terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fábio Rodrigues em busca do tempo perdido


Fábio Rodrigues (esq.) conta com os votos do líder comunitário Miquinho (ao seu lado)


O jovem Fábio Rodrigues é Secretário de Educação em Itabaiana, cidade onde um quarto dos alunos da rede pública é incapaz de compreender textos e fazer as quatro operações aritméticas. Em leitura, matemática e ciência, nossos alunos estão abaixo da média nacional, que é uma das mais baixas do mundo. Quase 60% dos alunos da nossa rede pública que concluem o terceiro ano de ensino fundamental têm dificuldades em calcular troco e ver as horas. Em leitura, cerca de 45% desses alunos apresentam defasagem e mais de 10% das pessoas em Itabaiana são analfabetos absolutos. Os analfabetos relativos podemos mensurar pelas deficiências crônicas do povão ao se expressar por escrito.

O jovem Fábio Rodrigues é Secretário de Educação numa cidade atrasada pelo menos vinte anos em relação a cidades mais desenvolvidas. Ele sabe, ou deveria saber, que os seus antecessores, para engrossar as verbas federais destinadas à educação, aumentaram artificialmente o número de vagas e diminuíram os investimentos por aluno e os salários dos professores. Ele sabe, ou deveria, que estamos atrasados na educação em mais de vinte anos. Nossa educação ficou para trás. Os números estão aí. Apesar da triplicação dos recursos para a educação destinados aos estados e municípios. E é esse tema que vai marcar o debate público na campanha eleitoral de Itabaiana, onde ele se apresenta como o candidato do continuísmo.

O professor Fábio Rodrigues, pessoa de bem, cidadão simpático e sem mácula, está percebendo que sua passagem confusa na Secretaria de Educação deixa a desejar e vai pesar na sua tentativa de obter a confiança do povo. Essa minha crítica não tem nada a ver com a disputa política que se trava na cidade, e sim com cifras que nos mostram o quanto estamos atrasados no fundamental para o progresso de uma comunidade que é a educação. Ele não é culpado, mas faz parte da máquina viciada e corrupta.

O pré-candidato Fábio Rodrigues percebe, pois ele não é burro, que o sistema sofre por  má gestão de fundos, licitações públicas adulteradas, subornos e corrupções. Há muitos problemas, mas também há soluções. O contratempo do pré-candidato é justamente encaminhar soluções viáveis em pouco tempo, dar satisfações à sociedade e à comunidade escolar em meio a uma gestão caótica e sem planejamento algum. 

O esquema atualmente no poder confia justamente na falta de instruções da população para se manter no comando, dando continuidade com o Fábio Rodrigues. A gestão despótica de sua madrinha exige total obediência do candidato ungido. Seria surpreendente se o pré-candidato viesse a público mostrar ideias novas baseado em maneiras de gestão ultrapassadas e montadas para fins escusos. Aguardemos os debates em 2012. 

Adesivo na traseira de um fusca: “O Brasil é assim porque nós deixamos.”

CONFIRMADO: Itabaiana não terá vagas para novos alunos da UFPB Virtual. Não superou as dificuldades apresentadas, segundo a Comissão da Universidade.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se Fábio Rodrigues matricularía algum de seus filhos em um dessas escolas ou creche de Itabaiana?

    ResponderExcluir