Valbam Lopes de Araújo, poeta, cordelista e artista popular; é natural de Princesa Isabel e autor de vários trabalhos de alta linhagem poética, dentre os quais, Os maxixes de Edgar, publicado e lançado nas cidades de São Paulo, João Pessoa e Princesa Isabel em 2006. Em 2005 venceu o primeiro concurso de poesia encenada do SESC-PB, com o poema Lambe-lambe na Praça, trabalho este em memória aos retratistas e fotógrafos das praças e feiras livres do país.
Em 2009 recebe o titulo de cidadão pessoense, concedido pela Câmara Municipal de João Pessoa em reconhecimento aos seus trabalhos literários na capital. Desde menino, esse poeta já era reconhecido pelas suas performances poéticas, suas intervenções culturais nas feiras, escolas, rádios, eitos de trabalhadores, jogos de futebol e outros espaços populares, onde aprendeu rapidamente a valorizar a linguagem do povo sertanejo, seus causos e memórias.
Agora, este poeta acaba de editar pela UFPB, mais uma obra prima do gênero: “O encontro de Ronco Grosso com o Tranca Rua de Jacobina”. Nesse desafio, o poeta descreve a epopeia de um guerrilheiro sertanejo, fazendo valer com bravura, a justiça social sobre um poder público demente.
Valbam será um dos entrevistados do programa ALÔ COMUNIDADE deste sábado, 5 de novembro, às 14 horas, na Rádio Tabajara da Paraíba. (1.110 AM).
Oi Fábio: Pelo que tenho lido seu problema de Artrose não cede a sua vontade de ficar bom. Não apenas Lula, mas todos os políticos deviam se tratar no SUS para ver o que é sofrimento. Minha cozinheira foi dezenas de vezes ao seu médico para pegar uma receita de remédio controlado,porém, em vão. Ele não vai cumprir seu expediente. É muita irresponsabilidade.
ResponderExcluir