sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Câmara de Vereadores conta sua história


Desembargador Almir Carneiro, João Quirino Neto e Edilson Andrade


Recebo material de grande valor histórico, repassado pelo ex-vereador e ex-prefeito de Itabaiana Edílson Andrade, pessoa que se constitui numa página viva da evolução do legislativo em nosso Município. Coube honrosamente ao Edílson a tarefa de dotar a Câmara Municipal de ótimas instalações, inauguradas em março de 1984, quando ele ocupava o cargo de prefeito por decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Como Presidente da Câmara de Vereadores, após ser nomeado prefeito, Edílson Andrade empenhou-se em investir na instalação de prédio próprio para o Legislativo, que antes funcionava em prédio anexo ao Fórum. As reuniões dos vereadores eram realizadas no mesmo local onde funcionavam as sessões de júri da Comarca. O Presidente da Mesa sentava-se na cadeira do Juiz.

Edílson aproveitou sua passagem pela Prefeitura como chefe do Executivo para alugar um imóvel em frente ao Itabaiana Clube, de propriedade de Belarmino Ribeiro, instalando o Departamento de Energia Elétrica do Município, efetuando melhorias no prédio histórico onde hoje funciona a Câmara Municipal. Deu mais dignidade ao Poder Legislativo local, mandando confeccionar as bancadas para os vereadores e mesa diretora, salas de arquivos, gabinete da Presidência e outros benefícios, como consequência do seu trabalho articulado como Prefeito e Presidente da Câmara, cargo este que foi passado para o grande líder de Campo Grande, João Quirino.

Foi assim a época de ouro da Câmara, que pela primeira vez teve um dos seus membros como Prefeito, ainda que interino. Edílson Andrade teve longa trajetória na Câmara, sendo talvez um dos conquistaram mais mandatos consecutivos na história do Legislativo itabaianense. Plenamente identificado com a atividade de vereador, Edílson Andrade não renovou seu mandato mas seu reconhecido prestígio e dedicação à Casa de leis de Itabaiana o coloca como referência obrigatória e indispensável ao estudo dos nossos valores e das nossas raízes históricas.

As fotos que gentilmente cedeu para o acervo da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba com certeza serão valiosas no futuro, para visualizar a história de Itabaiana na perspectiva do Legislativo. Na época em que foi inaugurada a Câmara, apenas dois partidos dividiam o poder na cidade: PMDB e PDS. Do Partido do Movimento Democrático Brasileiro eram os vereadores José Ramos, João Quirino Neto, Cláudio Roberto Lucena (Beto de Zé de Paulo), Manoel Leite de Melo (Neco Frizo) e Gentil Cassemiro. Do Partido Democrático Social (PDS) faziam parte os vereadores Fernando Melo, José Carlos de Almeida, Otoniel Marinho, Maria Jaide, Clidenor Félix (Nô Almeida) e Janete Barbosa, que assumiu na vaga de Edilson Andrade.

Para a solenidade de inauguração das novas instalações da Câmara compareceram os deputados Carneiro Arnaud e Afrânio Bezerra, Desembargador Almir Carneiro, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, prefeitos das cidades vizinhas e o Juiz da Comarca, Dr. Reginaldo Antonio de Oliveira. O descerramento da placa foi feito pelo vereador João Quirino Neto e pelo deputado Afrânio Bezerra. A sessão solene foi transmitida pelas rádios Tabajara e Integração do Brejo, de Bananeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário