sexta-feira, 18 de junho de 2010

Homenagem a Nelson Coelho


O livro “Biu Pacatuba, um herói do nosso tempo” é um documento em versos de cordel sobre a vida do primeiro presidente das Ligas Camponesas de Sapé, abrangendo ainda episódios relacionados com a luta campesina no começo da década de 60 na várzea do Paraíba.

Desnecessário dizer da importância do registro para a memória das lutas populares, na resistência contra a opressão e a injustiça. Personagem central daqueles tempos, Biu Pacatuba não teve sua presença realçada, talvez pela personalidade tímida e recatada. João Pedro Teixeira, seu companheiro de ideologia e de lutas, foi um líder camponês que alcançou notoriedade após sua morte, mas é fundamental resgatar a história da vida de Pacatuba, que teve tanta importância quanto ele na saga das Ligas Camponesas.

Portanto, somos gratos à União Editora pela colaboração neste projeto sem fins lucrativos, que consiste no lançamento desta obra simples, vazada em sextilhas do cordel, uma das mais belas e legítimas expressões artísticas nordestinas.

Comunico que é com orgulho que dedico o livro ao jornalista Nelson Coelho, testemunha ocular daqueles momentos históricos em Sapé e Mari, cujos conflitos reportou para a imprensa da época e, depois, eternizou sua versão em brilhante obra, sempre coerente com sua visão de mundo e generosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário