sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ponto de Cultura em casa nova




É nessa bela casa do começo do século vinte que vai funcionar o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba.

O ambiente é jóia, os protagonistas são pessoas ricas em vontade de aprender e ensinar, artistas artesãos, teatristas, cineastas e pessoas curiosas, generosas e inteligentes. É a turma do Ponto de Cultura que vai cuidar com carinho desse espaço de arte na cidade que viu nascer o grande pintor Otto Cavalcanti.

Nesta casa verde, na década de 30, estudou o escritor José Lins do Rego. Ele vinha de Pilar no trem da Great Western estudar com um homem ranzinza e exigente, o professor Maciel. Foi nessa escola que Zé Lins tomou contato pela primeira vez com a magia da palavra escrita. É lá que o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vai dispor os livros da Biblioteca Arnaud Costa. A casa parece perfeita para acolher os fazeres, saberes e sonhos da nova geração de Itabaiana. As inspirações artísticas terão acolhida e incentivo.

Tentando teimosamente sobreviver, lutando contra a falta de recursos, o Ponto de Cultura vai entrar o ano de 2012 em casa “nova.” Estamos aceitando donativos para comprar cimento e construir o auditório. Com sua habitual boa vontade e coragem, a nossa comadre Débora Lins está correndo um livro de ouro para levantar a grana e preparar a festa de inauguração.

Grato a quem ajudar esse projeto de grande alcance social e cultural.

Um comentário:

  1. acho que você se enganou, o colégio são josé não fucionou nesta casa, e sim ao lado, onde fuciona hoje a maçonaria.

    ResponderExcluir