sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Privatizaram a festa da Conceição em Itabaiana

Reginaldo Rossi aos pés do altar brega

Um mano das quebradas debochou: “O padre de Itabaiana convidou o próprio Jesus para a festa na frente da Igreja Matriz, porque, se faltar bebida, o fera dá um jeito.” O Diretor de Cultura da cidade de Mogeiro, Eudes Vidal, preocupado com o som do show de Reginaldo Rossi na frente da Igreja, farra patrocinada e devidamente lucrada pelo padre: “A estrutura da Igreja é antiga e é patrimônio do povo. O som do palco pode abalar os alicerces da centenária construção,” diz Eudes, preocupado.

O “Rei do brega” foi o artista escolhido pelo padre para homenagear Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro de 2011. O padre considerou que a atração seria conveniente para os padrões estéticos de uma cidade que tolera uma favela de barracos infectos e barulhentos na praça principal, com seus bêbados urinadores das portas alheias (incluindo as da Igreja) e suas caixas de som brega, dezenas de decibéis irresponsáveis e criminosos.

Até quem não mora em Itabaiana ficou abismado com a privatização de uma festa tradicional de rua e a agressão a um dos mais importantes monumentos históricos da cidade, terra de Mestre Pingolenço e do artista da madeira Luiz Martins de Carvalho, pai de Vladimir Carvalho. Pingolenço instalou o relógio da Igreja, Mestre Luiz Martins talhou em madeira de lei as portas e altares do templo. “Novos tempos” avacalharam a festa da Conceição e nossas mais caras tradições.

Minha cidade Itabaiana do Norte é pródiga em tolerância. Fazem gato e sapato de nossas vidas, das ruas, do patrimînio público, e ninguém protesta. Todo esforço civilizatório se esvai diante de uma estrutura de poder que corrompe, humilha, denigre e escarnece de nossa história, dos nossos valores e sentimentos mais nobres. Nossas defesas contra essa barbárie simplesmente parece que inexistem.

No futuro próximo, admitindo-se a continuidade do atual estado de coisas, os fiéis deverão comprar seus ingressos para as missas que poderão ser pagos em até 36 vezes no cartão de crédito, sem juros.

3 comentários:

  1. A barbárie toma conta de tudo já faz um tempo, Fábio. O seu otimismo é que não deixa ver. Mas nada tem a ver com "estruturas de poder". A barbárie que consome toda civilidade, tal qual nuvem de gafanhotos, é a do povo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. se o povo tiver vergonha não comprará os ingressos, ficará fora escutando de graça....

    ResponderExcluir
  3. so os otarios que foram, porque gente sensata nao colocou nem os pes la. uma vergonha, humilhante

    ResponderExcluir