segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O velho Leão na Maçonaria


Este velho Leão vai adentrar na Maçonaria, mas não é para iniciação nos rituais secretos dessa irmandade, e sim para atender ao convite do meu compadre Mestre Maçom Marcos Oliveira, de Itabaiana (foto). Ele pede uma palestra sobre movimentos culturais nas pequenas cidades.

Conheci Marcos nas lutas políticas de Itabaiana nos anos 80. Éramos meninos e idealistas. Já não somos meninos, mas no que somos francos, sinceros e sonhadores, continuamos idealistas.

Como um cavaleiro medieval que carrega sua heráldica pelos campos de batalha em busca do bem comum, Marcos Oliveira ainda tem orgulho de sua estrela petista, preservando as qualidades passionais do vermelho, símbolo perfeito do sacrifício. Vestido agora com seu avental azul da Maçonaria, Marcos é o animador dessa sociedade discreta (não a querem secreta), que sendo universal ainda luta pela liberdade, democracia, fraternidade e igualdade. O cara tem que ter um espírito filantrópico para ser Maçom, e isso Marcos tem de sobra, além de inteligência e boa vontade para com sua cidadezinha tão pobre e mal gerida.

Lá estarei falando sobre nossa realidade, que conheço profundamente. Fundei bibliotecas, teatros, rádios comunitárias e associações culturais em todas as cidades onde passei e posso dar conta de quase imperceptíveis movimentos culturais nas pequenas comunidades, manifestações que fazem a realidade suportável. Sem ser um sujeito verbal, não tenho jeito pra discurso, mas a coisa lá vai ser um bate-papo informal, como garante Marcos.

Por falar nisso, o compadre Agostinho está disponibilizando o CD "Música de cavalo-marinho e boi-de-reis na Paraiba", para as rádios comunitárias, aquelas autênticas que seguem o ideário de divulgar nossa cultura popular. É só entrar em contato com ele:

agostinho.lima1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário