quarta-feira, 1 de junho de 2011

QUEM LÊ MEU LIVRO


Babá e Nega Dalva

Na festa de lançamento do livro “Confissões esparsas de um rábula”, de Arnaud Costa, compareceu o casal Babá e Nega Dalva, ele ex-prefeito do lugar Itabaiana do Norte. Babá é uma figura popular na terra de Chico do Doce. Nos saudosos tempos do antigo MDB, foi seguidor de Zé Silveira e companhia, junto com Arnaud Costa, Nô Almeida, Zé Pedro de Guarita, Edmilson Batista, Zé Crente, Galego da Prestação e tantos outros antigos políticos populistas.

Ainda hoje o compadre Babá carrega o jeitão de “amigo do povo”. Gosta de bater papo com as pessoas nas calçadas, participa de conversa mole em pé de balcão de bodega, está em todas as festas, jogos de futebol de time ruim e outros eventos do tipo. A mão sempre pronta para pressionar mãos, cabeças, pescoços e outras partes do corpo do eleitor (principalmente em se tratando de eleitora), Babá é uma figuraça.

Apesar de semi-alfabetizado, disse que foi o prefeito que mais fez pela cultura de Itabaiana. De fato, ele organizou a biblioteca pública, inaugurou o busto do poeta Zé da Luz (erigido pela Sociedade Amigos da Rainha) e assinou a portaria nomeando os membros do Conselho Municipal de Cultura. “Recebi 600 livros de presente quando era prefeito, e doei todos eles para a biblioteca da Prefeitura, que hoje está fechada. Vou voltar para a prefeitura para abrir a biblioteca”, me disse Babá.

Dono de uma fábrica de produtos cerâmicos, Babá hoje tem um poder aquisitivo que o credencia a disputar a eleição de prefeito. Dizem que Babá atualmente anda fraco de credibilidade por causa de umas besteiras que andou fazendo no cargo, mas está armazenando gordura para a eleição. Eu digo que é mais fácil Babá se eleger de novo do que ler o livro “Biu Pacatuba”, gentilmente ofertado por este eleitor em processo de desapontamento e desgosto político

Um comentário:

  1. Babá não sabe ler, mais sabe somar. ele e dona Dida soman 16 anos de desgraça em Itabaiana. é a sina de itabaiana.

    ResponderExcluir