quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Joelda Fidelis, a menina de ouro do Ponto de Cultura


A galera do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar tem em Joelda Fidelis uma companheira de excelente caráter e que joga nas onze posições. Ela é artesã, artista de teatro, radialista, editora de áudio, bibliotecária e porta-voz dos estudantes no Ponto. Está terminando o segundo grau no Colégio Dr. Antonio Batista Santiago, aos dezesseis anos.

Joelda Fidelis é uma mocinha pobre que mora no subúrbio, gasta mais de uma hora pra chegar no colégio, sua rua não tem calçamento, seus vizinhos são desempregados, biscateiros, residentes em casas sem saneamento. Os jovens de sua comunidade enfrentam as drogas, o descaso da sociedade, a falta de lazer, saúde, educação e alimentação digna. Mas Joelda Fidelis foi convertida aos princípios do fazer artístico e não está nem aí pra natureza ilusória de sua condição social. Ela é rica de vontade, de talento e passou a reconhecer a relevância do seu papel no mundo. Ademais, tem forte ambição de melhorar como pessoa humana e como artista.

Seja-me agora permitido dizer das perplexidades que me ocorrem quando noto a total falta de interesse dos tais poderes públicos com um projeto sócio-cultural como este do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Em menos de um ano, o projeto mostra seus frutos e potencial transformador da sociedade.

Neste fim de ano, só me resta agradecer pela convivência com jovens iguais a Joelda Fidelis, sem deixar de citar a equipe que esteve conosco nesta luta boa, os monitores Zé Severino, Marcos Veloso, Das Dores Neta, Josino Mendes, Joelda Fidélis, Rosy Chaves, Clévia Paz, Val, Lucas, Fred Borges, que foi oficineiro de teatro, e Edglês Gonçalves, esse jovem incansável que nos representou no Rio de Janeiro e em Taperoá, nos encontros de pontos de cultura do Brasil, informando ao país o que se faz pela difusão cultural na terra de Zé da Luz e de Sivuca, no berço de Artur Fumaça e do saxofonista Ratinho, a terra que viu nascer Biu da Rabeca, Pingolenço, Chico do Doce, o grande mágico Mister Kaltos, Galego Aboiador e tantos outros artistas populares geniais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário