quarta-feira, 18 de abril de 2012

“Mais educação” gera mais politicagem em Itabaiana


 “O Mais Educação é um dos programas mais importantes do Ministério da Educação e da educação brasileira hoje, no que se refere à educação integral, e ele precisa se consolidar cada vez mais como política pública”, destacou o secretário de Educação da Paraíba. Com a ampliação da jornada escolar, além do período em que acontecem as aulas, o aluno continua mais um turno na escola, participando de oficinas nas áreas de esporte e lazer, cultura e artes, meio ambiente, inclusão digital e educomunicação, entre outras.

Com a expansão do programa, ele chegou a Itabaiana. Algumas escolas adotaram o turno integral. Umas para mostrar serviço à Secretaria de Educação e outras apenas para atender a mais uma burocracia, mais trabalho para os administradores escolares desmotivados. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que é o maior centro de produção de arte e cultura da cidade, mandou uma carta às escolas apresentando nossos oficineiros nas áreas de teatro, mosaico artístico, contação de história, dança regional, literatura de cordel, violão, cultura hip hop, audiovisual e artesanato em tecido. A resposta foi o silêncio. Fomos pessoalmente em algumas escolas, onde tivemos o desprazer de ouvir que os oficineiros só poderiam ser aceitos com o aval de algum chefete político. Isso ficou claro nas conversamos que mantivemos com alguns diretores de escolas, cujos nomes não vou citar por razões óbvias. 

Hoje, o que contamina nossa educação é a politicagem que permeia as Unidades Escolares, que derruba ou elege diretores, acessores, secretários de educação, e outros, chamados erroneamente de cargos de confiança, cujo pseudo-educadores são obrigados a andar com santinhos, camisetas e ir a comícios de pessoas sem nenhum escrúpulo em usar a educação como curral eleitoral para se elegerem. Até o movimento estudanti está contaminado com a politicagem Recentemente teve eleição para o Grêmio do Colégio Estadual Dr. Antonio Santiago. Uma chapa era “dona Dida” e a outra era “Zé Ramos”. Infelizmente, educadores, professores, pedagogos, acabam praticamente se humilhando frente a esses politiqueiros para manter seus cargos. Uma pena... 

Notar: o governo é sério; imunda é a máquina.


4 comentários:

  1. Realmente Fábio é muito triste esta realidade concordo plenamente com vc, infelizmente tem pessoas que se aproveita da emissora para o lado do mal, Esse rapaz Adailton está contaminando o menino Carlos Sander é uma pena, pois poucos garotos tem a oportunidade que ele teve o mesmo se envereda pelo caminho errado, fazendo politicagem se ititulando que é Zé Ramos e ameçado funcionário do Colégio Estadual,além de dá titulo ao outro de D.Dida é uma pena, quanto a Adailton que não é nada do Estadual fica nos bastidores manipulando as cabeças de alguns alunos, agora eu pergunto QUAL A CREDIBILIDADE QUE ADAILTON TEM PERANTE A SOCIEDADE????

    ResponderExcluir
  2. Não teve disputa entre Dida e Zé Ramos na eleição para o Grêmio do Colégio Estadual, porque apenas uma chapa concorreu. Quando as oficinas é verdade, a indicação é política. Não só em Itabaiana, mas em toda Paraíba.

    ResponderExcluir
  3. Não vou aqui me indentificar para não ser perseguido no colégio mais o que existe no estadual é que a Direção não está mais podendo fazer o que fazia em outrora porque com Ricardo existe FISCALIZAÇÃO. Desvio só de caminho e quanto a eleição do Grêmio foi sabotada mais a verdade aparecerá.

    ResponderExcluir
  4. CARLOS SANDER DEVERIA SE ENVERGONHAR DE COLOCAR O NOME DE ZÉ RAMOS AONDE NÃO DEVERIA E SE TEVE O AVAL DE DE ZÉ ISSO NO MÍNIMO É EXECRÁVEL. TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE ROSANE NÃO SE ENVOLVEU NISSO APESAR DE SER AMIGA DO ATUAL PRESIDENTE DO GRÊMIO. NA REALIDADE O GRÊMIO FAZIA VERGONHA QUANDO TINHA ADAILTON COMO PRESIDENTE QUE ESSE SIM ROUBAVA DINHEIRO DAS CARTEIRAS DE ESTUDANTES. OUTRA COISA, CHEGAR AQUI PARA INSINUAR QUE A DIREÇÃO ROUBA É MUITO FÁCIL, DIFÍCIL É TER PESSOAS DO BEM, IGUAIS A ROSANE ALMEIDA, QUE FAÇA ITABAIANA CRESCER E A EDUCAÇÃO. ROSANE TEM HISTÓRIA, TEM CARÁTER, TEM PERSONALIDADE E CARISMA. ISSO DEVE INCOMODAR IDIOTAS ANÔNIMOS INVEJOSOS! AVANTE ROSANE, AGORA É RENOVAR PRA MELHORAR!
    ATT, ROSA

    ResponderExcluir