segunda-feira, 17 de novembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

Estarei lançando meu livro Artistas de Itabaiana no dia 29 de novembro no II Festival Literário Internacional da Paraíba, às 18 horas no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. Na foto, Jararaca e o itabaianense Ratinho, um dos biografados no livro.

Ratinho (à direita) chamava-se Severino Rangel de Carvalho. Nasceu em Itabaiana e fez sucesso no rádio durante 45 anos.

Órfão de mãe com um ano de idade, Ratinho foi criado pelos padrinhos. Sua aptidão para a música surgiu quando criança. Ingressou muito jovem na Euterpe Itabaianense (a banda de música da cidade onde nasceu).

Ratinho foi demitido da Rádio Nacional em 1964 porque era comunista.

Altamiro Carrilho, sobre Ratinho: “Ratinho, no saxofone, pode-se dizer que foi o melhor do Brasil: criativo, cheio de nuances, original, o melhor estilista. Com música brasileira ninguém tocou melhor que ele no saxofone soprano. Foi um mestre. Um gênio. Não foi superado até hoje com seus efeitos e sons estranhos. É como eu o vejo”.

Mestre Josa, dos caboclinhos Assombrados da Floresta, Mestre Mané Risada, antigo contramestre de Mocó dos Caboclinhos, Mestre Cachimbinho, que foi o pifeiro de Mocó, Biu da Rabeca, o mamulengueiro Chico do Doce, Arlinda Cirandeira e outros ícones da cultura popular de Itabaiana estão no livro.  

“Vejo Fábio Mozart, filho adotivo de Itabaiana que nunca a esquece. Tudo o que faz tem como tema Itabaiana. Ele é querido e amado por todos que o conhecem, desde as madames dos bordéis aos poetas dos cordéis, dos bebinhos da mesa de bar aos artistas do teatro, dos ferroviários seus colegas aos que ainda produzem cultura nesta terra”. (Ronaldo Morelle)

É muita seratonina no corpo do velho Mozart! O bicho aos setenta anos produz com a mesma intensidade dos anos 80. (Eu me autoelogiando)

Aos 78 anos, Dilma ocupa um dos cargos mais importantes do planeta. Ela é Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos Brics. É muita seratonina!

Com 89 anos, dona Dorinha acorda todo dia às 5 horas da manhã, faz seu café, lava pratos, lava roupas, estende as roupas, faz o almoço e depois lê e se garante nas palavras cruzadas. É seratonina demais, rapaz!

Luiz Ignácio Lula da Silva aos 80 ainda tem paciência para aturar os malas da política e andar pelo mundo como um “globe trotter” da democracia. Seratonina esquerdista não extremista.

A serotonina é um neurotransmissor que age como um "mensageiro químico" no cérebro e no corpo, influenciando funções como humor, sono, apetite, digestão, coagulação sanguínea e até a função cognitiva.

Sabe por que não vou ao circo? Porque não tolero a concorrência profissional. Na verdade, tenho inveja do palhaço. (Meu sonho era ser clown).

Se eu fosse palhaço, meu número começaria com essa piada besta animal:

– O gato disse pra gata: Miau
– Aí a gata respondeu: Miau
– Aí o gato falou: Não mude de assunto!

Ex-ministro de Bolsonaro autorizou entidades suspeitas de desviar quase R$ 2 bilhões do INSS. Deveria fazer companhia ao chefe na Papuda.

Tem médicos recomendando que as pessoas não tomem vacina. Esses criminosos já estão na mira do Ministério da Saúde.

Estou convocando pessoas interessadas para aprender a fazer cordel em grupo online e, ocasionalmente, em reuniões presenciais, conforme a disponibilidade dos participantes.

Responsabilizo-me pela mentoria para troca de experiências, na integração com outros poetas populares para aprimorar sua escrita. (99960-6717)

Máximo de 10 pessoas na faixa etária a partir de 15 anos.

O professor Flaviano Batista lançará seu livro “Enrolando-se nas ruas do Carretel e da Manichula – Espaço de vida boêmia e prostituição na cidade de Itabaiana”, no dia 28 de novembro no Centro Cultural São Francisco, durante o Festival Literário Internacional da Paraíba. 

Eu estou no livro de Flaviano, onde apareço testemunhando alguns lances dos cabarés da minha geração e as putas afamadas, entre elas Maria da Garrafa.

Para os da nova geração, Maria da Garrafa foi uma meretriz especializada em treinar garotos na difícil arte de fornicar. Eu lembro dela com sua imensa barriga, seus peitos taludos, sua bunda imponente e sua mania de carregar um pintinho no ombro. Pinto de penas, o filhote da galinha.

Não fiz parte de sua lista de clientes mirins porque naquela época eu ainda estava na fase da inocência absoluta. Fui tirar o cabaço anos depois na beira do rio Paraíba, com uma velhota lavadeira de roupas e desencaminhadora de guris.

Alfredo Martins: “A memória é um objeto caro à História, para compreensão dos eventos e ações humanas no seu tempo histórico.”

No dia 29, também lançará seu livro de poemas Almas nuas o amigo Wagner Lins, de Itabaiana, programado no Festival Literário Internacional da Paraíba, no Centro Cultural São Francisco.

Outro amigo, Jota Lima, de Juripiranga, será um dos autores a lançar sua obra neste mesmo festival, no mesmo dia 29.

O Presidente da Sociedade Zé da Luz, Sérgio Ricardo, lança sua biografia no dia 28 neste festival, às 18 horas.

Por me achar um velho rabugento e cheio de manias, amigo meu me chama de Rei, em homenagem ao Roberto Carlos. 

Esse amigo das antigas também é outro chato de galocha, como se dizia antigamente. A gente sempre acaba discutindo por um assunto qualquer, mesmo o mais fútil. Cada um vestido no figurino tolerância zero. Mesmo assim somos amigos há mais de cinquenta anos.

Aos setenta anos, continuo na mesma vibe da adolescência: muitas ideias na cabeça, pouco dinheiro no bolso e nada nas mãos.

Nesta terça-feira (18) os poetas Thiago Alves, Josafá de Orós, Fábio Mozart, Chico Mulungu, Merlanio Maia, Jota Lima, Arnaldo Mendes, Oliveira de Panelas e Maria Soledade recebem votos de aplausos concedidos pela Câmara de João Pessoa.

Na oportunidade, será apresentado o projeto de Lei que já tramita na Câmara Municipal tornando a FLOR - Festa Literária do Extremo Oriental Patrimônio Cultural e Imaterial de João Pessoa

Quando baixa uma ideia feito Pomba Gira de madrugada, levanto e ligo o notebook noite a dentro.

Às vezes prefiro ser hermeticamente poético do que pornograficamente explícito.

Tijolinhos para minha amiga Suley Souza neste Dia Nacional de Combate ao Racismo.

 

VERSO DO DIA

 

Eu sou aquela mulher que fez a escalada
da montanha da vida
removendo pedras e plantando flores.


Cora Coralina

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário