quinta-feira, 12 de junho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Maria Helena Malheiros, filha de Biu Pacatuba, lendo meu livro “Biu Pacatuba, um herói do nosso tempo”, sobre o primeiro presidente das Ligas Camponesas de Sapé, perseguido pela ditadura militar. O livro ganhou o Prêmio Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura.

Tarcísio de Freitas, candidato do véi Bozó a Presidente da República, pensa em praticamente acabar com o salário mínimo e com programas sociais tipo Bolsa Família. Falou isso para o agronegócio, que adorou.

Tarcísio pediu para que esse seu plano não chegue ao conhecimento de 60% da população brasileira que vive com até um salário mínimo por mês. Tijolinhos prometem não espalhar.

O deputado Adriano Galdino lembra que foi um menino pobre, vendedor de confeitos nos trens. O radialista Sérgio Ricardo Santos também foi baleiro de trem e quer o lugar de vice na chapa de Galdino para governador da Paraíba. 

“Se cometerem a safadeza de deixar Bolsonaro inelegível, me acorrentarei na praça dos Três Poderes e farei greve de fome até morrer”. (Silas Malafaia em 2023)

O país inteiro ficou preocupado com a decisão do pastor. Os apoiadores de Bolsonaro fizeram jejum para que Malafaia não tomasse a medida extrema, e deu certo. 

Milico tratando o papo golpista como se fosse um bando de velhinhos malucos falando merda na praça. Era presidente da república e generais tramando golpe. Tá de brincadeira, general?

Preciso urgentemente pagar contas, então faço cordel personalizado para o dia dos namorados com promoção. Extensivo aos casais gays.

Também posso escrever cordel para noivos, mães de pet, mães de bebê reborn, gente loka, pessoas traídas, amizades coloridas e relacionamentos escancarados. Preços especiais, dependendo da complexidade da relação.

“Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele”, diz a frase idiota do imbecil americano, autor de livro de autoajuda para penetrar na psicologia e nas mentes dos babacas do mundo e injetar a porcaria do estilo de vida daqueles sacanas. Quem tem sonho, deve é dormir pra sonhar, bando de otários!

Hoje tou assim, tipo “não tou nem aí”. Se minha vida fosse um processo judicial, seria arquivado hoje “por falta de interesse das partes”.

Tive um sonho ruim, envolvendo trens. Pelo livro dos sonhos, sonhar com trem simboliza a volta de amigos ou parentes que trarão ótimas novidades.

A cena ferroviária do meu pesadelo, porém, merece uma releitura. Trata de perda, ansiedade, angústia e tribulação. Não dá pra pensar criticamente sobre sonhos, mas pode ser que aponte um tema para poesia, por exemplo. Aquele trem atormentado me deu duas estrofes. Espero concluir esse poema para a Toca:

Não era o trem da poesia de Ascenso

Assim penso

Era um trem carregado de terror medonho

Assim sonho

Bananeiras terá o Festival da Cachaça no sábado (14). O evento propõe uma imersão sensorial na tradição da cachaça artesanal, reunindo produtores, artistas e artesãos.

Imersão sensorial seria intoxicação transitória causada pela ingestão de álcool que altera a capacidade psicomotora e o estado de consciência, levando o sujeito a falar namoro a uma freira, como aconteceu comigo há cinquenta anos.

A embriaguez pode ser voluntária, quando o indivíduo ingere a substância com a intenção de se embriagar, ou culposa, quando ocorre por excesso imprudente. Aquela velha história da “saideira”.  

Alcoólicos Anônimos não foram convidados porque eles evitam o primeiro gole.

Começa embarque na China do Rádio Telescópio BINGO que vai ser instalado no Sertão da Paraíba para pesquisar as origens do universo, energia escura e também buscar sinais de vida extraterrestre. Equipamento levará dois meses em navio para completar percurso de transporte marítimo.

Se o transformador gigante atraiu multidões, imagine a romaria para receber esse telescópio.

Nas décadas de 1940 a 1970, esse telescópio comunista seria recebido a bala pelos conservadores sertanejos.

Para bajular a Igreja Católica, os comunistas paraibanos batizavam suas células com nomes de santos ou padres. Em Cajazeiras, a célula comunista tinha o nome de “Padre Rolim”. Em João Pessoa, na Ilha do Bispo se chamava “Frei Caneca” e em Jaguaribe “Célula Comunista São José”.

Mas a Igreja não perdoava os “vermelhos”, acusados de ser o diabo em pessoa.

Oitenta anos depois, a Paraíba ainda é o penúltimo em ranking de estados com menor desigualdade de renda. E os nossos comunistas viraram brincantes de boi bumbá.

Estou lendo entrevista de Maria Augusta Capistrano de Oliveira, paraibana de Bananeiras, mãe de David Capistrano Filho, ex-prefeito de Santos, mulher de David Capistrano, dirigente comunista assassinado pela ditadura militar em 1974, depois de uma vida que inclui a participação no levante de 1935 e na Guerra Civil Espanhola.

Maria Augusta Oliveira foi dirigente do Partido Comunista na Paraíba e candidata comunista à Constituinte de 1946. O pai dela foi prefeito de Pilar, onde nasceu.

O pai foi para Bananeiras porque, nessa época, tinha um surto de café e com isso um grande desenvolvimento. Ele era meio aventureiro: vendeu a loja que tinha na capital e foi para lá. Comprava café e chegou a ter uma boa situação financeira.

As mulheres, para serem vistas como iguais, têm de dar de 10 a 0 nos homens”. (Maria Augusta Capistrano)

Tijolinhos para o comunista Zé do Pão (in memoriam), meu tio. E para Gregória Benário. Ainda para Pedro Inácio de Araújo, o “Pedro Fazendeiro” (in memoriam), mártir da luta pela justiça social na Paraíba.

 

VERSO DO DIA

Ando com uma bengala
Com ela escoro uma perna
Pra não cair em buraco
Nem desabar em caverna
Sou o dono da bengala
Mas ela é quem me governa.

 

Pinto do Monteiro

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário