sábado, 18 de fevereiro de 2012


Garotada festeja espaço cultural em São José dos Ramos

FESTA DA CULTURA
A Prefeitura de São José dos Ramos inaugurou a Casa da Cultura Zé Preto no dia 15 de fevereiro, com apresentações de bumba-meu-boi, aboiadores, forró e dança regional. Já começaram as oficinas de teatro com Ed Gonchá, música com Olga Soares, percussão com David Gomes e Sullivan Alves, balé popular com Aldilene Araújo e Deise de Fátima e hip hop com Josivandro Cândido e Jean Soares. Na terra de Manoel Xudu, a cultura é levada a sério e apoiada pela prefeita Cida Amorim.


SUJOU
A Lei da Ficha Limpa determina que os políticos condenados por órgão colegiado fiquem inelegíveis por oito anos.Rejeição de contas por irregularidades também serão consideradas ato doloso de improbidade administrativa. Por isso, a candidatura só será permitida se a decisão do Tribunal de Contas for suspensa ou anulada pela Justiça. Nessa onda, dois candidatos, ex-prefeitos de Itabaiana, podem estar foram do páreo para a eleição de outubro.

PRECONCEITO
Locutor de programa humorístico de João Pessoa anuncia: “saiu o bloco Muriçoquinhas”. Um garoto de 12 anos telefona do bairro pobre de Tibiri, em Santa Rita. O locutor ataca, cruel: “Aí em Tibiri, você já saiu no bloco dos aviõezinhos?”

BESTEIROL
De um blog da capital: ”Nonato Bandeira voltou de Madri. Luiza, a filha dele, ficou em João Pessoa.

BABÁ
O ex-prefeito Babá, de Itabaiana, está fora da disputa da eleição e ainda por cima teve uma casa leiloada para pagar multas do Tribunal de Contas da União. Além de queda, coice.

EMPREENDER
O governo do Estado da Paraíba vai investir quase 3 milhões em Itabaiana, financiando pequenos negócios do projeto Empreender. Cerca de 300 pessoas serão beneficiadas. São pequenos empreendedores que terão capital de giro para alavancar seus negócios.

PESQUISA
Uma grande empresa de pesquisa fará levantamento sobre tendência eleitoral na cidade de Itabaiana no começo de março vindouro.

GILBERLAN
O blogueiro Gilberlan é pré-candidato a vereador em Itabaiana. Outro que se apresenta para o eleitorado da terra de Josué Dias é o poeta Agenor Otávio. Esse vai concorrer com seu irmão Lon Otávio.

SEM TERRA
Cristiano dos sem terra é outro candidato nas fileiras do Partido Socialista Brasileiro. Com discurso de esquerda, Cristiano quer o apoio dos trabalhadores rurais.

MAURO
Meu compadre Mauro (foto), cujo nome oficial é Maurílio Ângelo, sobrinho do ex-prefeito Galego, quer colocar seu nome de novo à disposição dos eleitores de sua terra.

SOUSA
Sousa de Campo Grande abandonou o cordão do PMDB e vai sair candidato a vereador pelo PSB de Zé Ramos.

NOVO PINGOLENÇA
Roberto mora no Açude das Pedras, em Itabaiana. Ele é um genial trabalhador. Cabeleireiro, pintor, pedreiro, serralheiro, serígrafo e mestre em muitas outras artes, Roberto é a encarnação de Pingolença, outro grande mestre de Itabaiana, morto na década de 1950.

MILAGRE
Chá de erva cidreira e casca de laranja. Essa infusão é o remédio que cura dengue. Quem descobriu foi Ivo Guerra, morador do Açude das Pedras. Ele estava com dengue hemorrágica. “Tive um anúncio de Deus. Ouvi uma voz que disse que a cura estava no fundo do meu quintal e em cima da mesa. No quintal encontrei erva cidreira e na mesa estavam as laranjas. Fiz o chá e me curei em dois dias”, explica Ivo. A verdade é sempre a realidade interpretada. Faz parte do rico material e da imaginação do nosso povo. É do fabulário popular.

RESSALVA
Ivo Guerra adverte: a erva cidreira é abortiva. Isso é Itabaiana, uma terra que vive de milagres e de genialidades anônimas.

NOVO NOME
O bairro Açude das Pedras passa a se chamar José Paulo de Lucena. É lei aprovada na Câmara Municipal. O homenageado vem a ser pai do agropecuarista Beto Lucena.

HERÓI
Meu compadre Jurandi Pereira foi quem me disse: no Recife mora um itabaianense que foi um guerreiro na luta social, chamado Manoel Caíco. Participou das últimas lutas políticas do país, nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro, o legítimo, de Luiz Carlos Prestes, e que se honrara em lutas cívicas pelas causas sociais. Nasceu em Maracaípe. Hoje com 90 anos, está lúcido e disposto a testemunhar sobre suas ricas vivências. Espero um dia poder gravar depoimento desse nobre itabaianense, uma história de bravura e estoicismo. 

PADRE DORGIVAL (1)
O padre Dorgival Vicente Ferreira tem muita rejeição na cidade de Itabaiana. Seu nome foi o único a ser reprovado pelos vereadores, em projeto de lei que dava cidadania itabaianense a um grupo de personalidades.  Receberam o título: deputado João Gonçalves, Major Valterlins, o vice-governador Rômulo Gouveia, pastor Carlos Formiga e poeta Antonio Costta. Só o padre foi rejeitado.

PADRE DORGIVAL (2)
Se depender do povo dos “paredões”, o padre Dorgival será excomungado e expulso da cidade.

ALÔ MEU POVO!
Alô para o pastor Ronaldo, poeta Antonio Costta, advogado Jurandi Pereira, farmacêutico Júnior Pacheco, cinegrafista Ailton José, Valdinho de Campo Grande, Geraldinho do Teatro, Marcos do Jucuri, Socorro Medeiros, Isaias do Cachimbo, Luciano da Madeireira, Léo de Lúcia de Ziu, Brão da Gráfica Beira Rio, Dr. Dedé, fundador do bloco Nó Cego e Beto Lucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário