quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pirataria em dose dupla


Antes de contar esse episódio, quero declarar que sou a favor da pirataria, que é um ato de rapina justificável por causa do alto preço do produto em lojas. Pessoas de baixa renda que não comprarem o produto pirata não vão comprar o produto original. A música é um valor cultural que pertence à humanidade, mas hoje é alvo de negócio mais do que suspeito das grandes corporações fonográficas. Nunca alguém viu as planilhas de custos da indústria fonográfica, portanto, ninguém sabe o quanto vale realmente um CD. O artista, esse sempre sai perdendo. A “voz do dono” tem uma longa história de exploração do “dono da voz”.

Dito isto, relato um mistério e uma sacanagem. O mistério é: por que não se encontra no mercado “negro” o DVD pirata do filme “Lula, o filho do Brasil”? O filme conta a história do Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva. No dia 13 de janeiro, muito antes do lançamento, foram apreendidas as primeiras cópias piratas do filme. Estavam sendo vendidas por camelôs no Rio de Janeiro, ao preço de cinco reais. O produtor do filme, Luiz Carlos Barreto, disse que para evitar a pirataria o DVD seria vendido a preços populares – entre R$ 10 e R$ 12 – e em maio serão distribuídas mais de um milhão de cópias.

Depois dessa apreensão, o filme de Lula sumiu do universo pirata. Duas dúvidas no meu cérebro cheio de teorias da conspiração: será que o sistema federal de segurança (SNI, PF e outros meganhas) não estaria envolvido em uma mega-operação para evitar a pirataria do DVD do chefe? E por que esse DVD vai ser vendido tão barato? Teve um subsidiozinho ou realmente desmascara a grande imoralidade e desfaçatez que é o lucro exorbitante da indústria cultural ligada ao cinema e à música?

Vizinho meu comprou um DVD pirata do filme que conta 35 anos da vida do atual Presidente. Desconfiado, pedi para conferir. Trata-se de um embuste dos piratas: com capa do DVD do filme, vendem ao freguês um documentário de Leon Hirszman chamado “ABC da greve”, de 1979, onde Lula aparece em algumas cenas.

O próprio Lula confessou que viu duas vezes o filme “Os filhos de Francisco” em DVD pirata, a bordo do avião presidencial em uma de suas inúmeras viagens pelo mundo afora. Pergunta de uma jovem compradora do falso DVD: “por que estão vendendo um documentário como sendo o filme ‘Lula, o filho do Brasil’? Será alguma jogada? Alguma estratégia? O documentário é muito bom, me fez entender coisas que não sabia, pois não gosto muito de debater sobre a política”. Vejam que coisa interessante: a moça comprou o DVD para ver o filme bajulatório do Lula e acabou se encantando com um documentário da vida real, dos tempos em que Lula era um líder autêntico, depois adotado por alguns intelectuais de São Paulo, incorporando práticas políticas que todos conhecem.

Mas a pergunta rola: por que não pirateiam o DVD do filme de Lula? Ou ninguém teve coragem de piratear essa droga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário