terça-feira, 9 de março de 2010

São José dos Ramos se impõe pela arte


Pela primeira vez em sua história, São José dos Ramos tem uma mulher como prefeita, a médica Cida Gonçalves. Esse fato político e cultural não pode mais ser desprezado nem ignorado pelos seus vizinhos de Itabaiana, cidade que conserva ainda um ranço muito forte de preconceito com relação ao pequeno Município, ex-distrito de Pilar. Sim, porque com sua visão peculiar das coisas, a prefeita já vem moldando uma nova imagem de São José dos Ramos, a partir de ações aparentemente simples, mas que acabam se transformando em experiências de transformação de mentes.

No dia 8 de março, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar promoveu uma homenagem às mulheres, ocasião em que os jovens bailarinos do Grupo de Dança Contemporânea do Projovem de São José dos Ramos realizaram uma bonita exibição. Na plateia, orgulhosa, estava a prefeita Dra. Cida com todo seu secretariado, prestigiando a exibição dos rapazes e moças, um reconhecimento explícito da relevância da arte e da necessidade de acesso das populações mais pobres aos bens culturais da humanidade.

Senti um certo ressentimento entre algumas pessoas daqui, um desgosto por ver São José dos Ramos exibir seus valores artísticos e culturais com total apoio da Prefeitura, enquanto que em Itabaiana a realidade é bastante diferenciada. Para nós, que produzimos na urgência do dia-a-dia e na precariedade da falta de recursos e apoio, poder assistir ao grupo de danças decentemente vestido, com toda estrutura e sustentáculo, é uma satisfação considerável.

Fiquei tão bem impressionado com a apresentação do grupo de danças contemporâneas de São José dos Ramos quanto as demais pessoas que estiveram no evento, apesar dos erros e limitações dos jovens bailarinos. Escolhemos fazer vista grossa a isso, destacando a coisa boa que é uma cidade ser reconhecida e invejada pelo que pode produzir na arte e cultura, diminuindo a visão injusta que se tem dessa simpática cidadezinha do vale do Paraíba. Tudo isso porque a prefeita resolveu apostar na arte como elemento de promoção do ser humano e divulgação de sua comunidade.

Como diz o poeta Jessier Quirino: São José dos Ramos “marcou presença feito pimenta em panelada” na reunião festiva do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. De minha parte, estou satisfeito também por ver reunidas mais de cem pessoas que saíram de suas casas, deixaram a novela da TV para prestigiar jovens amadores que armam suas tendas longe da cultura de consumo espetacular e de massa, rejeitando os papéis limitadores que lhes são impostos. Fazer dança moderna em São José dos Ramos é tão revolucionário quanto renovar os padrões estabelecidos nas mentes embotadas por sentimentos desfavoráveis a determinada comunidade, opinião concebida sem qualquer exame crítico. São José dos Ramos fez um gol de placa em Itabaiana, pra deixarmos de ser preconceituosos.

Um comentário:

  1. Esta prefeita ainda nao disse pra que veio! final, vai ser burra no inferno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir