segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CARTA ABERTA AO DR. LÚCIO DE ITABAIANA


Funcionários do Hospital protestam nas ruas de Itabaiana

Doutor Lúcio é diretor do Hospital Filantrópico São Vicente de Paulo, em Itabaiana do Norte. A cidade reconhece a luta do médico para manter o Hospital, que serve também às populações de Salgado de São Félix, Juripiranga, Pilar, São Miguel de Taipu e Gurinhém. No começo do ano, o Hospital esteve a ponto de fechar as portas, mal funcionando com os recursos do SUS e repasse da Secretaria de Saúde do Município. O Hospital acumulou dívidas trabalhistas e com fornecedores quase insanáveis.


As causas que levaram o Hospital à insolvência são inúmeras. Há denúncias de irregularidades envolvendo o gestor Heráclito Moraes, imputação demeritória que jamais foi provada. Do meu ponto de vista, acho que falta certa competência da equipe gestora, que não difere muito de como são tratadas as coisas da saúde pública no Brasil. Tem muita gente que quer assumir as tarefas, mas falta disposição e conhecimento de causa para enfrentar os problemas. 

Não compreendemos, por exemplo, como uma instituição filantrópica que tem isenção de impostos e o direito de fazer campanhas de arrecadação pode vir à falência. Quando o Hospital São Vicente de Paulo foi fundado nos anos 50 pelo médico Antonio Batista Santiago, as melhores famílias de Itabaiana tinham orgulho em administrar aquela casa de saúde. Precisando de dinheiro para realizar alguma obra ou melhoramento, corriam o chapéu nas melhores rodas sociais e a grana chegava através do prestígio dos representantes da elite, gerentes cuidadosos tomando conta de uma instituição que não recebia financiamento do Governo, vivendo apenas da boa vontade da população local. Hoje, recebem dinheiro do SUS igual aos hospitais privados, com a diferença de que não têm tantos encargos como a medicina privada e contam com a possibilidade de fazer campanhas de arrecadação. 

A verdade é uma só: a direção do Hospital perdeu credibilidade perante a sociedade, por causa de torpes motivos políticos paroquiais. A politicalha derrubou o Hospital São Vicente de Paulo. O problema principal é moral e não financeiro. Perdeu-se a visão de filantropia. Esqueceram que o Hospital pertence à comunidade e culpam o SUS e suas tabelas deficitárias. 

Ao doutor Lúcio do Hospital São Vicente, enviamos a mensagem: não se envolva com política partidária por duas boas razões: porque seu Hospital precisa da união de todos os itabaianenses e a política partidária divide, incita o ódio e o desamor; segundo, porque você é um bom médico já conceituado na sua profissão, mas tem se revelado um gestor cujo desempenho é insatisfatório. Já dizia o conselho sábio: “nunca se proponha a fazer nada se não aprendeu a fazer e não possa mostrar como se faz.” Colocando-se como candidato a prefeito da cidade, o Dr. Lúcio precisa antes mostrar que tem capacidade gerencial de sanear o Hospital São Vicente de Paulo. Para isso, tem que chamar quem entende de medicina pública, quem é especialista em gestão de saúde. Na Prefeitura como no Hospital, gestores amadores só afundam mais o que já está fazendo água há muito tempo.

Um comentário:

  1. concordo perfeitamente com essa carta do amigo e digo mas pode deposita toda arrecardacao do brasil que nao da para administra o hospital sao vicente de paula porque seus administradores sao mesmo que um funil......?

    ResponderExcluir