quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Tucano de bico sujo



Minha filha me deu de presente e estou lendo “A privataria tucana”, de Amaury Ribeiro Jr. É sobre “o maior assalto ao patrimônio público brasileiro” no governo FHC.

O brasileiro que ler reportagens como essa vai entender um pouco sobre nossa absoluta falta de caráter. Constituição proposta por alguém de quem não me recordo: “Que todo brasileiro tome vergonha na cara. Revogadas as disposições em contrário”.

Somos uma nação de vencidos sem guerra. Sem educação nem valores, o brasileiro comum vota nos ratos de sempre. A direita escrota jamais saiu do poder. De vez em quando leva um susto bacana, como na eleição de Lula. Logo tudo volta ao normal.

Vou terminar a leitura do livro de Amaury Ribeiro Jr. e doar para a Biblioteca Comunitária Arnaud Costa do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. É minha bandeira de luta: semear livros por aí. A revolução fracassou antes de ser proposta. Mas “a verdade vos libertará”.

Coincidência terrível: pesquisas dão o senador Cícero Lucena como o próximo prefeito da capital da Paraíba do Norte. Um tucano como convém: bom de bico, superfície lisa e afamado em atingir o senso comum para depois ir fundo no que interessa...

Acalme-se, rapaz! Você é um ex-explorado. Agora é aposentado. Isto é: um morto-vivo.

Tenho uma leitora que me pede para eu escrever crônicas alegres e esperançosas como folheto de anúncio de casa própria: “A sua felicidade está aqui e cabe no seu bolso”. Sossegada leitora: eu não mando no meu espírito, na minha vontade, na minha cabeça. A selvageria neoliberal faz de mim apenas um instrumento comum na grande rede de corrupção institucionalizada. Somos manipulados no escurinho ao som do “plim plim”.

Desprezamos a realidade. Tanto que nem notamos a bela flor da social-democracia aflorando espontânea e linda no peito de dona Dilma. 

Um comentário:

  1. Oi Fábio: Depois que vi ontem, no Jornal Nacional, a Presidente Dilma condenando a greve dos policiais na Bahia, dizendo que é crime a agressão aos bens comunitários, ela deve ter tido um surto de esquecimento. Se a arredação do ex-país varonil,tivesse por destino o bem público, os militares não estavam lutando por melhoria. A corrupção no Brasil foi endêmica; no presente é permanente. Que o diga os presidentes: Sarney, Collor, FHC, Lula.
    Poucos os casos de perversão foram revistos e na cadeia não tem ninguém. Sete Ministros voaram e aterrissaram em postos de prestigio em outro poder. Nenhum responde a inquérito, o que anima os demais. Devolver o surrupiado, jamais. É assim na pátria dos heróis altaneiros. E daqui para pior. Pode crer.

    ResponderExcluir