quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA – Fábio Mozart, Jacinto Moreno, Chico Tadeu, Ricardo Alves e Marcos Veloso estudando roteiro da peça “Mari, Araçá e outras árvores do Paraíso”, de minha autoria. O ano era 2018.

Em 2015, produzimos o documentário Boi de Menino, roteiro e música de Fábio Mozart, direção de Marcos Veloso, edição de Jacinto Moreno e reedição de Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, produtora do curta, baseado no espetáculo “cortejo de bois de carnaval” realizado em Itabaiana em 2015, a partir de projeto da folclorista Jandira Lucena, patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura da Paraíba.

Marcos Veloso faleceu ontem (22), um dia após a morte do seu amigo Jacinto Moreno. Eu, Veloso e Jacinto fizemos rádio, teatro, vídeos, saraus, oficinas de cinema e mais um monte de projetos culturais durante mais de cinquenta anos 

Com Marcos Veloso, criamos o “Alô comunidade”, único programa transmitido por uma rádio pública, a Tabajara, com o tema “democratização das comunicações e mídias populares”, sob a responsabilidade de uma ONG cultural, há 15 anos no ar.

No ano passado, Veloso recebeu troféu destaque na mostra de cinema da XXV Semana José Lins do Rego pelo curta “Boi de menino”. O documentário foi exibido no encerramento do evento no dia 7 de junho, recebendo o prêmio especial através do Secretário de Cultura do Município, poeta Evanio Teixeira.

Foi a última homenagem pública a esse artista que nasceu em Mogeiro, na época distrito de Itabaiana. Ele está no meu livro Artistas de Itabaiana. Foi um dos raros amigos que conservei pela vida toda. Estou deverasmente muito triste.

Hoje eu iria para Mari, participar de um evento cultural na estação ferroviária, antiga sede da Sociedade Zé da Luz. Não vai ser possível. Estamos de luto duplamente. Duas perdas simultâneas, um momento de sofrimento dobrado.

Na Índia, a vaca é adorada como se fosse um deus. A vantagem é que eles podem provar que a vaca existe.

Samuel disse a Saul: — “O Senhor Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Agora escute isto que o Senhor Todo-Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos”. (1 Samuel, capítulo 15, versículo 1)

“É gigantesco o perigo quando se junta política e religião”. – (W. J. Solha)

"Jovem que atropelou agente em João Pessoa vai pedir indenização pelo parabrisa quebrado" - (Sensacionalista)

E o desembargador expediu um Salvo Má Conduta.

"Atrás de um grande homem há sempre uma etiqueta GG" - Madame Preciosa, ela mesma usuária de modelitos GG.

Tem a Lei de Newton e a Lei de Nelson. Esta última preconiza: “um corpo deitado em cama quentinha tende a permanecer deitado.” Não é o meu caso. Dou-me o luxo de dormir numa rede, própria de quem sabe que dormir é uma ostentação de pobre. Rico acorda cedo pra contar seus milhões.

Assange: “A internet é uma ameaça à civilização humana”.

Dalmo de Xangô me presenteando com uma revista de cultura chamada Jararaca. É de Brasília, terra onde se juntam as piores serpentes do país.

Nunca mais tinha lido uma revista impressa. É outro patamar!

Inteligência Artificial analisou o discurso de Donald Trump no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

A análise revela um resultado misto: aproximadamente 12% das afirmações verificáveis são precisas, 35% são comprovadamente falsas, 18% são parcialmente verdadeiras ou enganosas e 35% requerem verificação adicional ou contexto.

Resultado: o cara mente mais do que um mudo que falou pro surdo que o cego viu um aleijado correndo.

"Se o Direito não serve aos frágeis, ele não serve para nada" – (Ministro Flávio Dino)

Hoje acordei às quatro de la matina soltando meu estilo fluente na laive da barata, mergulhando no âmago das questões mais importantes da humanidade, cativo das artimanhas de Ameba e das safadezas de Madame Preciosa, do abestalhamento do Sonsinho e da cretinice de Maciel Caju, a ferir os valores morais daquela dama super falsa e daquele misterioso e suspeito rapaz que anda falando horrores do velho Leão.

Apesar do momento de extrema tristeza, o espetáculo não pode parar.

O coletivo da Sociedade Zé da Luz retomará seu caminho e os projetos para marcar nosso cinquentenário. Agora em homenagem póstuma a Jacinto Moreno e Marcos Veloso, para manter suas memórias vivas.

A conferir nesta sexta-feira às 10 horas da manhã na www.radiodiariopb.com.br

“Eu praticamente desisti de trabalhar com tradução depois que as empresas passaram a contratar apenas uma pessoa pra revisar tradução mal feita de IA”. – (Sá Martins)

As pessoas estão descobrindo que pagar 10 mil reais de mensalidade num curso genérico de medicina não transforma seu filho burro em inteligente. Ele segue sendo burro. E perigoso, porque põe em risco vidas humanas.

Europeus abismados, achando um absurdo os Estados Unidos impor a força pra tomar território dos outros. Europeus nunca fizeram isso em países latinos, africanos e asiáticos.

Meu anjo da guarda me deu um cutucão: "não te mete nisso que não vai dar certo." Recuei.

Enquete da semana dos Tijolinhos: Você é um eleitor vendido ou um político comprado?

Rádio Barata no Ar, o filme, foi indicado para o Oscar de Melhor Presepada. Recusei. Não precisamos de validação de estrangeiros.

Tijolinhos de hoje para honrar a memória dos meus amigos Jacinto Moreno e Marcos Veloso. Partiram juntos como unidos foram em vida.

 

VERSO DO DIA

Dois amigos felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,
são eternos como é a natureza.

Pablo Neruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário