segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estudante pesquisa sobre líder político de Itabaiana


Instituto Dom Ulrico, fundado por Heráclito Cavalcante


A estudante Adriana Rocha cursa arquivologia, 8º período, na Universidade Estadual da Paraíba e prepara sua monografia com projeto de pesquisa de gestão de documentos. Adriana concentra-se na figura do Desembargador Heráclito Cavalcanti, chefe político de Itabaiana até a revolução de 30, quando passou a ser perseguido pelos seus inimigos políticos.

O filho do Dr. Heráclito, General Frederico Mindelo Carneiro Monteiro, escreveu um livro sobre a trajetória política do pai. No livro, General Frederico Mindello Carneiro Monteiro desfia a genealogia de sua família, com os ascendentes e descendentes, descreve a Itabaiana do começo do século vinte, “a mais adiantada cidade do interior paraibano”, dotada de calçamento, arborização, água encanada, luz elétrica, telefone, jardins e o famoso coreto vindo do estrangeiro, trazido por ordem do Dr. Heráclito. Dedica um capítulo especial à descoberta do cemitério indígena no Alto dos Currais em 1890, com cadáveres humanos datados da fase precolombiana. Era da tribo Tupi, os primeiros habitantes do lugar.

Em João Pessoa, Heráclito fundou o Orfanato Dom Ulrico. “Quero saber também o tipo de arquitetura daquele predio, para a minha monogafia e projeto de pesquisa de gestão de documentos”, diz Adriana.

Uma pena que os estudantes de Itabaiana não conheçam sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário