Haiti é de 3 mil dólares. Mundo desigual!

Como diferenciar uma bolsa falsa de uma verdadeira, se elas vêm do mesmo lugar? É só olhar quem tá usando.

Senhor Deus dos preguiçosos, me dai forças para encarar o feriado desta semana!

"O Brasil é o único país onde os ratos conseguem botar a culpa no queijo" (Frase anônima)

“Brasileiro tem mais medo de declaração de imposto de renda do que de exame de próstata”. (Outra frase anônima)

Padre engraçadinho e preguiçoso pregou na porta da igreja, na Sexta-feira da Paixão: "Fechado por motivo de morte do filho do patrão".

"Aquele que sabe mais, crê menos" - Provérbio italiano.

Pouco me importa se o caboclo é ateu, agnóstico, crente de qualquer denominação ou alienígena. Só tem uma coisa, uma coisinha só, que eu acho o fim da dinastia e me tira do sério: fanatismo.

Teoria do Ameba: Muito pior do que uma besta quadrada, é uma besta esférica. Porque, se você analisar bem, uma besta quadrada é menos besta ali nos cantinhos do quadrado, enquanto que a besta esférica não, a besta esférica é igualmente besta de qualquer ângulo que você a observe.

Grazadeus sou ateu e não vou comemorar o feriadão.

Você até pode tentar correr. Mas uma bela hora os anos 70 te alcançam. Em 25 de outubro deste ano, os anos 70 marcaram de me pegar.

"Vou fazer 70 anos e, por favor, prestem atenção, quero cumplicidade, porque estou no limiar de alguma coisa grave." - Afonso Romano (In memoriam)

Não existem certezas nessa vida. Certo mesmo, de verdade, só duas coisas: que eu, você e todo mundo um dia vamos morrer e que, até isso acontecer, eu, você e todo mundo vamos pagar uma fortuna em impostos.

Só temos um Congresso com alto percentual de corruptos porque somos um povo com alto percentual de trambiqueiros.

Candidatos sempre apelam para emoções baratas de eleitores idem.

O dia 15 de abril é dedicado aos desenhistas, no mundo inteiro. Na Paraíba, destaco a desenhista Jandira Lucena e os desenhistas Thiago Alves, Fred Svendsen, Mike Deodato Jr., Paulo Moreira, Shiko e Vito Quintans, para quem dedico os tijolinhos de hoje.

 

VERSO DO DIA

 

Que a nossa luta nos traga

Consciência, companhia,

Mesa bem compartilhada,

Sonhos comuns, utopia,

Força, fé, muita cantiga

E um coração que abriga

A bela flor do bom dia.

 

Piedade

 

segunda-feira, 14 de abril de 2025

10 MINUTOS NO CONFESSIONÁRIO

 


Papa diz que inferno não existe, mas confirma existência do Diabo

10 MINUTOS NO CONFESSIONÁRIO – 200

https://www.radiodiariopb.com.br/papa-diz-que-inferno-nao-existe-mas-confirma-existencia-do-diabo-10-minutos-no-confessionario-podcast-com-fabio-mozart-episodio-200/

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Em 1988, fui morar na cidade de Mari. Lá vivi por 12 anos. Fundei jornal, rádio comunitária, liga e time de futebol, associação de bairro e o grupo de teatro Coletivo Dramático de Mari (CODRAMA). Josenildo era um dos atores amadores juvenis com quem trabalhei em 1995. Trinta anos depois ele aparece no Face. Mora no Rio. Mandou mensagem lembrando os tempos de teatrista que muito o ajudou nos caminhos profissionais e pessoais, conforme seu depoimento.

Fábio Mozart é uma pessoa que eu tenho muito respeito e gratidão. Você mostrou naquele tempo que podia transformar vidas. Perdi meu pai. Eu, minha mãe e meus irmãos ficamos sozinhos. Encontrei força e esperança no teatro e ali começou a mudança na  minha vida. Tive que viajar para o Rio, hoje tenho uma vida construída com muita luta. Sigo seu trabalho no rádio e nas redes sociais. Obrigado por ter encaminhado um garoto para a arte e cidadania” (Josenildo Soares)

Não aderi ao tarifaço do véi Pato Donald. Meu livrinho “Microcontos reiterados”, de Fábio Mozart e Wolhfagon Costa, ainda tá no precinho de R$ 25,00, incluindo frete. WhatSapp 99960-6717

“A formação de médicos no Brasil se volta para o mercado, porque esse é o direcionamento que as universidades ainda dão”, opinião da médica e deputada comunista Jandira Feghali. Ela votou pelo Projeto Mais Médicos, contra sua própria categoria. Os médicos do Brasil querem mais dinheiro, e não mais médicos.

Tá fazendo tanto calor que eu vi um árabe falando: "Que saudade do meu Saara!"

"Eu nunca cometo o mesmo erro duas vezes. Cometo umas cinco vezes só pra ter certeza que é errado mesmo" – (Ameba, o Perturbado)

"Não preciso de ninguém pra me perturbar e piorar minha vida. Eu sou autossuficiente." – (Idem)

Prefiro encontrar um fugitivo da polícia na minha cozinha do que uma barata”. - (Bucycleide)

Cidadão é assaltado na porta do banco. Foi roubado dentro e fora.

"Não dou lugar a grávida no ônibus. Se tá grávida é porque transou. Tá melhor do que eu" – (Ameba, o canalha)

Esse tal de Donald Trump tem cara de quem não devolve a bola quando cai no quintal dele.

Não costumo assumir meus erros, mas esse eu reconheço: votei no tal do Caboclinho.

Componho cordel institucional, homenagem de aniversário, casamento, biografias, marketing, convites, tudo na linguagem empolgante do gênero cordel, produção do mestre Fábio Mozart. Cordel é o presente mais criativo que você encontrará. Estamos à sua disposição para criar seu cordel sobre qualquer tema. (WhatSapp 99960-6717)

Hoje é dia mundial do café. Cafezinho pra nosso amigo Bento Júnior, um homem que toma três litros de café por dia.

A Finlândia é o país que mais consome café per capita no mundo, com 12 kg por pessoa por ano. Eu odeio café.

Hoje é dia 14 e o pagamento da aposentadoria já acabou. Salário de trabalhador se acaba mais rápido que a fala do comercial dizendo: "Este medicamento é contra indicado em caso de suspeita de dengue".

Tijolinhos de hoje seguem para Daniel Duarte, Chicco Mello, Paulo Sérgio Vieira, Walfrido Henrique, Assis Firmino, Ozaneide Vicente e Jota Alves. 

 

VERSO DO DIA

 

Se eu for mesmo eleito

Serei o fiscal do povo.

Faltando ordem eu boto,

Faltando chuva eu chovo.

Povo terá alimento.

Em vez de sopa de vento,

Vai comer seu pão com ovo.

 

F. M.  

sábado, 12 de abril de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


“A literatura de cordel é uma das linguagens mais bonitas que nosso Brasil produz. É a poesia que abraça, que homenageia e que eterniza causos, pessoas e lugares”. (Tropicália viva) Itabaianense Bernadete Rocha com os cordéis de Fábio Mozart.

Deputado pede desculpas por desejar a morte de Lula publicamente. No particular, ele continua rezando e acendendo velas pra Exu Caveira pra ver a caveira do velho Sapo Barbudo.

Donos do dinheiro grosso começam a reagir a Trump. O magnata Vavá da Luz só não se revolta publicamente porque o velho da cor de laranja americano é amigo do seu ídolo, o véi Bozó.

O mestre Tião Lucena citou Tijolinhos do Mozart no seu prestigioso blog. Não é pra todo bichinho de orelha não! 

Réu e em contagem regressiva para ser preso, Bolsonaro divulgou retrato internado, com um monte de aparelhos médicos e semblante de sofrimento. Cena bastante repetitiva. Eu indicaria o Dr. Penico Branco pra cuidar dele.

Hoje tem show inédito de Totonho, na Tenda da Música, às 19h. Pré-lançamento do seu novo disco "Aí Dentu - Funk de embolada e Hip Hop do Mato". Na Usina Cultural Energisa.


Câmara dos Vereadores de João Pessoa realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O poeta Márcio Bizerril não foi convidado. Ele é pai de autista e autor do folheto sobre o espectro autista. Bizerril mora em Guarabira, é pintor, cordelista e pastor evangélico. As pessoas de Guarabira reconhecem a arte de Bizerril voltada para a inclusão.

STF extingue o privilégio da prisão especial para quem tem diploma de curso superior. Desisti de fazer meu curso de datilografia terceiro estágio.

“Pobre recebe Bolsa Família, rico recebe incentivos fiscais. Os pobres não invejam os ricos por esses privilégios. Já os ricos, vivem falando mal do governo porque dá essa esmola aos pobres”. (Tota de Zé de Rita)

Botafogo da Paraíba pega o Flamengo pela Copa do Brasil. Já recomendei ao prezado Quelyno Souza que não compareça ao estádio, se não quiser sofrer constrangimento.

Deu no Jornal Nacional: “Provável ‘avalanche’ de produtos chineses no mercado global preocupa indústria brasileira. ‘China vai inundar mundo com produtos baratos e isso vai afetar a economia dos países muito mais do que a nossa’, disse secretário do Tesouro dos EUA”.

Oxente, e não eram a favor da livre concorrência, livre mercado, lei da oferta e da procura? Viraram comunista, foi?

Parem de entrar em pânico. As tarifas de Trump ainda podem funcionar.

“Os bilionários trabalham diariamente para tornar as nossas vidas piores e qualquer coisa que a gente faça que favoreça a eles (defender seus representantes, por exemplo) é contrário aos nossos interesses”. (Ieda Marcondes)  

Hoje tem “Alô comunidade” na Rádio Tabajara, às 11 horas. Entrevista com a artista plástica Nadja Carvalho. https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-fm

Nadja é professora do Departamento de Mídias Digitais da UFPB e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas (PPGC), dessa Universidade.

O jornalista e cordelista Dalmo Oliveira participou nesta sexta-feira (11) de reunião promovida pelo IPHAM e pelo MinC para discutir o Plano Nacional de Salvaguarda do Cordel. Dalmo fez três propostas: 1) Criação de Cadastro Nacional de Cordelistas e Xilogravuristas; 2) Criação de Núcleo de Apoio para elaboração de propostas em editais públicos; 3) Cumprimento em todas as ações de fomento dos dois órgãos do quesito raça-cor e equidade de gênero.

Deputado Efraim Filho vai comandar a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Em passado recente, ele foi citado na Operação Livro Aberto, deflagrada pela Polícia Federal, que apura esquema milionário beneficiando políticos na Paraíba. Efraim teria recebido dois milhões. De orçamento, Efraim entende...

Além de Efraim, a Procuradora Geral da Paraíba, Livânia Farias, citou Hugo Motta e seu pai, Nabor Wanderley, no esquema de propina. Estranhamente, nem Efraim Filho, nem Hugo Motta, nem Nabor Wanderley foram incluídos entre os investigados da Operação Livro Aberto.

Uma pessoa com essa ficha não seria admitida nem como gerente da manichula de Madame Preciosa.

O deputado Gilvan da Federal, "seguidor de Jesus", desejou a morte do presidente Lula em pleno Congresso Nacional. Conheço um diácono da Assembleia de Deus que pensa e fala a mesma coisa.

“Todo aquele que odeia seu irmão é assassino. E vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna permanecendo nele.” (I João 3:15)

Tijolinhos de hoje direcionados à professora Fátima Nascimento, de Itabaiana, ao professor Flaviano Batista, Andreia Santos, Daniel Duarte, João Martins de Mari, Batista Fernando e o poeta Hosmá Passos, de Piancó.  

 

VERSO DO DIA

 

Faz das tripas coração,

Do limão faz limonada,

Você retira do nada

O belo que a vida tem.

Nesse nosso dia-a-dia

Acordar com alegria

Faz o dia ficar bem.

 

Rosa Pereira

 

sexta-feira, 11 de abril de 2025

RÁDIO BARATA NO AR – 506

 


Lute como uma barata!

RÁDIO BARATA NO AR – 506

https://www.radiodiariopb.com.br/lute-como-uma-barata-programa-radio-barata-no-ar-edicao-no-506/

 

TIJOLINHOS DO MOZART

 


O Tenente Edson Gomes, da PM da Paraíba, foi o primeiro leitor do meu livro de versos curtos “Poemas malditos em prosa, verso, gesto e grito”. O livro foi lançado em 2020 e ainda tenho exemplares no estoque. Alguém chegou a afirmar que este é o melhor livro de haikai publicado na Paraíba, e este alguém sou eu, um rapaz muito humilde. Tenente Edson Gomes tem afinidades comigo: é cordelista, radialista comunitário e defensor dos direitos humanos. Uma figura de alto nível moral. Só tenho leitor desse padrão!

O mestre em Comunicação (UFPE) Dalmo de Xangô começou nova caminhada em busca de um novo título acadêmico, desta vez no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN. O jornalista paraibano inicia nesse mês as primeiras aulas como aluno especial no campus de Lagoa Nova, na capital potiguar.

Prefeita de Mari, Lucinha da Saúde, pode perder o mandato. A gestora é acusada de praticar abuso de poder econômico e político, além de compra de votos e assédio eleitoral.

A agenciadora da compra de votos para a prefeita, segundo os autos, é a vereadora Vania de Zu. Vania teria doado uma motocicleta Honda POP 100, de cor preta, ano 2009, com todos os documentos e chave, com o objetivo de garantir votos para si e para a prefeita. O eleitor que ganhou a moto se arrependeu, quis devolver, mas acabou ficando com o presente. Votou contra e ainda testemunhou no processo. Pense num traíra!

Hoje é o Dia do Prefeito. Deveria ter o Dia do Babão do Prefeito. Conheci um rapaz que louvava o prefeito quando chovia e quando fazia sol.  “Meu prefeito manda sol para quem tá com frio e chuva pra quem tá com calor! Melhor gestão do universo!"

Dia 28 de abril, o agitador cultural Sérgio Ricardo Santos voará pra Brasília, onde representará a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e a Rádio Comunitária DiarioPB no ato de 1° de maio que a CUT tá organizando.

Sérgio Ricardo visitará a Rádio Comunitária Esplanada, dirigida pelo poeta José Soter. Essa rádio é quem retransmite o programa Rádio Barata no Ar em Brasília.

Felipe Lima é ator e coreógrafo, diretor da Companhia de Teatro Abre-te Sésamo em João Pessoa. Ele convida atores e atrizes para o espetáculo “Paixão de mãe”. Os ensaios serão realizados no Teatro Lima Penante e no Centro de juventude de Mangabeira. Contato: 98746-1167.

Poeta Dom Antonio Joaquim Alves será empossado na Academia de Letras e Artes do Nordeste na Paraíba. O patrono é Otacílio Batista. Dom Antonio Joaquim Alves é o poeta e pintor Thiago Alves.

Academia Solanense de Letras prestará homenagem ao poeta Gilberto Baraúna em 23 de abril, no Grêmio Morenense. Baraúna receberá diploma de honra ao mérito cultural e terá seus trabalhos expostos e declamados durante a festa. Pela manhã e à tarde, Baraúna dará oficina de cordel para jovens solanenses.

Gilberto Baraúna, conhecido também como Sargento Baraúna, é um dos mais produtivos cordelistas da região, parceiro de Fábio Mozart na Academia de Cordel do Vale do Paraíba, autor de mais de 50 títulos de cordel.

Quando meu time foi campeão em 1995, prometi sair nu na rua e, realmente, desfilei pelado. Cumpri a promessa. Colega meu, um tal de Zé Caveira, ficou de desfilar comigo balançando os documentos, mas não teve coragem. Mandou dizer que estava menstruado.

Segundo a revista britânica “The Economist”, devido à má qualidade, a educação brasileira avançou um pouquinho. Saiu do grau de “desastroso” para atingir o “muito ruim”.

Estão vendendo ovos de coelhinhos da Páscoa geneticamente modificados.

Quem lê os Tijolinhos do Mozart é o radialista Eraldo Luiz, da Rádio Integração do Brejo em Bananeiras. Um salve pra Eraldo Luiz Braz de Morais, advogado, escritor, amante do cordel, do babau e demais manifestações da cultura popular.

Seu programa diário na Rádio Integração de Bananeiras, além das informações do cenário político e social, traz pautas que enaltecem as riquezas da Paraíba, cenários culturais e potenciais turísticos do brejo, especialmente as cidades serranas e do circuito do frio, além, claro, de sua cidade Mari.

Dia 30 de abril, a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e a Academia Solanense de Letras apresentam a segunda edição do programa “Estação cultura” na Rádio Comunitária de Solânea FM, às 9 horas. Apresentação de Fábio Mozart e Pedro Batista.

Hoje é sexta-feira, dia de Rádio Barata no Ar, 10 horas na www.radiodiariopb.com.br Já dizia o filósofo Lau Siqueira: ninguém consegue milhares de seguidores sem estereótipos baratos, sem preconceitos, piadas ruins e lugares comuns. Daí o sucesso da Barata.

Tijolinhos de hoje vão para a poesia de Lau Siqueira, a fé de Eraldo Luiz, o talento de Joacir Avelino, o cordel de Gilberto Baraúna, a afeição itabaianense de Margaret Ligia Bandeira, a força cênica de Normando Reis e a benquerença do escritor Flaviano Batista pela história de sua terra.


VERSO DO DIA

 

Ao fim e ao cabo
O pão da missa
É o mesmo pão
Do pobre diabo?

 

F. M.