quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ponto de Cultura leva teatro a pessoas da terceira idade

Fábio Mozart com o grupo da Associação Vovó Olívia


O Núcleo de Artes Cênicas do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar inicia suas atividades voltadas ao público da Terceira Idade a partir do dia 8 de abril, em parceria com a Associação Vovó Olívia, que está realizando suas reuniões na sede do Ponto, possibilitando aos idosos aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.

O teatrólogo Fábio Mozart, que será o responsável pelo curso de teatro para a terceira idade, considera que é muito interessante trabalhar com um público diferenciado, exigindo nova atenção e outras formas de levar o fazer teatral a essas pessoas. “Desenvolveremos atividades que informem sobre conceitos e práticas básicas do teatro: jogos, improvisações, exercícios de voz, técnicas de relaxamento, consciência corporal e iniciação à dramaturgia”, explicou Mozart. Depois das etapas de iniciação, durante três meses, o curso focará a montagem de um espetáculo a partir dos elementos técnicos e conceituais já estudados.

Com experiência de mais de trinta anos de teatro, Fábio Mozart afirmou que foi uma grata surpresa conhecer as pessoas da Associação Vovó Olívia, “uma gente animada e disposta a absorver novas informações”. Ele garante que o curso não será apenas uma atividade “para distração de pessoas idosas”, mas uma oficina dinâmica e estimulante como experiência criativa e qualidade de vida para essas pessoas.

Ladjane e Dalva são as duas monitoras da “Associação Alegria de Viver Vovó Olívia” . Para elas, a parceria com o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é importante na medida em que a assocação procura partilhar práticas da arte de ser feliz na terceira idade, e a partir das atividades culturais e sociais do Ponto de Cultura o grupo terá mais espaço e opções para seu desenvolvimento intelectual e físico.

Cristina Miranda é uma das mais animadas do grupo. Ela afirmou que o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar está de parabéns por valorizar o idoso e apoiar as ações da Associação Vovó Olívia. “Vou trabalhar meu lado artístico”, disse Cristina, ao lado das companheiras Paizinha, Celina, Odete, Eunice, Glória, Minervina e Ivanlucia, esta última irmã da saudosa professora Nel Ananias, todas já inscritas no curso de teatro.

Na reunião da “Vovó Olívia” e o Ponto de Cultura, realizada no dia 4 de abril, a conselheira tutelar Débora Lins proferiu palestra sobre as atividades do Conselho e os problemas enfrentados pela sociedade com relação às crianças e adolescentes em situação de risco social.





2 comentários:

  1. Com todo respeito; mas nesta foto, estás parecendo o buda.

    ResponderExcluir
  2. É muito prazeroso fazer ou ministrar um curso com pessoas de terceira idade. Já tive essa experiencia na UNATI (Universidade da Terceira Idade) aqui em Recife e foi uma experiencia fantastica. Como volutantario ministrei um curso de desenho artistico que infelizmente tive que deixar por conflito de horario com outro compromisso.Já beirando os 60 e me achando um velho, nunca me senti tão jovem em ver tanta gente com mais de 80 com tanta vitalidade e vontade aprender.Fico feliz em ver essa iniciativa na minha inesquecivel Itabaiana.
    Orlando Araujo

    ResponderExcluir