terça-feira, 16 de outubro de 2012

COLUNA DE EFIGÊNIO MOURA




Diga-me com quem andas...

(Efigênio Moura)


Os vereadores eleitos da base de Fábio Rodrigues tiveram no ultimo 7 de Outubro exatos 3.728 votos, e  aí, estão inclusos os votos de Pastor Ronaldo. Sim, pois pelo que vi e conversei, ele é da base de Fábio, inclusive gravou comigo o guia eleitoral. Fábio teve 4.097 (369 a mais que o número acima). Somando todos os votos da coligação Avança Itabaiana, os vereadores tiveram 6.625 votos. Se todos esses votos fossem, transferidos para Fábio ele seria o próximo prefeito. Até menos que isso.

O que sabemos é que nenhum vereador consegue transferir em sua totalidade os votos que arregimenta para si e que, no caso particular de Itabaiana, tanto faz quem será o prefeito. A prática de mudar de lado é tão comum que recém-eleito e outro reeleito vereador não levaram em conta as cores que defenderam durante a campanha. É como se fosse outra situação (e quase é), é como se fosse outro jogo. É como se fosse a hora da ‘onça beber agua’ e nessa hora, esquecidos estão eleitores, coordenadores de campanha, bom senso, candidatos à majoritária e principalmente, partidos, a quem de fato pertence o mandato. Wellingson e Júnior Pacheco fizeram questão de estarem em cima de um palanque improvisado em que o prefeito e vice recebiam as glórias por seu triunfo, no dia 7 a noite.

Isso dá o mote para o próximo quadriênio. Sem a possibilidade de perda de mandato (?), os vereadores eleitos desrespeitam siglas, coligações, povo e votos e por si só, caminham de braços dados a quem vence uma eleição. Dos 11 eleitos, acredito que 3 não deverão a priori, escutar o canto da sereia. Esses três poderão vir da base de Lúcio: Ubiratan, Baiaco e Semeão poderão fazer o bloco oposicionista somente no grito, porque na prática, eles serão engolidos. Poderia ser 4, mas Júnior, o Pacheco, ao esbravejar contra Zé Ramos, já mostrou que o poder só não muda a pessoa, como a devolve para um lugar comum.

A falta de compromisso dos vereadores e até da majoritária para com os eleitores dessa cidade, se dá pela forma de como foi ‘negociado’ o sufrágio. O prefeito eleito outra vez será feito refém da câmara. Dos 11, apenas dois (Zé do Curtume e Lula) são da coligação vitoriosa, o que fará com que prefeito negocie cargos, posições e se comprometa com algo para os 9 restantes ou, para no mínimo 6 vereadores eleitos.
Mas uma coisa que candidato a prefeito não se preocupa é com eleição de vereador. Sabe que a qualquer aceno vantajoso, será bem recebido pelo edil mirim.

Tô doidim pra eles provarem que esse texto é mentiroso.


Efigênio Moura
Profissional de Marketing, Radialista, Escritor, Raposeiro.


3 comentários:

  1. Engraçado é vc, fazendo essas observações, justo vc caro zé do povo que falava a torta e a direita da apoiadora de Fábio "Mamuska" Você tem um problema comum entre alguns Itabaianenses, a ganância, vc é o tipo de homem que vai para onde se paga +. e todos sabem! acredito que no meu humilde ponto de vista, que para falar de alguém e suas ações, primeiro tem que dar o exemplo!

    (aceite minhas humildes criticas)

    ResponderExcluir
  2. Eu tô doidinho igual a vc pra dizer que vc tá doidinho mais é pra pegar uma boquimha com A.C mais endoideça logo de vez porque o pè frio da campanha de A.C era vc. Você não é Zé do povo não, vc é Zé de quem te der mais.Xou pé frio.

    ResponderExcluir
  3. Quais bons exemplos vc tem pra ficar julgando os vereadores ai citados?
    Logo vc Zé do povo, que esteve todo o tempo com AC, contra D. Dida e esse ano, todo seu conceito sobre ela mudou assim de repente? Quem mostrou ir pra onde tem poder foi vc, fazendo um programinha mentiroso favorecendo Fábio! Mas de fato, parece que vc era um dos pés frios da campanha de AC!
    Gostaria de perguntar ao Blogueiro Fabio, que preocupação tão grande é essa com o Vereador Junior Pacheco? Uma vez que essa não é a primeira reportagem que o nome dele é citado no seu blog!
    Lembre-se, que o mal por si, se distrói!
    E tentar degrinir a imagem de uma pessoa, é um mal muito grande!

    ResponderExcluir