terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rádio comunitária e participação popular



Jovens da comunidade São Rafael dirigem a Rádio Comunitária Voz Popular

Rosângela Santos batalha na Rádio Comunitária Voz Popular, da comunidade São Rafael, em João Pessoa, assumindo ainda a coordenação de formação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba – Abraço. Recentemente, ela defendeu dissertação na Universidade Federal da Paraíba, no Programa de Pós-graduação em Educação, com o título de “Rádio Comunitária – um canal de expressão e participação popular”.

O trabalho resume a história dessas rádios de baixa potência e controle popular, sublinhando sua importância nas pequenas e humildes comunidades não contempladas pelas mídias convencionais. O estudo ainda faz levantamento bibliográfico sobre as rádios comunitárias, observando sua origem, trajetória, papel sócio-educativo e importância como espaço de atuação e participação popular. Um dos livros referenciais é o nosso “Democracia no Ar”, onde faço um histórico de algumas experiências com rádios comunitárias em Mari, Mogeiro, João Pessoa e Itabaiana.

Rosângela também aborda algumas práticas de rádios em várias regiões brasileiras, especialmente sua experiência pessoal com a Rádio Comunitária Voz Popular, atualmente calada pela Anatel. A Voz Popular funciona em um posto médico da comunidade. Nessa rádio, os jovens foram protagonistas de um projeto chamado “Fala Garotada”, em parceria com uma ONG local. O projeto contribuiu muito para o desenvolvimento humano e inclusão social de adolescentes e jovens da comunidade São Rafael.

Finalmente, o trabalho aponta a contribuição que as rádios comunitárias podem dar à questão ambiental. Resumindo, a dissertação de Rosângela apresenta uma discussão teórico-conceitual sobre a potencialidade das rádios comunitárias incentivarem processos educativos e de promoção da cidadania através do fazer-comunicação. Tudo isso é possível se essas mídias populares forem geridas de forma democrática.

Acesso ao trabalho da companheira Rosângela Santos:

www.ce.ufpb.br/ppge/index.php?option=com_content&task=view&id=224&Itemid=52

Nenhum comentário:

Postar um comentário