sábado, 3 de dezembro de 2011

Solo de clarineta na Rua da Boca da Mata


O escritor gaúcho Erico Veríssimo escreveu uma biografia que chamou de Solo de Clarineta, onde conta sua infância e adolescência e, em um segundo volume narra suas viagens com sua esposa Mafalda. Ele achava que sua vida “não era um concerto de jazz ou uma grande peça sinfônica, mas um solo de clarineta."

Lembrei desse livro quando atendi telefonema do meu compadre Jocemir Paulino, doando uma clarineta nova na caixa para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar adubar o seu grupo de música regional, nosso tão famoso e jamais ouvido “Ganzá de Ouro”, que tem como compositor oficial o poeta Orlando Otávio. A Rua da Boca da Mata é o poético e tradicional nome da Rua Coronel Firmino Rodrigues, novo endereço do Ponto de Cultura.

O Ponto agradece demais ao Jocemir pela rica doação. Não há como não se sensibilizar com um ato desses. São atitudes assim que nos impele pra frente. O fio condutor das nossas atividades culturais e artísticas é a boa vontade e a solidariedade dos compadres e comadres itabaianenses. 

Jocemir é filho de Zé Paulino (in memoriam), o maior jogador de futebol de Itabaiana de todos os tempos, conforme testemunho do meu pai, contemporâneo do craque.

Para nós, a clarineta doada por Jocemir dará o tom para uma grande orquestração de amor à arte e à terra comum. Sem falar nas dez sanfonas já prometidas por outro compadre, que depois eu falo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário