segunda-feira, 20 de junho de 2011

Beto Brito e “Flor de Caroá” salvam festejos juninos em Itabaiana


Beto Brito comandará espetáculo musical em Itabaiana

Cidade que preservava a tradição das festas juninas, Itabaiana perdeu essa condição de alguns anos para cá, devido ao desinteresse da Prefeitura em promover essas festividades públicas. “Eram famosas as nossas quadrilhas juninas ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo”, lembra um morador antigo da cidade. Nessa época de celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro, santos católicos mais populares, encontravam-se festas espalhadas por toda a cidade. Os festejos mais tradicionais eram realizados nas ruas da cidade que se orgulha de ser o berço do maior sanfoneiro do mundo, o mestre Sivuca, mas, pela falta de incentivo e vontade política de resgatar ou manter nossos costumes, vem perdendo a tradição.

Neste ano, graças à intervenção de artistas locais agrupados no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, a temporada de festas juninas será fechada com um grande espetáculo comandado por Beto Brito, cantador, repentista e rabequeiro que toca “uma mistura de repente, peleja, côco, toré, baião, martelo, cordel, rabeca e viola”, segundo define o artista. 

A cantoria terá também o grupo “Flor de Caroá”, apresentando músicas que representam a cultura popular nordestina e mostram melodias compostas com emoção. As letras são carregadas de poesia e o instrumental se encaixa perfeitamente, formando a música que envolve o público.

Outra atração é Alexandre Pé de Serra, reforçando as raízes culturais nordestinas com sua sanfona tradicional. A festa terá início às 20 horas do dia 27 de junho na Praça Epitácio Pessoa, na programação do Projeto “Fogueiras da Cultura”, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura em parceria com a Articulação Cultural da 12ª Região e o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, apoio cultural do Banco do Brasil e Associação Balaio Nordeste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário