quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pontos de Cultura e rádios comunitárias criam movimento de solidariedade ao jornalista Fábio Mozart


O jornalista itabaianense Fábio Mozart (foto) é alvo de processo judicial por calúnia e difamação por protestar contra o descaso com o acervo do músico Sivuca. Fábio acaba de perder uma de suas batalhas e terá de pagar cinco mil reais à viúva do artista. Seu crime: afirmar que a arte de Sivuca deveria ter base em sua terra natal.

Em seu blog, ele se referiu ao processo de instalação do memorial de Sivuca como ações mercenárias. A expressão lhe rendeu o processo, que teve seu final decretado, quando uma juíza leiga o condenou à pena pecuniária.

Sem recursos para arcar com a indenização, o jornalista tem recebido solidariedade de artistas, jornalistas e ativistas culturais.  Foi criada na rede dos pontos de cultura da Paraíba na internet um movimento de solidariedade ao jornalista. “Seria hora desse grupo de discussão da cultura se manifestar em favor da liberdade de expressão, em uma carta aberta discutindo a trajetória de Fábio Mozart como incentivador da cultura, assinada por todos os pontos de cultura do Estado, numa forma de dar apoio moral ao colega e, ao mesmo tempo, reforçar sua tese de defesa durante o recurso”, disse o jornalista Manassés de Oliveira, de Nova Palmeira. “Concordo plenamente em publicitarmos o nosso apoio a Fábio”, declarou a professora Lúcia Giovanna, do Ponto de Cultura Viva o Museu, da cidade de Areia.

O movimento de rádios livres e comunitárias na Paraíba também tem se manifestado em favor de Fábio Mozart, cuja atuação por mais de trinta anos nessa área da comunicação popular e alternativa é reconhecida por toda militância pela democratização das comunicações no Estado.  “Nós, diretores da Rádio Comunitária Educadora FM - 104,9 sediada em Santa Rita - Paraíba, vimos a público manifestar a nossa mais irrestrita solidariedade ao jornalista e escritor Fábio Mozart, combativo ativista cultural e social”, disse o advogado Francisco de Paula Melo, diretor da emissora. O radialista José Moreira, Coordenador Geral da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba –Abraço/PB – assim se expressou: “Li o artigo em que Fábio faz críticas, as quais acho essenciais, pois tratam da vontade de ver efetivada a obra homenageando o grande paraibano Sivuca. O que percebi com muita exatidão, é que as críticas são dirigidas à morosidade na construção dos monumentos alusivos ao Maestro Sivuca. Envio moção de solidariedade ao companheiro”, finalizou.

2 comentários:

  1. Eu como primo legítimo do Sivuca, estou solidário com meu amigo Fábio Mozart.

    Orlando Otávio

    ResponderExcluir
  2. Eu civuca estou solidário com o meu amigo Fábio Mozart.

    ResponderExcluir