terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mais um livro de memórias itabaianenses



Esse é único, ao mesmo tempo singular e plural, como são quase todos os livros de memórias. Singular porque guarda as lembranças de uma pessoa, no caso o professor Romualdo Palhano, e plural porque é parte da história de toda uma geração. É a história de um morador da cidade e de um período da própria cidade.

O livro de Romualdo é um marco na bibliografia desse doutor formado na academia, mas que estruturou sua visão de mundo a partir das vivências na Itabaiana da década de 70/80. Esse livro “Eu e a Rainha”, de Romualdo Palhano, ainda inédito e que a partir de hoje (sempre nas segundas-feiras) passo a publicar na Toca, tem uma linguagem mais poética para revelar seus passos de infância, “de menino a rapazinho”. Diferente das obras anteriores do Romualdo, mais acadêmicas e baseadas em concretudes científicas, aqui ele rola suave nas nuvens das lembranças, palavras que registram vibrações inscritas nas doces ou amargas recordações dos seus verdes anos.

Assim é que Romualdo começa repassando as ruas onde morou: Padre Ibiapina, Rua dos Ferroviários, Travessa da Rua da Palha, Rua Alfredo Coutinho de Lima, Rua João Feliciano de Luna e a Rua Poeta Zé da Luz, onde por fim veio a conhecer o teatro amador no Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, marcante na sua vida profissional e de cientista social. Tão importante foi o Grupo que mereceu um livro de Romualdo Palhano: “O Teatro na terra de Zé da Luz – Da União Dramática ao GETI”.

Toda a obra de Romualdo Palhano (são onze livros) encontra-se à disposição do público leitor na Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário