quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O carnaval tradição foi para o paredão!


Escola de samba no carnaval de Itabaiana. Verdadeiros heróis ainda resistem e fazem o carnaval tradição.


Ed Gonchá

 Eu tenho saudades de tempos que não vivi em minha Itabaiana. Falo das histórias que já ouví, das fotos que vejo, dos livros que leio, onde aparece uma Itabaiana que não se tem mais, a não ser nos registros que os amantes de sua terra guardam. Assim tem sido nosso carnaval tradição. Eu vi este ano pálidas manifestações carnavalescas como Bumba Meu Boi, Índios, Escolas de Sambas, Catirinas que honram sua cultura e marcam presença na Avenida do nosso carnaval.  Minha saudosa mãe me levava para ver tudo isso com muito gosto. Hoje não se faz mais isso com intensidade, pois essa tradição está sendo emparedada. Os paredões onde se fuzilavam os contrários nas guerras e revoluções, agora servem de batalha sonora inútil e estéril.

Não quero aqui me colocar contra os paredões sonoros, afinal eles fazem a animação das festas. O que precisa é de uma moderação estratégica de som, que não vire uma competição como se apresenta.

Tem gente que apresenta fundamentos técnicos contra esses carros que carregam toneladas de decibéis que prejudicam a audição e causam poluição sonora. Eu respeito o gosto da modernidade, também sou jovem, mas acho que se deveria ter uma preocupação com nossas tradições que estão morrendo aos poucos. Não há investimento na nossa cultura. Onde está a secretaria de cultura de Itabaiana? Falta vontade? Ou dinheiro? Na verdade, falta política pública que venha de fato salvaguardar essas manifestações carnavalescas.  

Parabéns aos brincantes das tribos indígenas, bumba eu boi, escolas de samba e catirinas que organizaram sua brincadeira e foram para as ruas no carnaval, mesmo sem amparo financeiro, sem nenhum incentivo. Não sei se essa tradição vai resistir a esse paredão da morte, a esse abandono de nossa cultura, já não temos mais as Burricas de Arizona e outros movimentos de folguedos. Ou seja, foi dado o Nó Cego na cultura, ficaremos na Saudade desse tempo tão lindo de se festejar Carnaval, pois os Karas de pau viraram Canibal de nosso dinheiro, não se ouve nem um Badalauê, o carnaval tradição foi para o paredão mesmo! Esperemos uma Phoenix, não importa sua cor e sim sua vontade de valorizar as diversidades culturais do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário