quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Penha do craquelê


Ela é prima do escritor itabaianense Geraldo Xavier de Oliveira. Aprendeu a trabalhar com cerâmica, artesanato de palha e agave com seus pais. Sua mãe, Zefa de Aprígio, foi uma das mais destacadas artesãs de Itabaiana, confeccionando chapéus, vassouras e tapetes de agave.
Trabalhando desde menina, Penha atualmente desenvolve a técnica de confecção de peças utilitárias e decorativas em cerâmica, além de objetos em “craquelê”, que é a pintura em vidro.
Participou de exposições na Associação dos Artesãos de Juripiranga e em escolas públicas de Itabaiana. Faz parte do Fórum Permanente de Artistas e Produtores Culturais de Itabaiana, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.
Craquelê é uma técnica em pintura ou envernizamento onde se criam efeitos de envelhecimento ou rajados em diversos materiais. Assim, é possível craquear quase tudo. Os efeitos apresentam resultados muito bonitos, transformando e renovando objetos, enfeites e móveis, reciclando e aproveitando objetos variados.
Penha é mestra no craquelê.  Essa itabaianense simples, com seu humilde trabalho, mas digno e de muitos merecimentos pela qualidade, faz parte de um catálogo que pretendo publicar, contendo biografia dos artistas e autores de Itabaiana.  
Disposto a provar que Itabaiana é o maior celeiro da Paraíba de artistas e criadores em todas as áreas de habilidade no campo do pensamento e conhecimento humano, venho garimpando esses artistas populares que se destacam em suas atividades. Se você conhece um artista itabaianense realmente bom no que faz, por favor  informe ao blog pelo email fabiomozar@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário