quarta-feira, 24 de outubro de 2012

COLUNA DE EFIGÊNIO MOURA



Futebol e política

Efigênio Moura

O futebol de Itabaiana tá mais para quinta divisão do campeonato do Amapá do que para qualquer outra tentativa de progressão. Esse processo vem se deteriorando há anos e é bem capaz de atingir o inatingível que é a eliminação total do esporte.

Itabaiana já teve muitos bons jogadores, alguns craques, mas nunca uma equipe capaz de fazer vibrar, de encher estádios, de disputar competições de níveis aparentemente superiores.

Pra começar. nem estádio Itabaiana tem. O campo de futebol, se não me engano, é propriedade privada. Itabaiana tem o Campo do Náutico, mas as ruas, as casas, o calçamento e as ladeiras impedem a realização de uma pelada.

O esporte não deixará de ser amador porque ninguém joga só com promessa. Não se tem notícias da Liga Itabaianense de Futebol. O que temos e vemos são alguns abnegados que tentam à exaustão, fazer acontecer aquilo que por pouco tempo conseguirão. Serão felizes nesse momento. Sentir-se-ão Neymar, Lucas, Fred, Ronaldinhos. Muito pouco para quem um dia foi Zico, Roberto Dinamite, Rivelino, Fumachu, Lula...

Os políticos, os que poderiam de verdade ganhar esse jogo, jogam e vencem sempre com a ilusão. Nada de concreto para o futebol de Itabaiana, nem prefeito, nem deputado, nem governador, só vereador que com poder e verba limitada, esboça um sorriso amarelo para a cidade de chuteiras.

Na falta do incentivo, os futebolistas, mesmo amadores, se voltam para outro clássico, talvez o único que realmente interesse a toda uma cidade, a política. E nessas eleições, tivemos a grata surpresa de um nascimento de uma terceira força. Vamos para um clássico de nossa política. Dona Dida e o PMDB é o FLA-FLU de Itabaiana. Sempre com embates históricos regados de verdades e mentiras, de estratégias capazes de fazer calar qualquer Duda Mendonça, esse ano, o clássico ficou de fora das disputas. Tudo graças à peripécia, à ousadia de um grupo, cansado das mesmices, resolvendo  peitar os tradicionais. Mesmo recheados de velhos inimigos dos dois lados, o PMN, que não deu a vereança a Manoel Medeiros, acabou com a alegria do clássico maior.

O futebol de Itabaiana precisa de um fato assim. Novo e vigoroso. Alcançando a segunda colocação, com uma diferença inferior a 650 votos, esse grupo tem uma tendência a brigar por posições melhores de acordo com a estratégia do candidato vencedor. Mas, pelo que já percebi e pelas fotos ‘feicebucadas’, integrantes do lado amarelo voltarão a ter cores vermelhas.

Nada de novo. Nem o futebol. Mas, para nossa esperança, aguardemos, pois, a construção da VILA OLÍMPICA, prometida em debate pelo candidato vencedor do ultimo pleito.

Queria acreditar nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário