segunda-feira, 8 de março de 2010

Vale do Paraíba tem a gestão mais feminina da História


No dia da mulher, comemorado ontem, lembrei que apesar de nossa complicada democracia, as mulheres estão realmente assumindo os papeis de comando, o que não deixa de ser um bom indício de progresso social. No vale do Paraíba, das sete cidades, nada menos que cinco delas são governadas por mulheres: Itabaiana, São José dos Ramos, São Miguel do Taipu, Pedras de Fogo e Pilar. Uma porção de homens metidos a sabidos estão ainda hoje choramingando suas derrotas para essas mulheres batalhadoras e corajosas, sem aqui entrar no mérito das competências e renovações de costumes, que isso já é outro “Mané Luiz”, como dizia minha vó Joaninha, ela mesma uma mulher de fibra que dá nome de rua em sua velha Itabaiana.

Os currais eleitorais estão ficando mais cor de rosa, o que não deixa de ser um avanço nesta terra machista por excelência. Em todas essas cidades citadas, pela primeira vez na história elegeram uma mulher para prefeita. Em comícios e cochichos de pé-de-orelha e beira de calçada, ainda se ouve as ofensas dirigidas às mulheres que têm a coragem de enfrentar os homens nas lutas eleitorais. Nesta onda, devagar, as mulheres deixam de ser apenas matronas ou “primeiras damas” e passam a reinar como líderes políticas.

Mas a realidade mostra que ainda falta muito para que a mulher assuma posições conforme sua parcela demográfica, no caminho para a igualdade com os homens. As mulheres representam 51% da população brasileira e ocupam menos de 10% da representatividade política no país.

A proporção de mulheres na Câmara dos Deputados em relação ao número de homens reflete a grande vantagem masculina. De 513 parlamentares que compõem a Casa, apenas 45 são mulheres. Nenhuma delas ocupa cargo na Mesa Diretora. No Senado a situação não é diferente. Das 81 vagas, apenas dez são ocupadas por mulheres.

Tomemos como exemplo a Câmara Municipal de Itabaiana, cuja prefeitura é administrada por uma mulher. Nenhuma vereadora bate ponto na bancada do legislativo mirim da terra de Leonilla Almeida, a heroína de Campo Grande. Neste ano, duas mulheres irão concorrer à Presidência da República. Contudo, ainda há uma desproporção entre os esforços femininos e os espaços conquistados na política. As mulheres prefeitas do vale do Paraíba representam um bom indicativo do avanço das mulheres na luta contra o preconceito e na igualdade de forças entre gêneros nos poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário