quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visitando a professora Nel Ananias, Rainha da Festa da Conceição de 1946


Nel Ananias, professora aposentada de Itabaiana, recebeu a equipe do documentário “Itabaiana, terra de bamba” para um depoimento. Ela falou do passado com uma desenvoltura e memória espetaculares. Aos 81 anos, Nel lembra de fatos que se passaram nos anos 30/40 como se tivessem acontecido ontem. Era uma moça muito bonita, fina flor da sociedade de então, coroada Rainha da Festa da Conceição de 1946.

Na foto, o blogueiro e Nel Ananias, ela com meu livro “Biu Pacatuba”. Nel foi professora do meu irmão Sósthenes Costa. Escreveu um livro contando sua vida de moça inteligente e locomotiva da sociedade. Casou com um americano e foi parar em Nova Iorque. É uma das figuras de proa do rights society local.

Nel é filha de Antonio Ananias, que ficou famoso pela bela voz e pela rigidez com que exercia o cargo de preposto da Justiça e fiscal de menor. Os meninos daquela época mijavam nas calças curtas apenas em ouvir falar o nome de Antonio Ananias. Zé da Luz menciona esse cantor em um de seus versos.

Essa professora internacional e ao mesmo tempo tão itabaianense falou por mais de uma hora das figuras que fizeram história na terra de Sivuca. Por sinal, ela não guarda boas recordações do mestre. Garante que Sivuca nunca fez nada pela sua terra natal. “No centenário de Itabaiana, ele cobrou 30 mil reais para fazer show homenageando a cidade. A Prefeitura não pagou, ele não veio”, revelou Nel Ananias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário