sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Deus salve a Rainha




Essa cidade que se vê do céu viaja ao sabor das minhas melhores lembranças. Foi nesse lugar que cresci, adolesci e casei, criei meus anjos-curumins. No riozinho que lambe as bordas do lugar, pesquei piaba com gosto de robalo, pitu com cheiro de lagosta. Pelos fantasmagóricos confins dos seus becos, vielas, praças, estradinhas e campinhos de várzea, joguei, bebi, tramei, escrevi, sonhei, amei, lutei e desenhei estrelas no peito com a ousadia dos que nada podem, mas tudo crêem.
Depois, pouco a pouco fui me afastando do meu lugar, tangido pela necessidade, nos caminhos do destino inexorável. A cidade não mudou muito, continua imutável seu traçado centenário, sua cultura da moléstia dos cachorros de linda e pura, embora latente, sem aparecer muito devido aos decibéis da estupidez desses tempos acidentais. Os da minha geração é que teimam em desencarnar. Ó que saudade que tenho da aurora de minha vida!
A gente só vive uma vez, mas pode morrer mais de uma. Na velha Rainha do Vale, a Itabaiana do Norte e dos meus cuidados, já viveu alguém que morreu duas vezes, conforme conto no meu livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes”, livrinho que teve o mérito de ser publicado com patrocínio do Ministério da Cultura, sendo que a morte jamais permitiu novamente semelhante abuso. Foi o primeiro e único bi-defunto. Continuo olhando para minha pequenina Rainha com o olhar do realismo fantástico, apontando com o dedo filial os matricidas que teimam em transformar minha cidadezinha numa Macondo qualquer, onde tudo é possivelmente impossível. Entenderam?
Mas o propósito dessa crônica é mais uma vez denunciar o desrumo dessa terra que serviu de berço para uma plêiade de heróis e gente mágica, por conta dos que, nos últimos trinta anos, encontram-se no tal “contexto fático probatório” de que fala o Barbosa, relator do Mensalão no STF. Uma turma que mamou criminosamente nos peitos generosos da Rainha, prostando-a quase sem vida no leito do descaso. A situação ficou além do controle. Só o povo do lugar para fazer a Rainha seguir o melhor caminho e entregar a chave da cidade a alguém que possa ajeitar as coisas, com carinho e generosidade, honestidade e respeito a essa Majestade de passado tão glorioso.
Próximo domingo, peço ao itabaianese: não seja uma rês na manada. Tem quem deboche da tal democracia, fraseando: voto é conversa pra bobo dormir. No entanto, rogo a você, eleitor, que não desonre nossa distinta Rainha. O que deve estar em jogo não é só uma eleição, mas um projeto de cidade e o futuro dos seus filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário