sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Acabou faz anos...


Tenho lido quase diariamente nos Blogs de Itabaiana que pessoas conscientes e preocupadas estão denunciando o crime ambiental, desumano, anti-social, político, que estão praticando com a retirada da areia do leito do rio Paraíba do Norte em Itabaiana. Não sei se outro município da região também pratica tal ato.


Esse famoso rio na historia da Paraíba há muitos anos vem sofrendo seqüelas em todo seu percurso. Sua perenidade acabou faz anos, sua vegetação típica de rio perene acabou faz anos, suas fontes naturais de água que matava a sede de muitos paraibanos acabou faz anos, principalmente os que moram após as represas e açudes nele construídos, a renda das senhoras lavadeiras que usavam suas águas para sua subexistência acabou faz anos, as vazantes para plantações de alimentos como tubérculos, frutas e hortaliças acabou faz anos, o lazer da população em usar suas águas para o banho acabou faz anos. Só esse banho me faz ainda hoje lembrar da felicidade que sentia quando criança em ir ao rio tomar banho.


Pois é, esse medíocre, infeliz e criminoso projeto de retirar as areias do seu leito, com certeza eu não, mas meus descendentes irão escrever como eu escrevo agora: “Aqui existia um famoso rio chamado Paraíba do Norte que faz anos que acabaram com ele.”

Temos visto através dos meios de comunicação varias tragédias ocorrendo mundo afora, populações perdendo todos os bens materiais, inclusive o mais precioso que não há reposição, que é a vida , ou de seus entes queridos. Todos os profissionais que estudam as causas dessas catástrofes são unânimes em afirmar que a natureza não está castigando ninguém, é o ser humano que está provocando essas calamidades Ai entra a intolerância econômica/política/social dos governantes que vem a se conjugar com aquele jeitinho que o povo tem de levar vantagem em tudo, construindo moradias em lugares impróprios, desmatando áreas, retirando areia do leito de rios, desviando leitos naturais, etc, etc...

Quando a coisa feia acontece, quem paga o pato? A população trabalhadora e carente. Os governantes se salvam numa boa, sempre são imunes de culpa com o aval da Justiça.


Orlando Pereira de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário