domingo, 28 de março de 2010

Cavalgando na planície da solidariedade


De tanto eu escrever sobre o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, dois cavaleiros cheios de curiosidade se abalaram do Rio Grande do Norte para Itabaiana com o propósito de ver, ouvir e conhecer essa experiência sócio-cultural. São eles José Paz de Melo e José Mário Pacheco. Esses dois josés efetivamente estiveram no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, conheceram a Biblioteca Comunitária Jornalista Arnaud Costa e foram muito bem recebidos pela jornalista Clévia Paz, que explicou o funcionamento do Ponto de Cultura. Pacheco disse que ficou encantado com a escola de música.

Essa visita se deu em 19 de março, coincidentemente dia consagrado a São José, santo de devoção dos dois josés peregrinos, empreendedores de longas jornadas pelas terras do “bem virá”. Zé Mário resolveu na hora: destinaria 20% das vendas dos “kits” da IV Cavalgada da Integração João Duré, vendidos na Paraíba, para compra de instrumentais da escola de música e do conjunto “Ganzá de Ouro”.

A Associação para o Desenvolvimento Comunitário João Duré fará essa doação. A entidade será oficialmente fundada em 29 de março, amanhã (estou escrevendo no domingo, 28), e já opera em todo o território nacional, promovendo a “Cavalgada da Integração João Duré”, este ano em sua quarta versão. Essa cavalgada já famosa se dá entre as cidades de Macaíba/RN e Itabaiana/PB, saindo da fazenda Jatan, de Zé Mário. Vem gente de muitas ribeiras participar dessa festa de vaqueiros. Este ano, serão distribuídos 40 mil folhetos sobre prevenção de câncer de pele durante o percurso. E tem o projeto “Crie uma cabra”, para garantir segurança alimentar às populações pobres do interior. Vão repartir trinta novilhas de cabra e três reprodutores entre famílias pouco favorecidas.

João Rodrigues de Almeida, o João Duré, foi um agropecuarista de Itabaiana, irmão de José e Severino Duré, patriarca de tradicional família de minha terra. Pelo seu jeito íntegro e autoridade moral, era chamado de Coronel João Duré. Dedicou-se à vaquejada na sua fazenda Bom Sossego, alcançando grande prestígio neste esporte genuinamente nordestino. Seu neto, Dr. José Mário Pacheco, homenageia a conduta exemplar e o carisma do avô com essa Cavalgada da Integração.

Agradecemos, sensibilizados, o gesto de Zé Mário Pacheco no sentido de ajudar este projeto sócio-cultural do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Atitudes como esta realmente honram a “magnitude das ações e a idoneidade ilibada do Coronel João Duré”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário