quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Projeto Sivuca defende democratização do seu acervo


Recebi e repasso mensagem do jornalista Fernando Gaspari:

Prezado Fábio Mozart,

Meu nome é Fernando Gasparini, sou jornalista e coordenador do Projeto Sivuca - Maestro da Sanfona Brasileira, idealizado e fundado pela filha única e herdeira dos direitos de imagem do pai, a socióloga Flávia Barreto.

Como é de seu conhecimento, há um constante bafafá em torno da questão dos "direitos autorais" de Sivuca e de uma disputa familiar entre a "viúva" (que vem a ser a quarta companheira) e a filha. Faço-lhe contato, pois, de tudo o que eu leio sobre o caso aí na Paraíba, o seu blog é o mais equilibrado, mais ponderado e mais imparcial. O resto da imprensa paraibana parece já ter tomado partido.

Enfim, escrevo-lhe também para lhe dizer que não há partido. Afinal, o Código Civil, a Constituição Brasileira e até a Justiça da Paraíba já foram mais do que claros: direitos de imagem passam de pai para filha. E ponto! Tudo o mais que se diga em torno disso não passa de especulação. Portanto, nenhum Memorial será construído sem antes ter o aval da única herdeira de Sivuca. Se o Governo e as prefeituras insistirem em fazer qualquer coisa sem consultá-la, estaremos diante de um caso de repercussão internacional! Vamos ver até aonde vai a prepotência e a arrogância de quem se diz "dono" do patrimônio. Porque o “dono” não pode ser maior do que as leis de um país – ou será que alguns sectários paraibanos acreditam que estão vivendo ainda os tempos do coronelismo?! Então, não adianta fazerem campanhas difamatórias contra a Flavia, nem contra o seu Projeto. Não estamos falando somente de uma filha, mas de uma socióloga, pós-doutora em Estudos Culturais, diretora do departamento de Pesquisa do Sindicato dos Sociólogos, professora universitária há mais de 30 anos, e portadora de uma biografia tão bela quanto a do pai – não no campo da arte, mas no campo das lutas pela cidadania, em defesa dos marginalizados e oprimidos.

Quando a imprensa marrom paraibana abre a matraca para falar da filha de Sivuca, eles deveriam estar conscientes de que estão falando acerca de uma intelectual da mais alta categoria, com trabalhos divulgados no Exterior e reconhecimento científico da qualidade do seu trabalho. E toda essa competência ela está usando agora a favor da memória do pai. Ela, sim, poderia deixar tudo isso de lado, se quisesse, afinal ela já tem uma carreira constituída e nunca precisou ficar à sombra de Sivuca para se constituir como ser humano, nem como artista, nem como intelectual. Ao contrário de muita gente que se encostou e se adonou dessa grande árvore sivuqueana.

A visão do Projeto Sivuca - em consonância com os movimentos internacionais de liberação dos direitos autorais e de imagem - é de que o patrimônio de Sivuca não tem dono, pertence ao povo. Trata-se de um patrimônio cultural. Sivuca teve de se banhar na sua cultura popular para produzir sua obra. Em última análise, e em harmonia com o pensamento de grandes críticos e filósofos, como Foucault, Benjamin e Sartre, a obra não pertence ao autor, pois, por mais que ele tenha criado aquela peça, esta foi feita a partir de elementos externos à autoria, isto é, elementos de nossa cultura. Nessa reflexão (que seria indigesta para os defensores dos direitos econômicos), não há uma autoria única, há uma releitura pessoal de elementos de uma cultura, uma cultura que é maior do que qualquer artista.

A partir dessa tomada de consciência, nós do Projeto Sivuca já doamos TODO o acervo discográfico de Sivuca (incluindo mais de 50 participações emblemáticas) a dezenas de escolas e instituições de pesquisa no Rio de Janeiro. Porque a obra de Sivuca é do povo, e nós damos ao povo o que é do povo. Elencando as escolas mais emblemáticas: Conservatório Brasileiro de Música, UniRio, Instituto Moreira Salles, Instituto Cultural Ricardo Cravo Albin, além de vários músicos parceiros nossos e que reconhecem a grandiosidade e riqueza do nosso trabalho.

Gostaríamos muitíssimo de doar o nosso trabalho às instituições de pesquisa da Paraíba. Mas o Governo e as prefeituras solenemente nos ignoram. É esta a pergunta: até aonde vai essa arrogância e prepotência? Até aonde os interesses eleitoreiros e politiqueiros se almejarão ser maiores do que o patrimônio da nossa cultura?

Nosso Projeto recebeu um prêmio do SESC Rio, em virtude de nossos esforços pelo levantamento do acervo do mestre. Assim como Flavia foi condecorada pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, pelo empenho, profissionalismo e dedicação a este trabalho (a secretaria da Paraíba deveria estender tapete vermelho para o nosso Projeto, pois estamos fazendo aquilo que o Estado deveria fazer: cuidar de seu patrimônio cultural). Afinal, estamos falando de patrimônio cultural brasileiro, de memória da cultura brasileira, de pesquisa, de trabalho duro. Temos hoje, além da discografia completa autoral de Sivuca, mais de 300 discos em que ele participou (gravados no Brasil, Estados Unidos, Japão, Suécia, Dinamarca, Canadá, África do Sul, Portugal, França, entre muitos outros), o acervo completo de discos de 78 rotações (nem o próprio Sivuca tinha esse material), além de mais de mil matérias na imprensa sobre Sivuca, desde a década de 50 até os dias de hoje, nos mais variados jornais do Brasil e Exterior. Temos um bom milhar de fotos, dezenas de horas de vídeo, fora os objetos pessoais (certidão, contratos trabalhistas, roupas, peças de uso pessoal, selos etc. etc.). Levantamos o acervo de Sivuca nos institutos de pesquisa do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belém, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa, Itabaiana, Londres, Estocolmo e Paris. E agora vamos para Nova Iorque.

Tudo isso porque o nosso Projeto tem o apoio do Ministério da Cultura, e também de dezenas de instituições Brasil afora. Listo as principais:

Acervo Christiano Câmara – CE
Acervo Câmara Cascudo – RN
Arquivo Leide Câmara – RN
Arquivo Público do Distrito Federal
Biblioteca Nacional – RJ
CEDOC TV Globo – RJ
Centro Cultural Banco do Brasil – RJ
Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos – Cebela
Conservatório Brasileiro de Música – RJ
Conservatório Pernambucano de Música
Cooperativa de Artistas Autônomos do Rio de Janeiro
Embaixada Brasileira na Suécia
FUNARTE – RJ
Fundação José Augusto – RN
Fundação de Cultura da Cidade do Recife – PE
Fundação de Cultura do Estado de Pernambuco
Fundação Joaquim Nabuco – PE
FUNDARPE Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de
Pernambuco
ICCA Instituto Cultural Cravo Albin – RJ
Instituto Moreira Sales – RJ
Museu Cearense da Comunicação de Nirez – CE
Orquestra Petrobras Sinfônica – RJ
Orquestra Sinfônica do Recife – PE
Orquestra Sinfônica de Natal – RN
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal do Recife – PE
PUBLIKIMAGEM – Recife/PE
Rádio e TV Senado – DF
RBS TV – RS
Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Sistema TV e Rádio Jornal do Commércio – PE
TV Globo Nordeste – PE
TV Universitária Recife – PE
Vianapole Comunicação – RJ

O Brasil e o mundo já reconhecem a grandiosidade e a importância de nosso trabalho, bem como a legitimidade da socióloga Flavia Barreto, filha única de Sivuca. Portanto, como inaugurar um Memorial Sivuca sem a participação de sua filha?! Não é só porque é somente filha, reitero, mas porque é a responsável por um projeto de preservação da memória de Sivuca – um trabalho que deveria ser feito pelo Estado (se vivêssemos num país decente) mas que está sendo feito por uma instituição não-governamental – devidamente legalizada, institucionalizada e legitimada.

A Paraíba insiste em nos ignorar? Restará a ela perder “o bonde da história por querer / sair do juízo sem saber", e ser "mais um covarde a se esconder / diante de um novo mundo” – um novo mundo baseado na solidariedade, no respeito ao próximo e, principalmente, na democratização do acesso aos bens de nossa cultura (sem intermédio de “interesses econômicos”) - sem dúvida é este o maior ingrediente de nossa cidadania.

Perdoe-me a longa carta. Mas alguém precisa ouvir o "outro lado" da história, para tirar as suas próprias conclusões.

Cordialmente,

Fernando Gasparini
Jornalista
Mestre em Comunicação
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4238162P4
(21) 8622-4344

Nenhum comentário:

Postar um comentário