sábado, 5 de setembro de 2009

VAMOS AO PONTO



O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, irá funcionar em espaço localizado na Galeria Lins, em Itabaiana. A meta é iniciar os trabalhos em meados de outubro vindouro.

A equipe responsável: Edgles Gonçalves, Wagner Lins, Débora Lins, Marcos Veloso, Fábio Mozart e Clévia Paz. Objetivos principais:

01- Fazer conhecer e divulgar a cultura regional;

02- Contribuir para a valorização e o estudo da cultura itabaianense;

03- Incentivar os produtores culturais;

04- Criar meios para a produção nas áreas de audiovisuais, teatro, artes plásticas e música;

05- Instrumentalizar os grupos artísticos locais e dar visibilidade à sua produção;

06- Desenvolver e divulgar tecnologia livre no campo da informática;

07- Trabalhar práticas de rádio comunitária, conteúdo e gerenciamento, além de técnica de operação;

08- Fortalecer a economia local, estimulando a geração de emprego e renda em economia solidária;

09- Formar educadores/multiplicadores populares;

10- Incentivar o turismo cultural e ecológico na região.

Música, teatro, dança, canto, literatura…! Expressões artísticas de todas as vertentes. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vai reunir o que há de mais vanguardista, promissor e moderno na cultura do interior, sem esquecer das raízes locais, que precisam ser preservadas. Tudo isso por uma cultura mais humana, igualitária e democrática.

Ponto de Cultura é o Brasil, é o seu povo, é a sua força e seu talento. Ponto de Cultura é mais que um agrupamento de gente fazendo arte, é uma rede de pessoas imbuídas com o melhor que há da cultura de um povo e que faz da arte sua mais perfeita forma de expressão. “Não se inaugura um Ponto de Cultura, pois o Ponto é algo que já existia”, declarou o historiador Célio Turino, secretário nacional da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e idealizador dos Pontos de Cultura.

O Brasil hoje tem cerca de 2.000 Pontos espalhados por todo o País. Cada qual com sua arte, com sua forma de implementar a cultura, desde a erudita até a dos povos mais tradicionais do Alto Xingu. São milhões de brasileiros que foram “desescondidos” por meio desta política pública que começa a tomar a forma de um grande movimento social nacional. “Se este projeto vai se tornar perene, depende de cada um se levantar e declarar: EU SOU UM PONTO DE CULTURA!”, conclamou o secretário de Cidadania Cultural, na abertura da Teia Nacional 2008, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário