domingo, 30 de setembro de 2012

Roubaram a antena da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares



Parte do núcleo executivo da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares


O coletivo da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares acusa um golpe danado: roubaram nossa antena. Mas, tudo bem, a força de um coletivo não está nos equipamentos, na tecnologia, e sim na ideologia das pessoas que o compõe e constrói os sonhos.

A palavra de ordem atual é: “Rádio Zumbi no ar!”. Dia 03 de outubro, na casa de dona Zefinha, Presidente da Associação de Moradores da Comunidade Nova República, no Geisel, teremos reunião do coletivo da rádio para deliberar sobre a continuidade de nossa luta, com novas parcerias e amizades para a construção de projetos coletivos. Estamos de pé e resistindo. Vamos enviar documento ao Ministério das Comunicações com novas coordenadas e pedido para reavaliar nosso processo. 

Não adianta “Pé de breque” tentar atrasar nossa luta. Resistiremos. Sabe-se que pessoas e grupos tentam desestruturar a Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares. É certo que determinadas figuras apresentaram denúncia à Agência Nacional de Telecomunicações contra uma “rádio pirata” no Geisel. O mais interessante é que essas campanhas de criminalização contra as rádios livres e comunitárias às vezes partem de elementos do próprio movimento, ou falsos comunicadores comunitários. 

A Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares pede apoio a todos os movimentos sociais, comunidades, sites e pessoas que lutam e estão dispostos a fortalecer o direito social e humano à comunicação. Cabe lembrar que as rádios livres e comunitárias cumprem um papel fundamental na transmissão de uma informação não-comercial e alternativa, dando caráter público ao espaço eletromagnético de difusão. 

TIJOLINHOS DO MOZART





Internet torna as pessoas menos inteligentes, aponta estudo. Sonsinho cancela seu perfil no Facebook.

“Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana. Mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas”, disse Albert Einstein.

Em cada um de nós há um fator de burrice que é sempre maior do que imaginamos. Qual foi a maior burrice de sua vida?

Todo mundo admite que é um pouco louco, mas ninguém quer reconhecer seu fator de burrice.

Ameba para Sonsinho: "Desculpe se lhe chamei de burro. Jamais imaginei que iria entender..."

Para cada cabeça uma sentença e para cada pescoço uma corda.

A Bíblia fala da paixão humana em toda sua infinita variedade: adultério, sedução, incesto, estupro, assassinato político, roubo, pedofilia, tortura e homicídio. Não é livro indicado para menores ou pessoas emocionalmente fracas.

O Rei Davi, o “ungido de Deus”, saqueava cidades, matando e estuprando todo mundo, inclusive velhos e crianças. Na intimidade, era gay. Amava Jonathan.

Infarto mata cinco paraibanos por dia. Na eleição, média deve aumentar substancialmente.

Jesuítas roubaram e cometeram as maiores atrocidades na America contra índios e negros escravizados.

Com a abolição da escravatura, para manter os negros atrelados, armaram a "pesca" de uma "santa" negra, tudo meticulosamente planejado.

Morremos, mas não apagamos a biografia. Hebe: burguesa reacionária, representante do mal gosto e da frivolidade na TV.

CORREIOS vai lançar o selinho da Hebe.

Luiz Martins de Carvalho, pai de Vladimir Carvalho, foi eleito vereador em Itabaiana com 89 votos, em 1947.

Em cada ejaculação são lançados cerca de 200 milhões de espermatozóides, podendo chegar a 500 milhões. Que lei das probabilidades é essa que faz nascer um cara como Sonsinho?

Hoje é Dia do Idoso. Por cortesia, eu finjo que acredito que você respeita as pessoas da maior idade.

Hoje também é dia de Santa Terezinha. Levarei uma rosa para a Santa, por mais esta segunda-feira sem ressaca.



Contra a censura na comunicação



O blog realizou breve consulta com cinco atuantes radialistas paraibanos, que responderam à pergunta: “Você é contra ou a favor da exigência de diploma para exercer a atividade de radialista?”

“Sou contra”. – Célio Alves – Rádio Tabajara da Paraíba










“Defendo o diploma até para ser gari, como acontece na ilha de Fidel Castro”. – Dalmo Oliveira – Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares







“Sou contra. Também me posiciono contra a picaretagem exercida por pseudos radialistas, os toqueiros de pé de balcão.” – Jota Alves – Rádio Constelação de Guarabira






“Sou contra. Quem tem competência que se estabeleça”. – Eraldo Luiz – Rádio Guarabira FM









”Radicalmente contra essa exigência para a área de comunicação, inclusive jornalismo. Em nenhum país democrático, isso jamais existiu.” – Wellington Farias – Rádio Correio.

POEMA DO DOMINGO


Dom Quixote de la Mancha - por Salvador Dali



TOADA DO CAVALO MAMÃO E SEU CAVALEIRO ANDANTE

Para Arnaud Costa, lembrando o episódio de sua fuga no cavalo “Mamão”, diante da ameaça de prisão por parte do Exército, em 1964.


O cavalo glorioso
E o guia desse cavalo
perante o azul do seu dia
vai construindo harmonia
com dores no intervalo.

É Arnaud Costa decerto
Montado para lutar
Contra dragões gafanhotos
De um golpe militar.

Foi cavalgando altaneiro
Porque é preciso chegar,
Construindo o amanhã
Na crina do seu cavalo
E o seu braço secular.

No caminho, exilados,
Presos, mortos, torturados,
Pisados e incinerados
De uma guerra imunda.
O grito ferindo a noite
E o cavalo, no açoite,
Em aventura profunda.

Galopa, Mamão, galopa,
Que é preciso chegar!
O verde ferindo a noite
Quer o cavalo alcançar,
Seu bravo rastro seguindo,
Trava do dia o raiar.

O jornalista encantado,
Em movimentos de guerra
Num vale tudo de tempos
E espaços intercruzados,
Segue ao trote de cinema
Com cortes emocionados.

Vê com fúria e comoção
A destruição solene
Da fada democracia.
O seu cavalo, sem pressa,
Segue cumprindo a promessa
De ver raiar outro dia.

Não faz mal as aflições
Contrapontos viscerais,
Enclausurados, tolhidos
Por cabos e generais.
Pois cavalo e cavaleiro
Não se separam jamais,
Ternos e dilacerados,
Assombramentos vitais.

O reino que não tem rei,
De uma ou outra forma,
No interior escondido
De cavalo e cavaleiro
Alarga suas fronteiras
Em terreno companheiro.

F. Mozart

Esse é o cara!




Ontem foi dia de abraçar meu velho pai, data do seu natalício. Jornalista formado no batente, em 1948, já era gráfico na tipografia do jornal “A Folha”, onde aprendeu a compor, diagramar e imprimir. Foi no conjunto de fontes da tipografia que aprendeu a redigir. Cronista e repórter, passou a vida à frente de jornais, em Itabaiana, Timbaúba, Recife e João Pessoa.

É um homem especial. Sua vocação política o levou a se eleger vereador e depois elegeu seu filho primogênito, Sósthenes Costa. Exerceu funções administrativas importantes, como secretário de três prefeitos: Hugo Saraiva, Everaldo Pimentel e Josué Dias.

Escritor, publicou seu livro “Memórias esparsas de um rábula”, que ainda hoje repercute. Nesta obra, conta casos de sua vida de advogado criminalista destacado no vale do Paraíba, numa época em que pessoas sem diploma de bacharel em Direito podiam atuar nos fóruns. Era o advogado dos pobres, um humanista que hoje está aposentado na cidade de Sapé.

Temos orgulho do nosso pai, este homem que lutou com coragem e inteligência pela Justiça e pelo Direito. Para mim, é um modelo exemplar de combatente pelo bom combate. Por isso, mandei fazer uma camisa com sua foto e a frase: “Esse é o cara!”.

sábado, 29 de setembro de 2012

ALÔ COMUNIDADE NO AR


Maestro Luiz Carlos Otávio no ALÔ COMUNIDADE


Ouça a edição nº 068 do programa ALÔ COMUNIDADE, que foi ao ar no dia 29/09/2012 – Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares em parceria com a Rádio Tabajara da Paraíba.

Entrevista com o maestro Luiz Carlos Otávio.

Para ouvir a gravação no Youtube:



“Alô comunidade” de hoje recebe o maestro Luiz Carlos Otávio


Maestro Luiz Carlos Otávio (esq.) é o convidado de hoje no "Alô comunidade"


O programa radiofônico “Alô comunidade”, produzido pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110), recebe hoje o maestro Luiz Carlos Otávio, que vai falar de sua arte e da realidade cultural da Paraíba.

O programa debaterá a reportagem da revista “Isto é” que envolve a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Abraço, trazendo a defesa da entidade diante dos ataques da grande mídia.

O “Alô Comunidade” é retransmitido por sete rádios comunitárias e diversos blogs e sites, numa produção da Sociedade Cultural Posse Nova República, Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e Coletivo de Jornalistas Novos Rumos.

O programa vai ao ar todos os sábados às 14h, com apresentação e produção de Dalmo Oliveira, Fábio Mozart e Beto Palhano, reportagem de Fabiana Veloso e Marcos Veloso. 
Escute pelas ondas da Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110) ou em tempo real pelo link:


Fábio Mozart prepara biografia dos artistas de Itabaiana


O artista plástico Thiago Alves e seu filho, o cantor e compositor Wagner Lins, estão na lista dos biografados no livro de Fábio Mozart


Fábio Mozart está preparando o lançamento de um livro com cerca de 80 biografias que irão ajudar a contar a história da cultura de Itabaiana. O aposentado já catalogou a maioria dos nomes de artistas e escritores nascidos em Itabaiana ou radicados na terra de Zé da Luz desde criança, para poder encaminhar o material finalizado para a gráfica, a fim de publicar o livro “Artistas de Itabaiana”. Como se trata de um trabalho voluntário em resgate da memória de um povo, o escritor teme não conseguir imprimir os livros, pois lhe faltam recursos para cobrir os custos, que ficarão em torno de R$ 6 mil para produzir mil cópias. “Eu não estou preparando esse livro para vender, mas para doar ao nosso povo, e conto com esquema de consignação simples: cada pessoa ou família dos biografados compromete-se a comprar 10 exemplares da obra”, explica.

O projeto do livro foi encaminhado à Secretaria de Cultura da Paraíba através do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, para patrocínio. “Espero que o projeto seja aprovado, mas, se não conseguir os recursos, pretendo editar o livro com a ajuda dos amigos”, disse Mozart.  Segundo ele, não há interesse em retorno financeiro ou literário, mas apenas em resgatar a história do povo da cidade. O escritor ainda fez outro apelo para que as pessoas possam colaborar com informações sobre a personalidade a ser lembrada. “Já catalogamos 80 nomes de artistas, desde o começo do século vinte até hoje, mas muitos nomes importantes estão de fora, porque não consegui os dados e fotos”, disse Mozart. Algumas das biografias já foram postadas pelo escritor no blog do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

TIJOLINHOS DO MOZART



Praticamente meu pai não teve nenhum estudo formal. Foi o maior advogado criminalista do seu tempo. Faz aniversário hoje.

“Quando eu tiver meu primeiro carro, já sei quem vou atropelar primeiro.” – Ameba

Prometo a quem me seguir internet rápida e segura, e troca de recadinhos simpáticos todo dia.

Só não falo com Maciel Caju. Ele não tem habilitação para me dirigir a palavra.

Candidato em véspera de eleição é bicho chato. Você diz: “aparece lá em casa”. E ele aparece!

“Toda mulher é feminista até o garçom trazer a conta.” – Ameba.

“Para bom bebedor, meia garrafa basta.” – Beto Palhano.

“Inglêiz eu não sei, maiz heim portuguêiz eu çôu fera”. – Sonsinho.

“Não tenho adversários políticos, tenho amigos que fizeram opção diferente e que eu respeito.” – Jorge Eduardo.

Na comunidade São Rafael em JP, inaugurado o Banco Comunitário Jardim Botânico. Qual TV, rádio ou jornal divulgou?

Mídia comercial só mostra a violência das favelas e ignora as reivindicações dos pobres.

"O pobre aprende vendo o rico fazer, mas só baixam o cacete no pobre." (Zé Marques, vendedor de coco)

Tem muita gente que acredita em políticos e pesquisas. Os parlamentos e prefeituras estão lotados de picaretas. Mas deve ser culpa da Nina e do Max.

Na ópera bufa da eleição, eleitor assume papel higiênico.

Dizem que, nas pesquisas, a única coisa verdadeira é a data.

Para o bem da vida, ou para o simples continuar dela, é salutar não cessar as emoções do novo.

“Cansei de sorrir e do esforço de parecer inteligente”. – José Saramago.

Meu compadre Ameba tem lá seu jeitinho vulgar carismático.

Era tão feio que temia olhar pela janela: podia ser preso por desacato às leis da estética. 

Exame constata que ainda há um pouco de sangue na circulação alcoólica do velho Ameba.

O pacto de silêncio dos canalhas, jornalistas ou não, comprados com dinheiro público para fazer uma imprensa comprometida, isso é grave.

O estilo direto e a informalidade marcam o texto de um grande jornalista paraibano, o compadre Tião Lucena, a quem admiro.

Nunca esquentei banco de faculdade, mas aprendi com Arnaud Costa que o jornalismo é, sobretudo, exercício cotidiano do caráter.

Tem gente especialista em estelionatar voto em boca de urna.

“Não é de hoje que Itabaiana precisa de um Prefeito dinâmico, culto, empreendedor e, acima de tudo probo.” – Erasmo Souto

Na cidade de Itabaiana, Província da Parahyba do Norte, mora um homem digno. Não digo seu nome para não atrapalhar as investigações.

Madame Preciosa descobriu que sou do signo de Trigêmeos.

“Estimado escritor Fábio Mozart, nossos sinceros agradecimentos pela elegante menção do trabalho do nosso pai, Tenente Lucena.” Palmari Lucena.

Não engulo a ideia de patriotismo. “Pátria do homem é o mundo todo”, diz o anarquismo. O nacionalismo é um câncer a corroer a humanidade.



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bilhete do professor Benjamim


Dona Nieta ao lado de Marcos Veloso no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar


Olá, Fabio,

Que bom que temos boas notícias do Ponto Cantiga de Ninar.

A Senhora da foto é Maria Antonieta (Nieta), esposa de Solon Almeida, o cantor primo de Sivuca, e irmã do maestro Antonio Maurício, irmã de doze: seis meninas e seis meninos, (fanáticos por Itabaiana).

Estudou no colégio de Dona Marieta (São José) e no Dom Bosco onde foi aluna de
Dona Nini (geografia) e daquele monsenhor de Mogeiro (matemática). Na outra
fase do Dom Bosco, Colégio Estadual (Dr. Almeida e Professora Gilka Toscano).

Nieta trabalhou no cartório de Aderlindo e depois na Sucan, onde ficou até a aposentadoria.

Tem duas filhas e uma netinha. Continua sendo a musa de Solon Almeida.
Sucesso ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar!

Nosso povo merece!

Benjamim – Campina Grande/PB


TIJOLINHOS DO MOZART



Que nesta sexta-feira, Oxossi traga as plantas curativas que curem os males dos homens e encaminhe as plantas tóxicas e venenosas para certos elementos perniciosos que nos fazem o desfavor com suas presenças nocivas nesse planeta.

“Poesia não nasce pela vontade da gente, ela nasce do espanto, alguma coisa da vida que eu vejo e que não sabia”. – Ferreira Gullar

Humor negro do Sonsinho: "Raspou a cabeça, passou no vestibular?" "Fazendo quimioterapia.” "Em qual faculdade?"

Ameba: "Gente que busca um lugar ao sol. Eu quero é um lugar à sombra, de preferência com alguém me abanando."

Homens castrados têm vida mais longa, diz estudo. Vou providenciar. Será que faz pelo SUS?

É menos perigoso zombar de Maomé do que de RC.  

Polícia registra 2,72 assassinatos por dia na grande João Pessoa. A fração é o cara que fica amarrado pra morrer no outro dia.



No futuro, a humanidade se parecerá fisicamente com os brasileiros. Todos de boné, camisa de time e cara de mané.

Estudo realizado mostrou que injeção na testa, engarrafamento, fila em banco, topada com o dedo mindinho e conversa de sogra têm índices de rejeição menor do que político.

Debates de candidatos ensinam: aprenda a argumentar e nunca mais precisará ter razão.  


Caro Maciel Caju: todo mundo morre um dia. Acho que você poderia se adiantar. E aproveita que hoje eu estou calmo…



“Quando eu tiver meu primeiro carro, já sei quem vou atropelar primeiro.” – Ameba

Brasileiros devem aos bancos R$ 1.042.574.000.000,00. Somos todos reféns dos agiotas oficiais.

Ter menos amigos faz seus problemas parecerem maiores. Vou agregar todo mundo no Facebook pra ver se melhora.

Itabaiana do Norte conheceu quatro médicos como prefeito: Dr. Santiago, Dr. Aglair, Dr. Everaldo Pimentel e Dr. Dedé. Agora, é Dr. Lúcio.


Jaguaribe decaiu. Perde aos poucos seu charme e sua pujança cultural, não é mais morada de um Pedro Osmar, de um Adeildo Vieira.

Esse mundo da internet é uma coisa esquizofrênica, porque a maioria das pessoas quer mesmo alimentar e se alimentar de egos.

O povo de Itabaiana do Norte é uma gente em busca de si mesma, ainda desejando um líder carismático e atencioso com os pobres.

Amizade de verdade é aguentar amigo bêbado, burro eleitor pidão.

“O jornalismo é um bem social importante demais para ficar nas mãos de jornalistas diplomados.” – Lúcia Guimarães, jornalista em Nova York.

Estudos científicos ainda estão fazendo análises mais profundas, mas, enquanto isso, desconfie de todo político que fala muito em Deus.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bilhete de Santos Souza



Santos Souza em suas viagens


Fábio, meu grande amigo!

Seus livros devem ter ficado na casa dos meus pais em João Pessoa, quando eu for aí eu devolvo. Não foi intencional, perdoa!

Você pegou pesado me chamando de estrelinha. Magoei! Mas, está perdoado. Eu era um meninão, mas cresci muito. Sei que, se aprendi a ter humildade de verdade, foi no tempo em que trabalhei com você. Ensinou muitas coisas boas e disso jamais me esquecerei.

Peço desculpas pelo o estrelismo exaberbado com o qual lembras de mim, mas, devo dizer que se aprendi com alguém naqueles tempos, foi com você meu grande amigo e diretor, meu mestre. Hoje sou uma pessoa melhor, aprendi a arte da humildade, para que pessoas importantes que passaram na minha vida como você e Jacinto, possam se orgulhar de mim, um jovem sonhador que saiu pelo  mundo atrás de um sonho. Se hoje portas se abrem, é porque tenho humildade, que você me ensinou a ter.

A foto que você publicou é da peça “O doente Imaginário”, de Molliere. Eu faço o Argan, personagem principal.

Cara, estou no Rio de Janeiro, estão surgindo umas oportunidades legais aqui, graças a Deus. Vou fazer teste para participar de um filme curta-metragem. A humildade que você me ajudou a construir está dando frutos.

Diga a Jacinto e Normando que eu mando lembranças.

Um beijo no seu coração, um forte abraço em todos os amigos da Paraíba.


Santos Souza


Hacker invade Twitter do prefeito Luciano Agra




Luciano Agra recupera Twitter e posta mensagem de retratação 3X4.

Luciano Agra mudou sua senha no Twitter. Agora é a data de sua próxima renúncia.

Minha conta no Twitter veio com 10% do garçom. Hacker não respeita nada!

Se você me segue, disfarce. Hackers invadiram meu perfil e o colocaram de frente.

Descoberto DM de Maranhão, o "mão de vaca": "Amor à primeira vista tem desconto?"

Descoberto DM no Twitter de Ciço: "Corra que a polícia vem aí!"

Mensagem secreta de Agra: "não torrem minha paciência porque eu prefiro ela mal passada."

Invadiram meu Twitter. Não sou autor da mensagem que manda todo mundo e a mulher de seu Raimundo tomar no fundo.

Raquearam meu Twitter. Não fui eu que mandei o Dr. Maciel Caju tomar no cu!

Alienígenas raquearam Twitter de Renan Palmeira e deixaram mensagem estranha: 01000100010001000100010001000100. Decodificando: Depois de abduzido, você será o 1º homem grávido na terra. O parto será normal. 


Hoje é o Dia Nacional do Idoso. Pelo menos hoje, exijo respeito e atenção. Estou na bosta da "melhor idade".

Raquearam o site do diabo: satanas.com.br

O cara que me raqueou se arrependeu. Suas mensagens não conseguem ser mais fúteis e sacanas do que as minhas.