segunda-feira, 27 de junho de 2011

Grupo de teatro do Ponto de Cultura prepara espetáculo sobre prostituição em Itabaiana

Fred Borges (à esquerda) com o historiador itabaianense Romualdo Palhano (Foto: Débora Lins)

Passados quase três meses, disseram a Judá: Tamar, tua nora se prostituiu e eis que está grávida da sua prostituição. Então disse Judá: Tirai-a para fora, e seja ela queimada.
Gênesis 38:24


O Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (Geti) está montando espetáculo cujo tema é a zona de prostituição em Itabaiana conhecida como “Carretel”. A peça tem direção de Fred Borges com roteiro de Herivelt Lima. “Vamos fazer uma reconstituição da época de ouro dos cabarés em Itabaiana nas décadas 50/60 do século vinte, mostrando esse mundo de certa forma desconhecido e que tem seu fascínio, ao mesmo tempo reprimido e presente em toda sociedade humana”, disse Fred.

O processo cênico de criação tem como referencial a pesquisa desenvolvida pelos  intérpretes, tomando depoimentos de antigos moradores da cidade, reconstituindo o imaginário inerente ao universo da prostituição em Itabaiana, que em si carrega múltiplas situações culturais e sociológicas, como uma atividade permeada de discriminações e intolerância pela sociedade na necessidade de afirmação de sua identidade hipócrita.

Sem vulgaridades, nem apelativos ao sexo pelo sexo, o espetáculo passa as vertentes da prostituição como um subproduto do desenvolvimento capitalista na antiga “capital do gado” com sua feira famosa, marco da época de ouro da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário