sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Zé Ramos depõe na “Lista de Irene”


Zé Ramos diante da câmera de Jacinto Moreno, o Glauber Rocha do bairro dos Novais

O compadre Zé Ramos recebeu a equipe do documentário “A lista de Irene” em seu confortável escritório na Avenida Coremas, na Capital. Comentou como foi sua passagem pelo Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, ele que fazia o papel de apresentador da peça “A peleja de Lampião com o Capeta”. Lembrou até da fala inicial do espetáculo, quando se levantava da platéia e gritava:

-- Senhoras e senhores! A estória que vamos narrar é fruto da pura imaginação. Passará a ser passada bem no buraco do cão, na casa de Jesabé, no antro da perdição, donde nos chega a notícia de grande tribulação que passou o Virgulino Ferreira que é Lampião!

Na época, essa interação palco/platéia era novidade no teatro. Segundo Zé Ramos, sua passagem pela Sociedade Zé da Luz, com seu teatro, seu jornal e seu grupo de jovens inteligentes e intelectualmente ambiciosos foi marcante em sua vida. “Passei a me interessar por livros, e quando comecei a ler, abri os olhos para o mundo. De questionador da ditadura, passei a militante político pelo antigo MDB, onde me elegi vereador. O GETI foi fundamental na minha formação cidadã”, garante Zé Ramos.

Mas a grande pergunta mais uma vez ficou no ar: “Por que os atores Biu Penca Preta, Rossi e Enoch de Macena foram expulsos do GETI em 1978?”. Versões apontam para um pretenso assalto à geladeira de Zé Tavares na encenação da Paixão de Cristo. De qualquer forma, o livro de Romualdo Palhano vai esclarecer a dúvida. O livro será lançado em 2011 na cidade de Itabaiana, comemorando os 35 anos do Grupo.

Zé Ramos foi um dos fundadores do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana e exerceu a presidência da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, hoje Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba. O grupo continua sua tarefa de motivar, educar e emocionar os jovens, apesar das dificuldades que nunca foram superadas. Não temos um local digno para apresentações, nem recursos. Zé Ramos confessou que tem projeto de se candidatar ao cargo de prefeito de Itabaiana em 2012. Se chegar lá, deu esperanças de que a cultura em Itabaiana será tratada com a devida consideração, como fator fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário