terça-feira, 7 de junho de 2011

Mira volta aos palcos


Buda Lira, outro monstro do teatro paraibano, Mira Palhano e este locutor que vos fala

Mira Palhano está voltando a atuar como atriz de teatro, depois de uma breve pausa de alguns anos para dar à luz a alguns meninos, começar a criar os bruguelos e organizar a vida doméstica e profissional.

Mira Palhano é uma das melhores e mais versáteis atrizes da Paraíba do Norte. De algum modo, eu tenho orgulho de fazer parte de sua história como artista. Foi sob minha direção que Mira Palhano subiu ao palco pela primeira vez, no recuado ano de 1977, no Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana.


Folgo em saber que essa sensação de esterilidade e desânimo que ronda os teatristas paraibanos não arrefeceu a disposição de Mira Palhano para voltar aos palcos com um trabalho que, certamente, será digno de seu talento e consciência de artista.


A nostalgia dos bons tempos de amadores! Mira Palhano, Romualdo Palhano e toda aquela família que se constitui em um marco na história da cultura cênica de minha velha Itabaiana. Esse povo virou história, na medida em que protagonizou um dos momentos mais criativos e efervescentes naquela cidadezinha, nas décadas 70/80. Tudo está registrado no livro “O teatro na terra de Zé da Luz”, do doutor Romualdo Palhano, um dos raríssimos que completaram o doutorado em artes cênicas na Paraíba. É o décimo livro do mestre, nascido no forno do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, que ainda hoje tenta caminhar nos sinuosos e espinhosos espaços da arte.


Muita merda para Mira Palhano! E viva o teatro da Paraíba!


A expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte para as pessoas do teatro e é sempre usada antes das apresentações. Depois eu conto como surgiu a saudação na França.

Um comentário:

  1. AMO MINHA PRIMA GUERREIRA " PALMIRA PALHANO "!... ELA MERECE APLAUSOS SEM FIM; SEU TALENTO TEATRAL É PRA SEMPRE.

    giuseppemarcello.writer@r7.com

    ResponderExcluir