terça-feira, 6 de abril de 2010

A subcidadania te olha do fundo do poço


O que acham do caso do menino que foi linchado na casa do bacana, no Bessa? Eu particularmente penso que a cultura da nova barbárie já está definitivamente consolidada na sociedade. Está prevalecendo a cultura do individualismo e da competição levada às últimas consequências, gerando violência, medo e mais injustiça. “Mataram um cara, mas era só um trombadinha, um assaltante, cheira cola”. Um adolescente é assassinado brutalmente na madrugada, em uma casa de classe média alta onde se dava uma festa. Alguma coisa não vai bem num país onde se tem medo das crianças e adolescentes.

A naturalidade com que a nossa imprensa banalizou um assassinato violento apenas porque era um adolescente infrator infelizmente não surpreende. É a lógica da sociedade que eles reproduzem.

Andando pelas ruas nas manhãs de caminhada, eu observo os caras da subcidadania. Eles estão a postos cedinho, os meninos do crak, que passam as noites feito zumbis, andando sem parar. Os “homens cavalo”, aqueles que furam as noites catando lixo, puxando uma carroça, juntando material reciclável. As meninas da prostituição infantil estão na Lagoa, terminando as farras nas barracas, negociando o sexo precoce. O cara que ganha menos de um salário mínimo está desde as três da manhã no entorno do mercado Central, carregando mercadorias nos seus carrinhos. Os moradores de rua acordam cedo também, esperando que alguém lhes pague um copo de cachaça.
Na Alemanha, a parcela mais rica da população está apresentando ao Congresso projeto de lei para criação de imposto sobre as grandes fortunas, destinado a investimento maciço para extinção dos bolsões de pobreza que ainda existem por lá, se bem que muito mais amenos do que por aqui. Eles, os ricos, querem ceder um pouco de seu patrimônio para garantir segurança. Menos pobreza, mais estabilidade social. Essa equação simples diminui os perigos e incertezas de uma sociedade dividida entre poucos com muito e muitos sem nada. Quem me contou isso foi o compadre Normando Reis, sem citar a fonte. Aqui, no “país de todos”, os áulicos do poder petista garantem que é real a ascensão das classes D e E, a golpes de “bolsa esmola”. Sei não, acho que a gente perdeu definitivamente o rumo.

O Imposto sobre grandes fortunas tem sua previsão constitucional no artigo 153, inciso VII da Constituição Federal de 1988, mas até a presente data não está instituído em nosso ordenamento jurídico. E vejam que o imposto seria sobre as grandes fortunas e não sobre a fortuna em geral. Este imposto foi e é utilizado em alguns países com várias justificativas, entre elas a de tornar o sistema tributário justo com a incidência de um tributo que atinja os mais afortunados cidadãos. No Brasil, só pobre paga imposto e tem como retorno um serviço público mais do que ordinário.

Enquanto isso, a subcidadania te olha do fundo do poço. Por enquanto ela se esconde nas sombras da noite e pode ser morta e esquartejada nos jardins dos bacanas de classe média alta. Qualquer dia vai começar a ranger os dentes. Aliás, já começou. Os neo-escravos, mantidos pela coação do Estado, um dia vão derrubar os muros, conforme a letra da canção de Chico Buarque:

Meu amor, vi chegando um trem de candango
Formando um bando mas que era um bando de orangotango pra te pegar
Vinha nego humilhado, vinha morto-vivo, vinha flagelado
De tudo que é lado vinha um bom motivo pra te esfolar
Quanto mais tu corria mais tu ficava, mais atolava
Mais te sujava, amor, tu fedia, empesteava o ar
Tu que foi tão valente chorou pra gente, pediu piedade
E, olha que maldade, me deu vontade de gargalhar
Ao pé da ribanceira acabou-se a liça e escarrei-te inteira
A tua carniça e tinha justiça nesse escarrar
Te rasgamo a carcaça, descendo a ripa, viramo as tripas
Comendo os ovos, ai, e aquele povo pôs-se a cantar.

Um comentário:

  1. Fábio, vc disse grandes verdades. Aqui, só o pobre paga imposto. E não sabe, o infeliz, acha que quem paga "imposto de renda" é rico, logo, quanto mais roubarem o Estado melhor, não é do bolso dele que sai. E já passou da época de o Brasil criar vergonha e eliminar sua pobreza, tantas desigualdades. É uma vergonha.

    Contudo, acho que é preciso ser intransigente com a violência, quaisquer que sejam suas causa, mesmo a causada pela pobreza. São dois problemas, pobreza e violência, interligados e que precisam ser combatidos simultaneamente. Portanto, não concordo com a sua solidariedade ao assaltante linchado em João Pessoa. Acho que o sujeito que entra na casa de outro com uma arma e acaba morto teve o que merecia. Seja playboy ou favelado. Vc é uma pessoa tão inteligente, não contribua ainda mais com a violência com esses falsos escrúpulos humanistas tão característicos dos nossos intelectuais.

    ResponderExcluir